Juiz de Fora inaugura terceira Casa de Parto do pa?s

Ludmila Gusman
13/12/01

Uma casa toda equipada com quartos, sala de espera, banheiros e cozinha. Tudo preparado para a chegada do beb? que est? para nascer. ? com este ambiente de caracter?sticas familiares que Juiz de Fora pode contar, a partir de amanh?, dia 14 de dezembro, quando ser? inaugurada a terceira ?Casa de Parto? do pa?s. A primeira surgiu na periferia de S?o Paulo e a segunda foi inaugurada, este m?s, em Belo Horizonte.
A Casa de Parto funciona na Rua Benjamim Constant, 790 , atr?s do pr?dio do Restaurante Universit?rio do Centro.
Clique na foto acima para conhecer as instala?es!

O projeto foi viabilizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sob a coordena??o da Faculdade de Enfermagem. Definida como um dos maiores complexos do Brasil, que vai dedicar-se exclusivamente ? pr?tica do parto normal, o espa?o ? conveniado ao Sistema ?nico de Sa?de (SUS) e tem capacidade para atender, simultaneamente, at? tr?s futuras mam?es.

Sua concretiza??o contou com o investimento de R$ 369 mil, sendo que parte dos recursos, R$ 122 mil, foram disponibilizados pelo Minist?rio da Sa?de, para compra de equipamentos e m?veis. S?o mais de 20 c?modos onde v?o trabalhar uma equipe de enfermeiras obstetras, auxiliares de enfermagem, auxiliares de servi?os gerais, assistente social e alunos da UFJF.

A coordenadora do projeto, Bet?nia Maria Fernandes, diz que a id?ia ? tratar o parto de forma humanizada, respeitando as caracter?sticas fisiol?gicas da paciente. ?N?s n?o estamos apresentando uma forma alternativa, estamos tentando resgatar algo natural?, acrescenta.

O que ? necess?rio para dar ? luz na Casa de Parto
Para a paciente ter o beb? na Casa de Parto, a coordenadora do projeto diz que, primeiro ser? feita uma triagem nas Unidades B?sicas de Sa?de (UBS). Bet?nia Fernandes alerta que, apesar do atendimento ser destinado ao p?blico de baixa renda, n?o ser? poss?vel atender a paciente sem, antes, ela ter feito o cadastro na UBS. As gestantes encaminhadas para a Casa de Parto devem ter o acompanhamento de profissionais que garantam a elas a plena seguran?a de que a gravidez ? de baixo risco e que, portanto, nem a m?e nem o beb? v?o correr riscos de vida.

A partir da 36? semana de gesta??o, a paciente ser? acompanhada pelos especialistas da Casa, que v?o auxili?-la antes, durante e depois do parto. Se, por acaso, for constatado que a m?e vai ter um parto normal de alto risco a paciente ser?, imediatamente, encaminhada para a Maternidade Therezinha de Jesus (Rua Doutor Dirceu de Andrade, 33), o ?nico hospital conveniado at? agora.

Segundo Bet?nia Fernandes, em Juiz de Fora s?o realizados mais de 8 mil partos por ano, cerca de 50% atrav?s da cesariana, quando o ideal seria apenas 15%. O parto normal, de acordo com a coordenadora, ainda ? muito pouco procurado pelas juizforanas.?A ces?rea ? a maior causadora de morte infantil no pa?s e traz riscos tanto para a m?e quanto para o filho?, alerta.

Decora??o contou com colabora??o de 50 artistas da cidade
Para oferecer um ambiente agrad?vel e aconchegante ?s pacientes, o local foi todo decorado e organizado de maneira a deix?-las bem ? vontade, como se estivessem em casa, literalmente. A decora??o contou com a criatividade de 50 artistas de Juiz de Fora e professores da UFJF. As paredes foram pintadas com cores suaves e decoradas com imagens dos mais variados gostos. Passeando pelos c?modos, ? poss?vel encontrar quadros de diferentes estilos.

A reitora da UFJF, Maria Margarida Salom?o, diz que a inten??o ? aproximar a gestante da fam?lia e n?o encarar a gravidez como uma doen?a. Baseado nesse pensamento, a paciente pode levar junto com ela um acompanhante que ficar? na Casa at? o beb? nascer, oferecendo a assist?ncia necess?ria, inclusive o carinho, indispens?vel neste momento. Ap?s esse per?odo a gestante permanece no local por mais 24h e, em seguida pode retornar ? sua casa.

Bem diferente dos hospitais
Al?m do ambiente familiar que a Casa de Parto oferece, nada l? se assemelha ao hospital tradicional cheio de equipamentos e rem?dios. ? claro que a Casa tem os utens?lios necess?rios para a mam?e, mas isso ? quase impercept?vel. Al?m de ter a tranq?ilidade que o ambiente oferece, a paciente pode passear pelos c?modos da casa, ouvir m?sica, fazer massagens na sala de relaxamento, tomar banho em banheira de hidromassagem, com dedica??o exclusiva dos profissionais. At? roupas adequadas, como camisolas, toalhas, roupas de cama podem ser oferecidos, caso haja necessidade.

N?o h? uma sala espec?fica para o parto. O beb? vai nascer no quarto mesmo, sem interven??o cir?rgica. A paciente faz exames de pr?-natal e participa de oficinas de prepara??o do casal, al?m de outras atividades que pretendem valorizar as necessidades da mulher e incentivar a integra??o desse momento com toda a fam?lia. Ap?s o nascimento, o rec?m-nascido, ? incentivado ao aleitamento materno e a mam?e recebe todas as dicas para cuidar bem do seu filho.

Conhe?a as instala?es da Casa de Parto
Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada

Arquivo
geral