10? Pr?-Jazz Festival Juiz de Fora se rende ao estilo improvisado e ?nico do jazz. M?sica instrumental para ouvir, aprender e discutir

Fernanda Leonel
Rep?rter
15/09/2006
Clique no ?cone ao lado para ver e ouvir um trecho do Jo?o de Jo?o Bosco, acompanhado da Orquestra Pr?-M?sica, regida pelo maestro Sylvio Gomes



conjunto de sopros da
orquestra Pr?-M?sica

O fim de semana na cidade promete muita m?sica. Em todos os seus sentidos, diga-se de passagem. M?sica para ouvir, aprender, testar, criar.

? que at? o pr?ximo domingo, dia 17 de setembro, o palco do Teatro Pr?-M?sica fica reservado para a d?cima edi??o do Pr?-Jazz Festival. Um evento que re?ne m?sicos, shows, oficinas e masterclasses: todos gratuitos.


maestro Sylvio Gomes,
regente da orquestra Pr?-M?sica O maestro Sylvio Gomes (foto ao lado), idealizador e respons?vel pelo Pr?-Jazz, disse que fica sempre muito emocionado com os resultados do evento tradicional na cidade. "D? muito trabalho, muitas preocupa?es, mas ? s? ver o teatro cheio para a gente esquecer de tudo".

Teatro cheio mesmo. E n?o s? para os shows. A expectativa ? que durante os cinco dias de evento, aproximadamente 2.500 pessoas passem pelo festival. Gente que gosta de m?sica, que quer aprender m?sica, que ensina m?sica. Para participar, basta s? querer pertencer a esse universo. Nem que seja s? por um instante.

Parte do nosso
trio. Ney Concei??o, no baixo e Nelson Faria, na guitarra

A abertura aconteceu na quarta-feira, dia 13, com a apresenta??o do Nosso Trio, grupo formado por por Nelson Faria (guitarra), Ney Concei??o (baixo) e Kiko Freitas (bateria), m?sicos que acompanham Jo?o Bosco na turn? do disco gravado ao vivo "Obrigada, Gente!".

Mas a noite mais esperada do evento aconteceu na ?ltima quinta, dia 14. No dia da apresenta??o do consagrado cantor e compositor Jo?o Bosco, o palco do Pr?-Jazz Festival viveu uma noite a la Big Band, claro, com um tempero bem mineiro.

Noite de Gala
maestro Sylvio Gomes,
regente da orquestra Pr?-M?sica com Jo?o Bosco A aceita??o do p?blico para a programa??o da quinta-feira do Pr?-Jazz come?ou logo pela manh?. Antes das 8h30, todos os ingressos j? estavam esgotados. Minutos antes do evento, outra grande fila: dessa vez para quem esperava alguma desist?ncia de convite para entrar no teatro.

A noite come?ou com a apresenta??o da Orquestra Pr?-M?sica, sob a reg?ncia do maestro Sylvio Gomes. Sopros, cordas, percuss?es. Todos brilharam. Todos solaram. N?o faltou espa?o nesse caso, porque sobrou compet?ncia.

A orquestra apresentou quatro m?sicas para depois convidar o Nosso Trio, para dar uma canjinha em conjunto tamb?m. E l? vieram Nelson Faria, Ney Concei??o e Kiko Freitas para fazer mais barulho bom para o p?blico presente.

Nem nessa hora, nem quando Jo?o Bosco entrou no palco, faltaram aplausos.O show de Jo?o Bosco, foi acompanhado pelo Nosso Trio e tamb?m contou com a participa??o da orquestra Pr?-M?sica, no in?cio e no fim da apresenta??o.

O que tamb?m n?o faltou foi improviso. Em nenhuma das apresenta?es. Ainda bem: o improviso ? a maior raz?o do jazz, estilo homenageado at? o final da semana em Juiz de Fora.

Programe-se
SHOWS

S?bado - 16/09
  • Quinteto Pr?-Jazz (Pascoal Meirelles, Andr? Neiva, Alexandre Carvalho, Marcelo Martins e Sylvio Gomes)

  • Domingo - 17/09
  • L?dica M?sica (Isabella Ladeira, Rosana Britto, Gutti Mendes, Gustavo Lira e Messias Lott)

  • *Todos os shows acontecem, ?s 21h, no Teatro Pr?-M?sica (Av. Rio Branco 2.329 - Centro). 3215-3951. Os convites devem ser retirados no dia da apresenta??o, na recep??o do teatro.

    WORKSHOPS/MASTERCLASS

    At? 17/09 (domingo)
  • Baixo - Andr? Neiva
  • Guitarra - Alexandre Carvalho
  • Piano - Sylvio Gomes
  • Das 13h30 ?s 17h30, na Escola de Artes Pr?-M?sica
  • Bateria - Pascoal Meirellesa
  • Das 14h ?s 16h, no Teatro Pr?-M?sica
  • Sax/flauta - Marcelo Martins
  • Das 13h30 ?s 15h30, na Escola de Artes Pr?-M?sica * Para participar dos cursos, ? preciso fazer inscri??o pr?via pelo site do Pr?-M?sica.