::JFHoje
De 28 de janeiro a 1? de fevereiro
atualiza??o di?ria


IPTU: prazo terminado
01/02/02 - Os contribuintes tem at? hoje, dia 1? de fevereiro, para efetuar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), com desconto de 15% ? vista. ? que a Prefeitura Municipal cassou a liminar da Justi?a que estendia, at? o dia 28 de fevereiro, o prazo para pagamento do IPTU ? vista, com desconto de 15%.

A partir de amanh?, 2 de fevereiro, o desconto que passa a valer ? de 10%, para pagamento ? vista, que vai at? 8 de fevereiro. A Central de Atendimento (Av. Get?lio Vargas, 1001) est? funcionando no hor?rio de 8h ?s 20h. Neste s?bado, dia 2, vai haver expediente das 9h ?s 13h.

Pontos de ?nibus desativados
31/01/02 - A partir de amanh?, dia 1? de fevereiro, os pontos de ?nibus, em frente ao Parque Halfeld e ao Pr?dio da Funalfa, ser?o desativados para a montagem da arquibancada do Carnaval 2002. Estar?o funcionando normalmente os demais pontos ao longo da Avenida Rio Branco. A Prefeitura Municipal prev? que uma semana ap?s o Carnaval os pontos estejam montados novamente e a situa??o do tr?nsito normalizada.

Juiz de Fora tem novo Arcebispo
30/01/02 - O novo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, toma posse no pr?ximo domingo, dia 3 de fevereiro, na Catedral Metropolitana (R. Santo Ant?nio, 1201). A Arquidiocese de Juiz de Fora estar? recebendo seu 4? Arcebispo Metropolitano em cerim?nia, com a presen?a de diversas autoridades, entre elas o n?ncio apost?lico, Dom Alfio Rapisarda - Embaixador do Vaticano no Brasil - que ser? realizada ?s 14h30, na Catedral.

O novo Arcebispo adiantou que n?o pretende tomar nenhuma provid?ncia antes de consultar o clero, que tem sua primeira reuni?o do ano marcada para o dia 19 de fevereiro. Nem mesmo o novo Vig?rio Geral dever? ser empossado antes desta data.

Risco de desabamento
29/01/02 - Um estudo in?dito promovido pelo Departamento de Geoprocessamento da UFJF alerta para os riscos de deslizamentos nas ?reas centrais de Juiz de Fora. Trata-se de um mapa que aponta as defici?ncias na organiza??o do solo urbano e uma das conclus?es ? de que lugares como o Morro do Cristo amea?am bairros como Paineiras, Santa Helena e mesmo parte do Centro.
(Clique aqui para ver no mapa)

Este cen?rio est? descrito no Projeto de Avalia??o e Mapeamento de Riscos Ambientais, sob a coordena??o de Geraldo C?sar Rocha, que ser? lan?ado na pr?xima segunda, dia 4 de fevereiro, ?s 19h, no Anfiteatro do ICHL (Campus Universit?rio). O mapa ? resultado de um trabalho de dois anos e abrange toda a ?rea urbana.

No estudo, bairros e ruas foram divididos em cinco n?veis de risco de escorregamento - baix?ssimo, baixo, m?dio, alto e alt?ssimo - de acordo com a possibilidade de queda de blocos rochosos, deslizamentos de terras e movimentos de massa. Segundo o mapa, o Morro do Cristo est? em uma regi?o de alt?ssimo risco de escorregamento, amea?ando seu entorno. O coordenador lembra que as estruturas de conten??o do morro s?o antigas e precisam de refor?os.

Al?m de apontar ?reas cuja situa??o ? de emerg?ncia, o projeto busca prevenir erros na ocupa??o do espa?o urbano, que n?o ? organizado, levando-se em conta o risco ambiental. Juiz de Fora ? a primeira cidade de Minas Gerais a apresentar um estudo na ?rea.

Hospital Municipal
28/01/02 - Entra em funcionamento nesta ter?a, dia 29 de janeiro, o Hospital Municipal Mozart Geraldo Teixeira. A princ?pio, est?o sendo disponibilizados 39 leitos, sendo 15 para cl?nica, 15 para cirurgia, e nove para UTI. De acordo com o prefeito, Tarc?sio Delgado, existe ainda a possibilidade de amplia??o do n?mero de vagas para 86 leitos. Pacientes de baixa e m?dia complexidade do Pronto Socorro Municipal (PSM), da Regional Leste e da Policl?nica de Benfica ser?o encaminhados ao hospital. O Hospital Municipal foi inaugurado sexta, dia 25 de janeiro.


Arquivo
geral