Dia do servidor
Funcionalismo comemora a data
Enquanto isso muita gente tenta entrar no servi?o p?blico

Ana Luisa Damasceno
28/10/03

Um verdadeiro ex?rcito de servidores trabalha no Brasil. Do funcion?rio de reparti??o ao professor universit?rio, s?o mais de 6 milh?es de pessoas trabalhando para o governo. E esse n?mero ainda n?o ? suficiente.

De acordo com dados do pr?prio Governo Federal , at? o final de 2003, cerca de 18 mil pessoas v?o ser aprovadas em concursos. Uma boa not?cia para quem tenta uma vaga no servi?o p?blico.

De volta ? sala de aula
Atr?s da estabilidade oferecida pelo governo, muita gente est? tentando concursos p?blicos. Antonino Bellini Jr, dono de um curso preparat?rio exclusivo para concursos, comenta que a procura aumentou nos ?ltimos tempos. "O movimento subiu uns 30% de um ano para c?". Ele ressalta: "a m?dia ? de 40 alunos por turma, mas depois que um novo edital sai, o n?mero aumenta para 60 alunos por sala".

Hoje o curso conta com sete turmas, que preparam alunos para os concursos da Pol?cia Civil, Pol?cia Rodovi?ria Federal e Banco do Brasil. O banco ainda n?o divulgou o n?mero de vagas dispon?veis, mas a procura ? tanta que, s? em Minas, 107 mil pessoas v?o prestar o concurso.

A maioria busca mesmo a estabilidade no emprego. ? o caso da pedagoga M?nica Aparecida de Souza. Ela vai tentar uma vaga na Pol?cia Rodovi?ria Federal. "Preciso me estabilizar. E, para isso, vou fazer os concursos que aparecerem". M?nica ainda vai tentar o concurso para o Banco do Brasil e o da Caixa Econ?mica, cujo edital ainda n?o foi divulgado.

Na Prefeitura
A Prefeitura de Juiz de Fora conta com mais de 10 mil servidores. O diretor de administra??o e Recursos Humanos, Paulo Rog?rio Santos, explica que a prefeitura sempre tenta melhorar as condi?es dos servidores. Como exemplo disso ele cita o plano de sa?de."Esse plano ? o maior benef?cio j? concedido ao funcionalismo".

Para comemorar a data a Prefeitura tamb?m organizou, atrav?s da Diretoria de Administra??o e Recursos Humanos, uma festa. Os servidores puderam participar de brincadeiras, shows de m?sica e sorteio de pr?mios.

Na Universidade
Al?m da Prefeitura, a UFJF tamb?m comemora o dia do servidor. De 27 a 31 de outubro, os funcion?rios est?o reunidos com representantes de outras universidades brasileiras, discutindo a realidade dos servidores. Para a secret?ria da Comiss?o Permanente de Pessoal T?cnico Administrativo, Maria dos Rem?dios Alencar, o encontro vai discutir, entre outros pontos, o dia-a-dia do servidor, al?m de apontar solu?es para os problemas estruturais enfrentados pelos funcion?rios das universidades federais.

Nesta quinta-feira um representante do MEC vem a Juiz de Fora. Ele vai discutir, juntamente com os servidores, quest?es relacionadas ? estrutura de Recursos Humanos do governo federal.

Servi?o P?blico e n?meros
O setor p?blico ? parte importante da economia brasileira. Segundo dados do ?ltimo censo do IBGE, os servidores respondem por 11,5% do mercado formal brasileiro. Al?m disso, por terem estabilidade, os funcion?rios p?blicos t?m facilidades na hora de financiamentos ou empr?stimos.

Mas os servidores tamb?m enfrentam problemas. Um deles ? a falta de funcion?rios em muitos setores. O Sindicato dos Servidores P?blicos Federais calcula que existe uma defasagem de 60% de trabalhadores, s? no servi?o p?blico federal. Outro grande problema ? o congelamento dos sal?rios. A maioria dos funcion?rios p?blicos n?o tem aumento h? cerca de sete anos. O sindicato informou que alguns servidores chegaram a perder 95% do valor do sal?rio nesse per?odo.

Al?m disso, o Sindsep avalia que 40% das pessoas que trabalham no servi?o p?blico sejam terceirizadas, ou seja, sem estabilidade ou plano de carreira. Em m?dia o sal?rio inicial para um servidor - incluindo todos os setores - ? de dois sal?rios m?nimos. J? para as fun?es que exigem n?vel superior, o sal?rio-base chega a R$ 2 mil.

Mesmo assim...
Para quem est? desempregado esses dados n?o desanimam. Muito pelo contr?rio. "J? tivemos casos de pessoas que tinham bons empregos e largaram tudo por uma vaga no servi?o p?blico", revela o dono de cursinho Antonino Bellini Jr. Para os milhares que tentam concursos p?blicos todo ano, saber que a possibilidade de desemprego n?o existe ? um atrativo muito importante na hora de optar por uma carreira.

Eles j? foram funcion?rios p?blicos

Renato Arag?o

Paulo Autran

Milton Neves

Vinicius de Moraes

Roberto Carlos

Luiz Fernando Ver?ssimo