Pontes de macarr?o Alunos de Engenharia encaram o desafio de projetar e construir pontes de espaguete, na UFJF

Renato Costa
*Colabora??o
04/12/2006
Ou?a a professora Mich?le Farage, da Faculdade de Engenharia da UFJF, comentando a import?ncia do 2? Concurso de Estruturas da Universidade

?udio da mat?ria

Michele farage, professora da faculdade de 
engenharia

Sempre que pensamos na constru??o de uma ponte imaginamos v?rios caminh?es com cimento, areia e a?o para criar uma sustenta??o adequada. Mas os alunos de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encaram um desafio um pouco diferente: projetar e construir uma ponte de macarr?o.

Para quem duvida que o material possa ter alguma resist?ncia, no ano passado as acad?micos constru?ram uma ponte feita com papel. Como todo projeto bem estruturado, a precis?o ? um fator decisivo. "Em 2005, o crit?rio era que a ponte suportasse, no m?ximo, seis quilos. As pontes que suportavam mais do que isso era penalizadas, pois em um projeto real isso significaria um gasto a mais de material," explica Mich?le Farage (foto ao lado), professora da Faculdade de Engenharia da UFJF.

Em 2005, cerca de 60 alunos se dividiram em 11 equipes para participar do Concurso de Estruturas da UFJF, construindo as pontes de papel. Neste ano, s?o mais de 100 alunos em 21 equipes com o desafio de projetarem e executarem a constru??o de pontes de macarr?o que tenham 750g de peso. Mich?le explica que o desafio agora ? outro. "Dessa vez, os alunos escolheram a carga que cada ponte vai suportar. Aquela que conseguir a melhor rela??o entre a carga e o peso da ponte ganha pontos", diz.

Mich?le tamb?m faz parte da equipe de coordena??o, e comenta a import?ncia da iniciativa. "A oportunidade de projetar e executar um projeto da mesma maneira que acontece normalmente possibilita os alunos vivenciarem as experi?ncias do profissional. Quesitos como a integra??o e a comunica??o entre a equipe s?o essenciais", ressalta.

As pontes est?o em exposi??o no anfiteatro da Faculdade de Engenharia at? dia 6 de dezembro, dia da escolha da melhor ponte. Os crit?rios de avalia??o s?o a beleza arquitet?nica da ponte, a rela??o entre a carga estimada pela equipe e a carga real suportada pela ponte e a rela??o carga/peso. Participam do concurso alunos das Engenharias Civil e El?trica e do curso de Arquitetura da UFJF.

Renato Costa ? estudante do 10? per?odo
de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora