Cuidado onde pisa!
Juizforanos reclamam das condi?es das cal?adas na cidade

Ana Let?cia Sales
Fotos: Aelson F. Amaral
15/02/03

Buracos, lixo, sujeira de animais... A m? conserva??o das cal?adas da cidade tem sido alvo de reclama??o dos juizforanos e um risco para idosos, crian?as e deficientes f?sicos.

A dona de casa, Neuza Helena da Silva, de 49 anos (foto abaixo), "que o diga!" Ela foi uma das v?timas de um trope??o em um buraco na cal?ada, perto da sua casa, na Avenida Sete de Setembro. O resultado? Uma fratura no p? e dez dias com gesso.

Neuza conta que, apesar do estrago da cal?ada n?o ser dos maiores, foi o suficiente para que ela ca?sse e quebrasse o p?. "Chegando j? perto de casa havia um pequeno buraco na cal?ada e meu p? agarrou nele, fazendo com que eu levasse um grande tombo. S? n?o me machuquei mais porque estava de cal?a jeans", diz.

"Acho que deveria ter uma multa para os propriet?rios de im?veis que n?o conservam a sua cal?ada. Al?m disso, poderia haver um padr?o para as cal?adas da cidade. Assim n?o haveria tantos desn?veis", comenta a dona de casa.

Apesar de poder processar o dono do im?vel em frente a cal?ada onde caiu, Neuza prefere n?o fazer isso. "O senhor que mora na casa parece ser muito humilde e nem deve ter muitas condi?es. Al?m do mais, isso acabaria trazendo mais dor de cabe?a para mim", completa. Para ela a cidade precisa olhar melhor para as as condi?es das suas cal?adas, que impendem o tr?fego tranq?ilo das pessoas.

A fiscaliza??o das cal?adas
A Diretoria de Pol?tica Urbana (DPU) ? o ?rg?o respons?vel por fiscalizar o estado das cal?adas no munic?pio. Mas o propriet?rio do im?vel ? o respons?vel pela conserva??o do espa?o. Cabe ? prefeitura fiscalizar se cada um est? fazendo o seu "dever de casa" direito. Segundo o chefe do Departamento de Posturas e Edifica?es, da Divis?o de Fiscaliza??o, Jos? M?rcio Guedes, no in?cio de fevereiro a fiscaliza??o foi intensificada, principalmente no per?metro central, compreendido pelas avenidas Francisco Bernardino e Independ?ncia e ruas Santo Ant?nio e Benjamin Constant. "Cada uma das regionais mant?m frentes de trabalho pr?prias em suas ?reas de abrang?ncia", afirma.

Os fiscais observam, entre outras coisas, a necessidade de reparos, a regularidade de coloca??o dos pilotis que impedem o estacionamento de ve?culos e se o rebaixamento para entrada e sa?da das garagens est? de acordo com a legisla??o. Nos casos em que forem detectadas irregularidades, o propriet?rio do im?vel ser? notificado para que regularize a situa??o num prazo de 30 dias, como previsto na Lei 7875/91, que disp?e sobre a constru??o de passeio e fechamento de terreno. N?o respeitando o prazo previsto, o respons?vel pode sofrer multa por falta de conserva??o, no valor de R$ 321,97. J? a falta de cal?ada tem multa de R$ 625,94.

Jos? M?rcio avisa que essa verifica??o acontece dentro dos trabalhos de rotina do setor e que as reclama?es sobre as condi?es de cal?adas podem ser enviadas ao JF Informa??o, pelo telefone 156, ou para a Divis?o de Fiscaliza??o, no n?mero 3690-7507.

O JF Service divulga alguns depoimentos de internautas que participaram do nosso site com a sua opini?o. Participe! Mande o seu coment?rio tamb?m. Confira abaixo a opini?o dos juizforanos:

O que voc? pensa sobre a conserva??o das cal?adas das ruas de Juiz de Fora?

Penso que a PMJF deveria fazer valer sua fun??o fiscalizadora e exigir que os propriet?rios de im?veis solucionassem os problemas existentes nas cal?adas de nossa cidade: buracos, desn?veis, degraus, obst?culos etc. Deficientes e pessoas em estado especial sofrem horrores em nossas cal?adas. Penso que deveria ser obrigat?ria a manuten??o de uma faixa de um metro junto ?s frentes dos im?veis com superf?cie livre para o tr?nsito de cegos, cadeiras de rodas, carrinhos de beb?s etc. ? um verdadeiro absurdo o que vemos em nossa JF.
Renato Ciampi Moreira - 6/02/2003

Lastim?vel, em alguns pontos fica dif?cil passar. E isto em pleno centro da cidade. Pisos irregulares, buracos. Realmente lastim?vel. Fico com pena dos cegos que transitam por essas vias. Juiz de Fora est? precisando urgente reverter este quadro.
Jo?o Lucio Siveira - 7/02/2003

A conserva??o das cal?adas no centro da cidade deveria merecer maior aten??o por parte da PJF. H? lugares em que fica muito dif?cil o tr?nsito de pedestres ou de pessoas em cadeiras-de-rodas. ? comum, ainda, os propriet?rios de im?veis fazerem composi?es dos pisos com desn?veis acentuados, o que n?o deveria ser permitido.
Paulo Lucio da Silva - 8/02/2003

Nossas cal?adas est?o em p?ssimo estado, os org?os competentes deveriam notificar e dar um prazo para que os proprietarios fizessem o referido reparo, ou seja, cumprissem a lei.
Jader Machado Simoes - 8/02/2003

Cal?adas p?ssimas, especialmente em Benfica. Trope?os por todo lado! Na esquina da Rua Evaristo da Veiga com In?s Garcia existe um toco de metal no ch?o para pegar incautos que saltam dos ?nibus ali.
Jos? Ouro Alves - 10/02/2003

Mudei-me para Juiz de Fora h? apenas um m?s e esperava encontrar uma cidade que respeitasse o cidad?o comum. Al?m de observar as p?ssimas condi?es dos passeios p?blicos, parece que a prefeitura n?o se preocupa em fazer a sua parte. Muita coisa poderia ser solucionada pela pr?pria PJF, ainda mais com um IPTU t?o alto.
Wellington Ferreira - 18/02/2003

A C?mara dos Vereadores deveria aprovar um projeto, para que todos os terrenos tivessem as cal?adas pavimentadas de acordo com o local. Por exemplo: no centro e bairros considerados nobres, pedras portuguesas, nos bairros mais afastados outro tipo de cal?amento, como cimento, piso anti-derrapante etc. O propriet?rio que cumprir o que a lei teria desconto no IPTU. Quem n?o cumprir ser? multado. A conserva??o, ? da responsabilidade do propriet?rio do terreno ou im?vel, al?m da Prefeitura, que deveria fiscalizar. Em JF existe um grande abuso com rela??o as cal?adas: os propriet?rios dos terrenos fazem o que querem sem autoriza??o da Prefeitura. Cortam o meio fio, fazem declives ou aclives, tudo para facilitar a entrada do seus ve?culos e dificultar a passagem do pedestre.
Wesley Pinto Lemos - 18/02/2003

Existe um bueiro, frente ao Banco do Brasil, no Cal?ad?o, quase ao lado do bar "Filhos da Fruta", escondido atr?s de uma pilastra. A tampa vivia solta. Agora desapareceram com ela. Pessoas idosas ou crian?as, podem cair e se machucar seriamente.
Ivone Neves Guerra - 18/02/2003

Acho uma vergonha que uma cidade do porte de Juiz de Fora tenha cal?adas e at? mesmo ruas com tantos buracos. No domingo, dia 23/02, est?vamos eu e minha av?, de 66 anos, andando pela Avenida Rio Branco quando, em virtude de um desnivelamento da cal?ada ela sofreu uma queda. Fiquei muito preocupada, tendo em vista que ela sofre de atrite, gra?as a Deus n?o houve um problema maior. Mas me indignei ainda mais, ao perceber que nossa cidade est? muito mal conservada, e fiquei imaginando as dificuldades que enfrentam as pessoas portadoras de defici?ncias f?sicas.
Fl?via Aparecida do Nascimento - 25/02/2003

As cal?adas est?o abandonadas. Mas, ? interessante notar que, salvo engano, metade da cal?ada ? do propriet?rio do im?vel e a outra metade da prefeitura. Ora, como a prefeitura ir? cobrar se a sua parte ? a primeira a ser abandonada? Como ela cobrar? se o asfalto est? uma vergonha?
Marcos A. Moraes - 5/03/2003

Clique aqui e d? a sua opini?o!

*O JF Service n?o se responsabiliza pelos
coment?rios feitos sobre o assunto.