Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 5/08/2016

Como contratar arquitetos e designers de interiores

Os ambientes aconchegantes, que encantam e seduzem, por toda à sua atmosfera acolhedora, são compostos por um mobiliário selecionado, com uma estrutura estética idealizada, elaborada e pensada, de acordo com cada usuário. Estes espaços, precisam de ser projetados por profissionais da arquitetura e do design de interiores. Os contratos, regem as relações do homem contemporâneo, e também estão presentes, no design, garantindo os seus direitos e deveres em uma obrigação, estabelecendo os prazos de entrega, e as condições para a execução de um projeto.

Tudo precisa de prazo, com exatidão ao tempo acordado, para ser devidamente analisado e planejado, com critérios específicos e muita criatividade, visando o melhor aproveitamento dos espaços, o emprego de materiais de revestimentos e o uso de uma paleta de cores que dialogam com todo o ambiente, permitindo um equilíbrio exato, entre os adornos, as peças utilizadas, e todo o contexto espacial, que será articulado para o bem-estar do cliente, seja para um projeto residencial, comercial ou na área da saúde.

[BANNER RETANGULO]

Para este planejamento, os arquitetos ou designers de interiores, precisam saber ouvir os seus clientes, realizando um briefing especifico, para colher informações sobre todo o projeto. Através deste entendimento, será realizado um programa de necessidades, para direcionar tudo o que o cliente deseja. Só assim, o profissional poderá saber o custo de seus trabalhos e estipular um valor, para propor um contrato, o qual deverá ser criado de acordo com o cliente, e não copiado de um outro, onde podem ocorrer pequenas diferenças, expressas em cláusulas específicas.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo, assim como a Associação Brasileira de Designers de Interiores, disponibilizam alguns modelos e sugestões, para os profissionais que atuam na área e os clientes que desejam informações mais precisas, evitando ônus desnecessários ou cálculos indevidos na execução de serviços.

A advogada Thereza Rampinelli respondeu algumas questões importantes na estreia de nosso novo quadro. Ela explica os critérios adotados para a assinatura de um contrato, como os direitos e garantias das partes envolvidas e ensina as pessoas, "o cuidado com às cláusulas leoninas, que são aquelas, que favorecem, somente uma parte." Confira a entrevista no vídeo abaixo.



Agradecimentos

Jade Interiores: Ladeira Alexandre Leonel, 221 Cascatinha

Thereza Rampinelli: www.coisasdethereza.com


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com