Seguran?a na constru??o Civil Minist?rio do Trabalho, Sindicatos e Construtoras trabalham
em parceria para garantir a seguran?a dos profissionais

Renato Costa
Colabora??o*
16/11/2006

Clique no ?cone "texto" para ler a Norma Regulamentar 18, que rege as condi?es necess?rias para a seguran?a no trabalho

Leia!


"Temos os problemas de rotina. As auta?es feitas pelos auditores do trabalho s?o consideradas corriqueiras", chefe do setor de fiscaliza??o da Subdelegacia do Trabalho de JF
A Constru??o Civil ? um ramo em que se exige uma grande aten??o, quando o assunto ? seguran?a. Em Juiz de Fora, o Minist?rio do Trabalho e os representantes dos trabalhadores e das empresas agem em conjunto para garantir um ambiente seguro no trabalho.

Segundo o chefe do setor de fiscaliza??o da Subdelegacia do Trabalho da cidade, Roberto Mosqueira, essa parceria ? fundamental. "Hoje se conversa muito mais que antes. A rela??o entre o Minist?rio do Trabalho e as entidades que representam os empregados e os patr?es evoluiu muito, o que permite que a seguran?a no trabalho seja adequada", comenta.

Mosqueira diz que Juiz de Fora n?o ? perfeita no cumprimento da lei, mas o di?logo entre os envolvidos auxilia no cumprimento das normas de seguran?a indispens?veis. "Temos os problemas de rotina. As auta?es feitas pelos auditores do trabalho s?o consideradas corriqueiras.", explica.

As normas de seguran?a

A seguran?a no trabalho ? regida por uma norma federal, que estabelece uma adequa??o para cada tipo de constru??o. "Cada constru??o exige um tipo de estrutura para que se tenha a seguran?a garantida. Um shopping, por exemplo, tem em seu canteiro de obras cerca de 500 profissionais. Para isso, a norma prev? at? mesmo a contrata??o de profisionais especializados em seguran?a do trabalho", explica Mosqueira.

Aur?lio Marangon, 
presidente do Sindicato da  Ind?stria da Constru??o Civil de Juiz de Fora Os cuidados no local de trabalho s?o feitos atrav?s de treinamento com os profissionais envolvidos. De acordo com Aur?lio Marangon (foto), presidente do Sindicato da Ind?stria da Constru??o Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), as empresas colaboram nesse sentido.

"Existe uma conscientiza??o entre os profissionais da cidade. Mesmo os profissionais que j? possuem experi?ncia na ?rea em que v?o atuar s?o orientados novamente, at? mesmo para se prevenirem das particularidades do canteiro de obras em que v?o trabalhar", diz.

O cuidado no local de trabalho

A maior ferramenta de prote??o ao profissional ? a aten??o. ? o que afirma Jos? Alair Nogueira, engenheiro eletricista de um grupo de constru??o civil de Juiz de Fora. "Os profissionais sempre est?o recebendo treinamento e atualiza??o do que sabem, mas o principal ? sempre lembr?-lo da import?ncia de estar atento. Muitos acidentes acontecem por distra??o, por isso a preven??o e a aten??o s?o fundamentais", ressalta.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de jornalismo da UFJF