"Oscar do Teatro" em Juiz de Fora Durante an?ncio das pe?as selecionadas, prefeito comenta a possibilidade de retomar a id?ia de um teatro municipal

S?lvia Zoche
Rep?rter
21/08/2006
Clique nos ?cones ao lado e assista a tr?s dos seis integrantes da Comiss?o de Sele??o do 1? Festival de Nacional e veja tamb?m o que fala a superintendente da Funalfa, ?rica Delgado

Ou?a! Ou?a!


Troca de experi?ncia, de conhecimento entre cidades, artistas e comunidade de Juiz de Fora. Essa ? a expectativa para o 1? Festival Nacional de Teatro, que acontece entre os dias 07 e 10 de setembro, em Juiz de Fora, que foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira, 21 de agosto. A superintendente da Funalfa, ?rica Delgado, fala sobre o festival como a constru??o de uma nova cultura. "Est?o todos imbu?dos em construir um novo mundo. O Festival Nacional de Teatro despertou a necessidade de Juiz de Fora", diz.

A id?ia de se montar um festival na cidade, de acordo com o prefeito Alberto Bejani, surgiu h? um ano, em uma viagem para Bras?lia, quando encontrou, no mesmo v?o, o ator Jonas Bloch. "Conversamos e ele disse que a cidade ? muito boa para trabalhar, que os valores da cidade deveriam ser mostrados. Ele veio em Juiz de Fora e conversamos durante tr?s horas no meu gabinete". Depois disso, o ator encenou o espet?culo Senhor das Flores e Bejani anunciou o projeto para o festival.

O interesse dos grupos teatrais foi crescente, ap?s a abertura das inscri?es, segundo ?rica Delgado. "Tivemos que encerrar as inscri?es, porque n?o paravam de chegar interessados e a gente precisava lan?ar a programa??o". No total, foram 47 inscritos, de 24 cidades, de oito estados. A comiss?o de sele??o escolheu doze espet?culos para se apresentarem. "Apesar de um grupo somente chegar ? final, todos s?o ganhadores", conclui Bejani, que posou para fotos com o trof?u, feito de sucata de ferro, pelo artista pl?stico Marcelo Aquino.

Para uma das integrantes da comiss?o de sele??o, R?se Probst (foto ao lado, ? direita), do Sindicato dos Produtores de Artes C?nicas (Sinparc), o festival vai mostrar para os artistas locais como est? a produ??o em outros cantos do pa?s. "Vamos saber o que est?o fazendo a? fora. E ? importante ter esse conhecimento, do que se produz fora daqui e de mostrar o que se faz aqui", enfatiza.

Teka Figueira (foto acima, ao centro) e Toninho Dutra (foto, ? esquerda), representantes da Associa??o de Produtores de Artes C?nicas (Apac), tamb?m da comiss?o, se surpreenderam com o n?mero de inscritos e confessam que foi uma tarefa dif?cil. "Tivemos espet?culos excelentes e vamos ter na mostra, espet?culos grandiosos", ressalta Teka. A expectativa para Toninho ? que a cidade fique mais movimentada nestes dias, tornando a cidade "mais cultural".

Para Bejani, o festival ? "um ponto que se marca, n?o na administra??o, mas na cidade, na Manchester Mineira" e cita alguns nomes de artistas de Juiz de Fora que s?o destaques no Brasil, como Giovani G?vio, Sheila Carvalho, Ana Carolina, Itamar Franco, entre outros.

O prefeito aproveitou o momento da coletiva para dizer que Juiz de Fora precisa retomar a id?ia de ter um Teatro Municipal, a partir de 2007. "O Theatro-Central ? importante sim, mas a cidade merece um teatro, at? menor, para que os jovens se apresentem e n?o tenham o temor de n?o encher a plat?ia, porque o Central ? muito grande", diz.

O Festival
Dos dozes grupos participantes (clique para saber os nomes dos grupos), dois s?o de Juiz de Fora, tr?s de S?o Paulo. Belo Horizonte, Bras?lia, Cataguases, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sumar? e Uberl?ndia ter?o um representante cada. A comiss?o de sele??o foi formada por Teka Figueira e Toninho Dutra (Apac), R?se Probst (Associarte), Alex Monteiro e Marcos Marchiori (Sinparc) e Carlos Machado (Funalfa).

A pe?a de cada grupo ser? julgada por uma comiss?o formada por Nat?lio Luz (diretor, produtor de teatro e radialista), de Juiz de Fora; Soraya Lopes da Silva Pereira (produtora de teatro), de Belo Horizonte; Maria Helena Kuhner (produtora de teatro), do Rio de Janeiro.

As categorias premiadas s?o:

  • Melhor espet?culo
  • Melhor dire??o
  • Melhor ator
  • Melhor atriz
  • Melhores coadjuvantes (ator e atriz)
  • Melhor cen?rio
  • Trilha sonora
  • Trilha sonora original
  • Figurino
  • Ator e atriz mirim
  • A cerim?nia de entrega dos trof?us ser? no dia (domingo), no Cine-Theatro Central. O grupo Ponto de Partida, de Barbacena, apresenta a pe?a Ciganos, de Regina Bertola, depois da entrega, "para fechar com chave de flores o nosso festival", diz ?rica. A entrada ? gratuita e os ingressos dever?o ser retirados no local de apresenta??o da pe?a (CCBM e/ou Pr?-M?sica).

    Outros movimentos acontecem junto ao Festival, como mini-cursos de Teatro de Sombras, oficina de Produ??o com a diretora do Grupo Ponto de Partida de Barbacena, oficina de Voz e Corpo, uma livraria estar? presente assim como curtas perfomances de teatro e dan?a em hor?rios alternativos.