::JFHoje
De 20 a 25 de fevereiro de 2006

Vacinas s?o importantes para quem vai viajar no carnaval
24/02/06 - Se voc? vai viajar durante os dias da folia, a? vai a dica. Nessa ?poca do ano, onde o calor ? intenso, a reprodu??o de mosquitos que transmitem doen?as ? muito maior; portanto ? preciso ficar ainda mais de olho na carteira de vacina??o.

Os turistas que querem fugir da folia e escolheram fazendas, cachoeiras e outros passeios ecol?gicos, tamb?m devem redobrar a aten??o, pois essa regi?es s?o ainda mais propensas ao aparecimento desses mosquitos transmissores. Vacinas contra febre amarela e t?tano s?o imprescind?veis para quem escollher esses destinos.

Todas as vacinas, de acordo com a Secretaria de Sa?de da Prefeitura, est?o dispon?veis nos Postos de Sa?de de Juiz de Fora.

Tupi dispara na lideran?a do M?dulo II
23/02/06 - Foi tudo pefeito. Jogando no Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, o Tupi correu muito, at? teve dificuldades, mas venceu o Val?rio por 2 a 0 e conquistou a terceira vit?ria em casa, em tr?s jogos sob seu dom?nio. Mais do que isso, permanece invicto no Campeonato Mineiro do M?dulo II. Agora s?o 11 pontos ganhos. Al?m dos 9 pontos conquistados em casa, o Tupi ainda beliscou mais 2, nas duas partidas que fez no campo dos advers?rios. E esses n?o s?o os ?nicos motivos para comemorar...

O Tupi fez bonito em campo, mas pode se orgulhar de seu torcedor, que vem fazendo ainda mais fora dele. Nos tr?s jogos em Juiz de Fora, o Tupi conseguiu ter a melhor m?dia de p?blico da competi??o e, nesta quarta-feira ? noite, ultrapassou a casa dos 5 mil torcedores na colina. Foram 5.305 pagantes assistindo ao jogo, fora 248 que entraram sem pagar. Com isso, o Galo pode comemorar at? a renda, de R$ 23.620,00.

Para completar a festa do Carij?, seus advers?rios mais pr?ximos na disputa perderam e, com isso, a classifica??o ficou ainda mais perto. Agora ? certo que, com 16 pontos, o Galo se classifica. Como ainda falta disputar todo o returno, e o Galo j? tem 11 pontos, para muitos, garantir a vaga virou uma quest?o de tempo, pouco tempo.

Nas partidas de ontem, o Varginha venceu o Juventus de Minas Nova, no Est?dio do Mel?o, em Varginha: 2 a 1. Na outra partida, vit?ria do Social, que era um dos lanternas da competi??o, por 4 a 1 sobre o Atl?tico de Tr?s Cora?es. Como o Galo fez um jogo direto contra o Val?rio, que tamb?m vinha pr?ximo, a dist?ncia para as outras equipes agora ? confort?vel. Dos dois pontos da rodada passada, agora s?o 4 de vantagem para o Varginha, que ficou com sete pontos. Em terceiro est?o o Atl?tico e Tr?s Cora?es e o Juventus de Minas Nova, ambos com seis pontos ganhos.

Na vit?ria de 2 a 0 sobre o Val?rio, os gols do Tupi foram marcados no segundo tempo. Aos 15 minutos, Allan, que havia acabado de entrar, recebeu lan?amento de Ronaldo, ganhou na velocidade da zaga e tocou na sa?da do goleiro Ramon. O segundo gol Carij? saiu j? aos 40 minutos, depois de cruzamento de Euller que Pires completou de cabe?a. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 5 de mar?o, em Itabira, e o Galo agora poder? ter um Carnaval tranq?ilo, mais l?der do que nunca.

Hor?rios de missa de cinzas na igreja cat?lica
23/02/06 - O in?cio da Quaresma e a quarta-feira de Cinzas s?o sempre celebradas pela Igreja Cat?lica no dia 1? de mar?o. Em todo pa?s, acontece tamb?m o lan?amento da campanha da fraternidade que, este ano, tem como tema as pessoas com necessidades especiais: "Fraternidade e as pessoas com defici?ncia". E o lema ? "Levanta-te, e vem para o meio". Em Juiz de Fora, a arquidiocese far? o lan?amento no dia 05 de mar?o (domingo), ?s 7h, na Catedral Metropolitana. Veja agora os hor?rios das missas de quarta-feira de cinzas, nas igrejas do cenrto da cidade:

  • Catedral Metropolitana: ?s 7h e ?s 19h (presidida por Dom Eurico dos Santos Veloso)
  • Igreja S?o Mateus: ?s 7h, ?s 18h e ?s 19h
  • Igreja Bom Pastor: ?s 19h
  • Igreja Nossa Senhora da Gl?ria: ?s 7h e ?s 19h
  • Igreja Nossa Senhora do Ros?rio: ?s 19h
  • Igreja S?o Sebasti?o: ?s 7h30 e ?s 19h
  • Hemominas alerta a import?ncia de doa?es p?s-carnaval
    23/02/06 - Se as doa?es pensando no carnaval formaram bons estoques no Hemominas, o hemocenrtro j? destaca a import?ncia das doa?es depois do carnaval. O centro que funciona sexta, dia 23 de fevereiro, at? ?s 18h volta ao trabalho normal dia 02 de mar?o (quinta). Durante o per?odo de folia, o Hemominas trabalha somente com a distribui??o de sangue.

    Tanto as campanhas do Hemominas para doa??o de sangue "Calouro Cidad?o" quanto "Samba no p?, solidariedade nas veias" contribu?ram para uma boa quantidade de estoque de sangue durante o carnaval. De acordo com a funcion?ria do setor de capta??o, Ana Elisa Alvim, a campanha nas escolas de samba para incentivar os componentes a doarem foi importante. "O trote solid?rio, atrav?s do Calouro Cidad?o tamb?m. H? 15 dias, por exemplo, vieram os calouros de Medicina da UFJF. Essa semana, foram mais de cem coletas no Granbery. Fomos tamb?m na Pol?cia Militar de Barbacena e obtivemos mais de 100 doa?es", conta. Contudo, o estoque de A negativo poderia ter sido melhor.

    Confira os hor?rios de ?nibus "coruj?es" durante o Carnaval
    23/02/06 - Os "coruj?es" (?nibus urbanos que circulam durante a madrugada), ter?o hor?rios especiais nos dias de Carnaval, no objetivo de atender aos foli?es. A Ag?ncia de Gest?o do Transporte e do Tr?nsito (Gettran) divulgou como ser? o funcionamento de v?rias linhas de s?bado at? ter?a-feira.
    Confira hor?rios dos coruj?es.

    Vagas para curso de inform?tica para idosos na UFJF
    23/02/06 - A UFJF est? com mais 48 vagas abertas para idosos que queiram participar do projeto "Implica?es da Inclus?o Digital do Idoso no Desenvolvimento Saud?vel". O projeto, coordenado pela professora Neide Cordeiro de Magalh?es, do departamento de Psicologia do Instituto de Ci?ncias Humanas (ICH), aposta na id?ia da inclus?o digital como uma forma de promover o envelhecimento com mais sa?de. A id?ia ? promover aulas de inform?tica para mostrar o b?sico da computa??o, como escrever textos, navegar na internet, comunicar-se por e-mail e freq?entar salas de bate-papo.

    No projeto, os idosos n?o aprendem apenas a usar o computador. Outras atividades ensinadas s?o comuns no dia-a-dia, como passar e receber fax, operar o celular e o caixa eletr?nico dos bancos. As aulas s?o ministradas por monitores, uma vez por semana, durante duas horas.

    Os interessados em participar precisam ter mais de 60 anos, e ligar para o Centro de Psicologia Aplicada, que far? a sele??o. O telefone ? o (32)3216-1029.

    Como ficam alguns servi?os durante o Carnaval
    23/02/06 - Confira abaixo o funcionamento de alguns pontos comerciais e p?blicos em Juiz de Fora a partir desta sexta-feira de Carnaval:

    Supermercados:
    As oito lojas do Bretas ter?o funcionamento normal, com exce??o de ter?a, quando todas estar?o fechadas. O Carrefour tem funcionamento normal (8h ?s 22h, sexta e s?bado at? 23h). As 15 lojas do Bahamas ter?o varia?es. Funcionam normalmente no s?bado, domingo e segunda as unidades de S?o Vicente (24h), Manoel Hon?rio (7h ?s 23h, no domingo de 7h ?s 21h), Independ?ncia (7h ?s 22h, no domingo de 7h ?s 14h), Get?lio Vargas (7h ?s 22h, no domingo de 7h ?s 14h), Emp?rio (8h ?s 23h, no domingo de 8h ?s 14h) e as demais (8h ?s 21h, no domingo de 8h ?s 14h). Na ter?a de Carnaval, todas estar?o funcionando nos hor?rios de domingo, retornando ?s atividades normais na quarta-feira.

    Bancos:
    abrem normalmente na sexta-feira (11h ?s 16h), fecham na segunda e ter?a e reabrem na quarta a partir do meio-dia.

    F?rum:
    fica fechado at? quinta-feira, quando reabre em hor?rio normal (8h ?s 18h). Haver? servi?o de plant?o, mas o hor?rio ainda n?o foi definido.

    Correios:
    hor?rio normal na sexta (9h as 17h30) e no s?bado (9h ?s 12h). Neste dia n?o haver? servi?o de Sedex 10 e Sedex Hoje. As ag?ncias fecham na segunda e na ter?a, reabrindo na quarta, a partir de meio-dia

    Com?rcio:
    segundo o Sindicato do Com?rcio Varejista de Juiz de Fora, as lojas abrem na segunda-feira, de 8h ?s 14h, ficam fechadas na ter?a e reabrem na quarta, de meio-dia ?s 18h.

    Casas lot?ricas:
    ficam fechadas a partir de domingo, at? quarta. Algumas funcionar?o no s?bado.

    INSS: as ag?ncias da Previd?ncia Social (APSs) n?o funcionar?o na segunda e na ter?a-feira, dias 27 e 28 de fevereiro. No dia 1? de mar?o, o atendimento retorna, mas ainda em hor?rioespecial: das 14h ?s 18h. S? na Quinta-feira, 2 de mar?o, ? que as ag?ncias voltam a operar normalmente, com atendimentos das 8h ?s 18h.

    As reparti?es p?blicas n?o funcionam nos dias 27, 28 e 1? de mar?o, segunda ? quarta-feira, e s? retornam com as atividades na quinta-feira, dia 2 de mar?o, a partir das 8h. Na Cesama, o plant?o ? especial com funcion?rios, ve?culos e m?quinas que ficar?o de prontid?o de 7h30 ?s 17h30, de s?bado ? quarta-feira, dia 1? de mar?o. O telefone 195 tamb?m estar? ? disposi??o para solicita?es.

    A Defesa Civil continua atendendo urg?ncias e emerg?ncias, tamb?m em regime de plant?o, durante todos os dias. O telefone ? o 199, que estar? funcionando de s?bado at? a quarta-feira. Nas reparti?es ligadas ? Educa??o, o funcionamento ser? totalmente interrompido durante a folia e a Quarta-feira de Cinzas. As atividades retornam na quinta-feira, dia 2 de mar?o, ?s 8h.

    A Funalfa e o Museu Ferrovi?rio tamb?m n?o funcionam de s?bado at? quarta-feira, retornando na quinta-feira, tamb?m ?s 8h. O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas continua funcionando at? o s?bado, das 9h ?s 16h. Depois interrompe as atividades e s? retorna na quinta-feira, ?s 8h. Na Biblioteca Municipal o funcionamento tamb?m ? s? at? s?bado, ?s 14h. O atendimento volta na quinta-feira, pela manh?. Na sucursal de Benfica o atendimento estar? paralisado tamb?m no s?bado. A Funda??o Museu mariano Proc?pio e o parque do museu n?o funcionam durante todos os dias de festejos, ou seja, s? reabrem na quinta-feira, dia 2, ?s 8h.

    Os ?rg?os ligados ? secretaria de Sa?de n?o funcionam de s?bado at? quarta-feira pela manh?. PAM Marechal, Institutos e Ubs reabrem ainda no dia 1? de mar?o, a partir das 12h. As Unidades de Urg?ncia e Emerg?ncia funcionam normalmente todos os dias. S?o elas: Hospital de Pronto Socorro (HPS), Regional Leste, Policl?nica de Benfica, Pronto Atendimento Infantil Norte e da Avenida dos Andradas e o Servi?o de Urg?ncia Odontol?gica.

    UFJF inaugura projeto de psican?lise e cultura barroca no Bairro Linhares
    23/02/06 - Um projeto desenvolvido pela UFJF agora faz parte das atividades da Unidade B?sica de Sa?de (UBS) do bairro Linhares. "Interven??o da psican?lise e da express?o barroca na cultura brasileira", criado pelo N?cleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura da universidade, foi implantado na manh? de quinta-feira, com a presen?a do prefeito Alberto Bejani. Consiste em oficinas de psican?lise e arte com o objetivo de dar vaz?o a representa?es art?sticas e subjetivas dos participantes, que t?m a oportunidade de resgatar valores sociais e realizar atividades fora da rotina. Qualquer interessado pode participar, j? que o intuito ? integrar a comunidade e incentivar a criatividade e o talento art?stico. A previs?o ? de 160 atendimentos por m?s, inicialmente apenas no Linhares. H? possibilidade do projeto, coordenado pela professora Denise Maurano Mello, ser estendido a todas as UBS's da cidade. Informa?es podem ser obtidas no telefone 3061-3761.

    Feiras-livres s?o mantidas mesmo com o Carnaval
    22/02/06 - Os festejos de carnaval n?o v?o alterar a rotina de quem est? acostumado a fazer feira em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Agropecu?ria e Abastecimento (SAA), da Prefeitura de Juiz de Fora, todas as feiras ser?o realizadas normalmente no per?odo de carnaval, entre s?bado, dia 25, e ter?a-feira, dia 28.

    Veja a programa??o:

  • Ter?a-feira
    Bairro Mariano Proc?pio, Rua Henrique Burnier - 7h ?s 11h30
    Bairro Francisco Bernardino, Rua Manoel Diniz da Silva - 7h ?s 11h30

  • Quarta-feira
    Bairro S?o Mateus, Rua Coronel Pacheco - 7h ?s 12h
    Bairro Vale Bandeirantes, Rua Ant?nio de Paula Mendes - 7h ?s 11h30
    Bairro Borboleta, Rua Madre Adelina - 7h ?s 11h30

  • Quinta-feira
    Bairro Manoel Hon?rio, Rua Am?rico Lobo - 7h ?s 12h
    Bairro Monte Castelo, Rua Branca Mascarenhas - 7h ?s 11h30
    Bairro Vila Ideal, Rua Afonso Celso - 7h ?s 11h30

  • Sexta-feira
    Bairro Alto dos Passos, Rua Belmiro Braga - 7h ?s 12h
    Bairro de Lourdes, Avenida Brasil - 7h ?s 11h30
    Bairro J?quei Clube II, Rua Padre Raimundo - 7h ?s 11h30

  • S?bado
    Bairro Santa Luzia, Rua Ch?cara - 7h ?s 12h30
    Bairro Benfica, Rua Evaristo da Veiga - 7h ?s 12h30
    Bairro S?o Pedro, Rua Ant?nio Rufino - 7h ?s 11h30

  • Domingo
    Bairro S?o Mateus, Rua Manoel Bernardino - 7h ?s 12h30
    Centro, Avenida Brasil - 7h ?s 12h30

    Definidos os classificados do Torneio Interbairros
    22/02/06 - Foi finalizada, neste fim de semana, a primeira fase dos Jogos Interbairros 2006, nas categorias Adulta e Veterana. Ap?s o t?rmino das partidas, foram classificadas para a a pr?xima fase, 32 equipes na categoria Adulta e oito na Veterana. Os jogos da categoria Mirim, no entanto, continuam, pois o sistema de disputa ? diferente.

    Agora, a coordena??o da competi??o est? convocando os representantes das equipes classificadas e respons?veis das Caems para uma reuni?o que discutir? o sistema de disputa da Segunda-fase. A reuni?o acontece nesta quinta-feira, dia 2, ?s 19h, no Cesporte, na Avenida Rui Barbosa 530, Santa Terezinha.

    Veja as equipes classificadas na categoria adulta: ADL S?o Carlos FC, AE Verde e Branco, Barcelona-MB, BD, Bloco da Lata, CAC/Caldeir?o FC, Cenfor FC, Del?bero, Flor da Esquina, Juventus - J. Natal, Parma FC, Racing FC, Racionais FC, Real Show FC, Roma, Santo Andr? FC, SC Real Milho Branco, S? Ra?a, Swing FC, Tupi FC, AA Ajax, AA Gramarte, A?ougue do Cacai, Baga?o, Bonsucesso FC, Desportiva Nova Era, Humanitarian FC, Independente FC, N?s Ball, Pingastro FC, Rodovi?rios/CBA e SE Da Hora Games. J? na Veterana, continuam a disputa as equipes do 11 de Ouro, AA Palestino, Flor da Esquina, REN/Nova Uni?o, Santo Andr? FC, SC Real Milho Branco, TVB e Grupo Rezato.

    Governo adia mudan?a na cobran?a de tarifas telef?nicas
    22/02/06 - O governo federal adiou para at? um ano a pol?mica decis?o de taxar liga?es telef?nicas locais por minutos, acabando com a cobran?a por pulsos. A decis?o se deu em reuni?o hoje na Casa Civil entre o ministro H?lio Costa (Comunica?es) e representantes da Anatel (Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es). Inicialmente a mudan?a das liga?es se daria entre mar?o e julho, mas o impacto pareceu muito grande no bolso dos consumidores - c?lculos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) atestaram que liga?es de meia hora poderiam ficar 149,15% mais caras no novo sistema.

    Usu?rios de internet discada, que chegam a mais de 4 milh?es no Brasil, seriam particularmente ainda mais prejudicados: meia hora conectado ? web em hor?rio normal (7h ?s 18h) paga hoje pouco mais de R$ 1. Na cobran?a por minuto, e n?o mais por pulso (em que o valor cobrado se d? a cada quatro minutos), pagaria R$ 2,83. O aumento ? de quase 160%. A previs?o ? de uma nova rodada de reuni?es com empresas de telefonia depois do carnaval.
    Leia mais sobre a convers?o das tarifas de telefonia fixa em mat?ria publicada na Acessa.com

    Hor?rio do com?rcio ser? discutido na C?mara
    22/02/06 - O hor?rio do com?rcio em Juiz de Fora ainda ? uma pol?mica longe de terminar. Na tentativa de chegar a algum acordo, a C?mara dos Vereadores deve marcar para at? o fim de fevereiro reuni?o extraordin?ria para levantar pontos da quest?o. A id?ia ? convidar representantes dos Sindicatos dos Empregados no Com?rcio e do Com?rcio Varejista, C?mara de Dirigentes Lojistas e algu?m da prefeitura, para que todos sugiram e debatam id?ias. A extraordin?ria foi proposta pelo vereador Paulo Rog?rio (PMDB). Segundo a assessoria da C?mara, ainda n?o houve comunicado sobre o dia exato do encontro no plen?rio.

    Melhores do teatro em JF disputam pr?mio de j?ri popular
    22/02/06 - Um j?ri local de jornalistas e estudiosos de teatro avaliou 14 pe?as participantes da 5? Campanha de Populariza??o do Teatro e da Dan?a, que aconteceu nos palcos da cidade no m?s de janeiro, e selecionou os melhores em diversas categorias. Os indicados disputam pr?mio do j?ri popular, a ser entregue no final de mar?o. A campanha de 2006 teve os maiores n?meros do ainda breve hist?rico do festival: foram 5 semanas, 23 dias, 24 espet?culos, 98 apresenta?es (sendo dez com interpreta??o simult?nea para surdos) e 12 mil espectadores. Os indicados ao pr?mio principal de melhor espet?culo adulto s?o "A Casa de Bernarda Alba" (Grupo Teatral Mendes Gutierrez), "Os Idiotas" (Teatro de Nosotros) e "O Triciclo" (Grupo 3MEIA9). Os indicados a dire??o s?o Alexandre Gutierrez ("A Casa de Bernarda Alba"), Luciana Fins ("O Triciclo") e Marcos Marinho ("Chicken Cordon Blue"). H? ainda selecionados para a disputa por ator, atriz, revela??o, destaque e espet?culo infantil. Qualquer pessoa pode votar nos seus preferidos, pelo site oficial do festival. A campanha ? anualmente organizada pela Associa??o dos Produtores de Artes C?nicas de Juiz de Fora (Apac), em parceria com o Sindicato dos Produtores de Artes C?nicas de Minas Gerais.

    Soldados 'calouros' doam sangue ao Hemominas
    21/02/06 - Soldados que participam do Curso T?cnico de Seguran?a P?blica (CTSP), do 9? Batalh?o de Pol?cia Militar de Barbacena, participam, nesta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, do projeto Calouro Cidad?o, do Hemocentro Regional de Juiz de Fora. Os cerca de 100 soldados participaram, inclusive, de uma palestra de sensibiliza??o e conscientiza??o, no ?ltimo dia 20 de fevereiro. O projeto Calouro Cidad?o ? realizado desde o ano de 2002 e j? contou com a participa??o de aproximadamente 4 mil estutantes de universidades da regi?o. ? a primeira vez que uma unidade militar entra na campanhade doa??o de sangue como atividade para os calouros.

    Sinduscon ganha primeira batalha contra a C?mara
    21/02/06 - A primeira batalha do Sindicato das Industrias da Constru??o Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF) contra a C?mara Municipal foi vencida pelos construtores. A Justi?a concedeu liminar, nesta ter?a-feira, ao mandado de seguran?a impetrado pelo Sinduscon, contra o novo edital da licita??o para a constru??o da milion?ria sede do Legislativo, no local onde hoje est? o Terreir?o do Samba.

    O presidente do Sinduscon-JF, Aur?lio Marangon Sobrinho, comemorou a decis?o, alegando que o edital cont?m as mesmas irregularidades e ilegalidades cometidas no processo licitat?rio aberto anteriormente, e que foi interrompido. Agora o Sinduscon-JF aguarda a decis?o final da Justi?a, que est? analisando o caso. A C?mara deve recorrer.

    Entenda alguns pontos questionados pelo Sinduscon-JF

    Ingressos para o Carnaval est?o ? venda
    21/02/06 - J? est?o ? venda os 5.300 ingressos para cada um dos quatro dias do Desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Juiz de Fora. A Prefeitura montou pontos de venda no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, na Avenida Get?lio Vargas, 200, Centro. O hor?rio de atendimento ? entre 9h e 18h, de segunda ? sexta-feira. Os ingressos custam R$ 1, mais um quilo de alimento n?o perec?vel. Uma ressalva em rela??o a esse ano ? que s? ser?o aceitos alimentos como ?leo de soja, a?car cristal, achocolatado em p?, leite em p?, leite longa vida e p? de caf?. Os mantimentos arrecadados ser?o entregues ?s creches municipais atendidas pela Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio (Amac).

    O foli?o deve ficar atento, pois s? ser?o vendidos ingressos nos dias do Carnaval (25, 26, 27 e 28), caso sobrem convites ap?s as compras dessa semana. Neste caso, a venda acontece na sede da Funalda, na Avenida Rio Branco, 2234, em frente ao Parque Halfeld. Depois das 18h, a venda se concentra na Central de Atendimento da Funalfa, montada na passarela do samba.

    Se houver ingressos sobrando para o desfile das campe?s, eles tamb?m ser?o vendidos na quinta e sexta-feiras, dias 2 e 3 de mar?o. Neste caso haver? expedienteno CCBM, das 9h ?s 18h, e na passarela do samba, entre 18h e 22h.

    A Prefeitura alerta que um ingresso vale apenas por uma noite e que s? as crian?as com idade igual ou inferior a tr?s anos ? que podem entrargratuitamente.

    Mesas de quatro lugares e camarotes de 10 lugares tamb?m est?o ? venda. Os interessados devem ir at? a sede fa Funalfa, entre 8h e 12h, e de 14h e 18h, de at? Sexta-feira. As mesas, com validade para os quatro dias de desfile, custam R$ 250. J? os camarotes comerciais, que tamb?m valem para toda a festa, custram R$ 700. S?o 25 camarotes e 170 mesas dispon?veis.

    Mais informa?es sobre o carnaval voc? confere no Especial produzido pela ACESSA.com

    Juizforano ? contratado por time do Maranh?o
    21/02/06 - O juizforano Samuel Dutra de Souza, que recentemente foi tema de mat?ria da ACESSA.com, acaba de fechar contrato com o Sampaio Corr?a, do Maranh?o. Samuel chegou a treinar em um time do interior de S?o Paulo, mas logo foi para o Nordeste, onde esteve para acertar com um dos tr?s grandes times de S?o Lu?s. Na disputa entre Maranh?o, Motoclube e Sampaio Corr?a, o time mais famoso levou a melhor e o juizforano acertou at? o fim de maio. O contrato permitir? a disputa do Campeonato Maranhense e da Copa do Brasil.

    Aeroporto da Serrinha vai continuar em atividade
    21/02/06 - Em audi?ncia p?blica na C?mara dos Vereadores, ao longo da tarde de segunda-feira, o secret?rio de Planejamento e Gest?o Estrat?gica da prefeitura, Jos? Maur?cio Gomes, garantiu que o Aeroporto da Serrinha vai continuar operando na cidade, apesar do baixo ?ndice de passageiros e o funcionamento de apenas uma linha, pela empresa Pantanal, para S?o Paulo. A audi?ncia foi convocada pela vereadora Rose Fran?a (PTB), que alegou haver receber v?rios pedidos de amplia??o nos hor?rios de v?o, al?m de um aumento nas linhas a?reas. Juiz de Fora gasta anualmente R$ 350 mil para a manuten??o do aeroporto, segundo dados da C?mara, montante vindo do or?amento da prefeitura e do governo federal. H? projetos em andamento para modernizar o local e mant?-lo em atividade, apostando na sua capacidade de desenvolver Juiz de Fora e gerar recursos, depois da crise do ano passado, quando a Pantanal amea?ou extinguir a ?nica linha a?rea que ainda permanece na cidade. O Aeroporto Francisco Alvares de Assis foi inaugurado em 1958 e conta hoje com ?rea de 382.141 m?. O terminal de passageiros tem 272 m?, mais uma pista de pouso e decolagem de 1.535 m?.

    ACESSA.com lan?a novo disco virtual
    21/02/06 - A ACESSA.com traz, hoje, mais uma novidade para os usu?rios. J? est? funcionando o novo Disco Virtual, agora, com layout mais moderno e produzido, exclusivamente, por nossa equipe. Antes, a parceria para disponibiliza??o do servi?o era feita com a Global Info e, a partir de agora, a independ?ncia vai permitir mais controle e qualidade na manuten??o.

    O Disco Virtual permite que o usu?rio armazene arquivos no servidor ACESSA.com possa acess?-los de qualquer computador conectado ? internet. ? pr?tico, seguro e f?cil de usar. Quem for usu?rio e quiser acessar, entre no endere?o: http://discovirtual.acessa.com/ e digite login e senha. A iniciativa prova, mais uma vez, que a ACESSA.com est? sempre preocupada em oferecer servi?os de qualidade, preocupando-se sempre com o bem-estar do usu?rio.

    Abertas as inscri?es para a Copa de Futsal 2006
    20/02/06 - A Prefeitura, atrav?s da Subsecretaria de Esporte e Lazer informou que j? est?o abertas as inscri?es para os interessados em participar da Copa Prefeitura Bahamas de Futsal 2006. A competi??o ter? at? 251 equipes, divididas em 11 categorias. Os interessados podem buscar as fichas de inscri??o no Cesporte, na Avenida Rui Barbosa 530, no Santa Terezinha. A entrega acontece a partir das 9h.

    Cada equipe que quiser participar deve Ter, no m?ximo 15 atletas e, no m?nimo, cinco. A entrega das fichas deve ser feita no mesmo local, at? o dia 6 de mar?o, Segunda-feira. O hor?rio de atendimento vai at? ?s 18h. Durante a inscri??o as equipes devem doar 15 kg de alimentos, sendo 3kg de arroz, 2kg de marcc?o, duas latas de ?leo e cinco caixas de leite. Os alimentos arrecadados ser?o destinados a institui?es de caridade.

    Os nascidos entre 1997 e 1999 disputam na categoria Iniciante. Quem nasceu entre 95 e 96 estar? na categoria Pr?-Mirim. Entre os Mirins, os atletas que nasceram entre1993 e 1994. As categorias Infantil Masculino e Infantil Feminino reunem atletas nascidos entre 1991 e 1992. Na Infanto-Juvenil est?o os nascidos entre 1989 e 1990. No Juvenil, quem tem data de nascimento entre 1986, 87 e 88. Na categoria principal podem se inscrever atletas nascidos at? 1985, e na Veterana os que nasceram antes de 1971.

    Juiz de Fora sedia Confer?ncia Regional do Esporte
    20/02/06 - Juiz de Fora recebe, na pr?xima Quinta-feira, dia 23, a Confer?ncia Regional de Esporte, na qual ser?o escolhidos os delegados para a Confer?ncia Estadual, de onde saem os representantes da reuni?o nacional. O tema de debate desta edi??o da confer?ncia ? "Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer", com as seguintes pautas de discuss?o: estrutura, agentes e compet?ncias; recursos humanos e rofrma??o; controle social; e financiamento.

    Podem participar da Confer?ncia os membros do Conselho Regional de Educa??o F?sica, os gestores de esportes nos munic?pios da regi?o; representantes de clubes, associa?es, entidades ligadas ao esporte; faculdades de Educa??o F?sica; t?cnicos, vereadores e atletas, tanto do esporte profissional quanto do esporte amador. A reuni?o acontece na sede da Escola de Governo, na R Maria Perp?tua, 72, Bairro Ladeira.

    Sinduscon-JF entra na Justi?a contra a C?mara Municipal
    20/02/06 - O Sindicato das Ind?strias da Constru??o Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF) decidiu entrar, nesta Segunda-feira, na Justi?a, contra a C?mara Municipal de Juiz de Fora. O Sinduscon entrou com um pedido de mandado de seguran?a para anular o novo Edital publicado para as obras de constru??o da futura sede da C?mara Municipal, obra que custar? milh?es aos cofres p?blicos e ser? erguida no espa?o onde hoje se encontra o Terreir?o do Samba.

    A alega??o do sindicato ? de que algumas exig?ncias do novo edital, assim como do antigo, n?o s?o pass?veis de cumprimento. O presidente do Sinduscton-JF, Aur?lio Marangon Sobrinho disse, em nota, Ter ficado surpreso com o novo Edital, por conter os mesmos equ?vocos da primeira vers?o. De acordo com a valia??o das empresas construtoras da cidade, n?o existe a possibilidade de que os empres?rios de JF participem do processo de licita??o.

    "Afinal, entende-se que um ?rg?o p?blico deveria zelar por um maior n?mero de participantes em seus processos licitat?rios, para que tenha condi?es efetivas de obter uma 'melhor contrata??o', capaz de garantir bom emprego aos recursos financeiros que pertencem, na realidade, ? sociedade", declara, em nota, Aur?lio Marangon.

    Ao informar ? imprensa sobre a entrada na Justi?a, o Sinduscon aproveitou para comentar alguns dos pontos que n?o concorda no edital. Um desses pontos versa sobre a exig?ncia de que a empresa licitante apresente atestado de capacidade t?cnica em nome de sua pessoa jur?dia. De acordo com o Sinduscon, a legisla??o que rege a mat?ria (Lei n? 8.666/93) n?o trata dessa exig?ncia, mas sim da exig?ncia de que a empresa tenha, em seu quadro permanente, um profissional detentor do atestato de responsabilidade t?cnica.

    Al?m disso, segundo o Sinduscon-JF, o Conserelho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA, que d? validade a tais atestados, n?o expede certid?es em nome de empresas, atendendo a uma resolu??o publicada em 1986. Com isso, a exig?ncia seria imposs?vel de ser cumprida.

    O Sinduscon-JF contesta tamb?m a exig?ncia de qeu a empresa licitante comprove a execu??o de quantitativos m?nimos de servi?os em apenas dois atestados. De acordo com o ?rg?o, a lei n?o permite que se limite o n?mero de atestados a serem apresentados e, se assim for, nenhuma empresa estabelecida em Juiz de Fora poder? participar da licita??o do novo pr?dio.

    A outra exig?ncia incompat?vel com a natureza da obra pretendida ? a de que a Empresa Licitante comprove a execu??o de quantitativos m?nimos de servi?os em apenas dois atestados. Tal limita??o vai de encontro ao que prev? o par?grafo 5? do art. 30 da Lei n? 8.666/93. N?o se pode limitar o n?mero de atestados a serem apresentados. Da forma como foi publicado o novo Edital, continuar?o alijadas do procedimento licitat?rio todas as construtoras estabelecidas em Juiz de Fora.

    Aur?lio Marangon questiona os interesses envolvidos no processo e diz que apesar de 26 empresas terem adquirido o edital anterior, nenhuma apresentou proposta, o que levou ao cancelamento do processo. O Sinduscon-JF ironiza a posi??o da C?mara e diz que "o edital, como est? parece permitir apenas a participa??o de empresas de outro mundo".

    O presidente do Sinduscon-JF critica ainda o prazo de dois anos e meio para a execu??o do projeto, por consider?-lo exagerado e reitera que as empresas da cidade j? fizeram obras com complexidade tecnol?gica muito superior ? do pr?dio da C?mara e que teriam totais condi?es de realizar a obra. "N?o podemos permitir a abertura da licita??o sem uma an?lise profunda das irregularidades e exig?ncias excessivamente rigorosas e restritivas contidas no Edital, e n?o nos restou outra sa?da sen?o buscar nossos direitos por via legal", declarou Aur?lio Marangon.

    A ACESSA.com entrou em contato com a C?mara Municipal, mas s? o presidente da Casa, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicent?o-PTB) poderia falar sobre o assunto. No entanto, ele estava presidindo uma reuni?o em plen?rio.

    DCE repudia agress?o e amea?as a estudantes
    20/02/06 - A pol?mica dos protestos dos estudantes contra o aumento das passagens do transporte coletivo em Juiz de Fora continua e, enquanto a ju?za Maria L?cia Caruso n?o decide sobre o pedido do Minist?rio P?blico para a redu??o do valor para R$ 1,30 durante um m?s, as manifesta?es continuam. Nesta Quinta-feira os estudantes fazem mais um ato em frente ? C?mara Municipal, e dessa vez prometem vestir preto.

    Ontem, o Diret?rio Central dos Estudantes (DCE) divulgou nota de rep?dio, na qual comenta as agress?es e amea?as sofridas por l?deres do movimento estudantil, conforme divulgou em primeira m?o a ACESSA.com, na ?ltima sexta-feira (Veja a mat?ria).

    Os estudantes acusam os homens que agrediram manifestantes no sagu?o da C?mara de estarem perseguindo e amea?ando l?deres do movimento nas ruas. Um deles n?o est? nem participando ativamente dos protestos para que n?o seja alvo de nenhuma repres?lia. O dirigente da CUT e do Sindicato dos Professores, P?ricles de Lima diz ter sido perseguido nas ruas. Os estudantes est?o pedindo que a Pol?cia Militar analise e investigue o caso.

    Veja tamb?m a retrospectiva que a ACESSA.com montou sobre o protesto dos estudantes e d? sua opini?o

    Governo estadual disponibiliza 20 novos carros para a PM local
    20/02/06 - Em coletiva na manh? desta segunda-feira, dia 20, o prefeito Alberto Bejani, ao lado do deputado estadual Sebasti?o Helv?cio (PDT), anunciou a chegada de 20 novos carros que refor?ar?o a frota da Pol?cia Militar. Os ve?culos foram disponibilizados pelo governo do estado e s?o todos recentemente sa?dos de f?brica. Tamb?m no mesmo encontro, Bejani adiantou que o Aeroporto da Serrinha ter? funcionamento conjunto com o Aeroporto de Goian?, quando este estiver totalmente conclu?do. Segundo o prefeito, essa jun??o aumentar? as op?es de v?os de Juiz de Fora para outras cidades. Atualmente, apenas a Pantanal Linhas A?reas presta servi?os na cidade, com viagens a S?o Paulo. Inicialmente, em Goian?, Bejani disse que dever? haver v?os tamb?m para o Rio de Janeiro com escala em Cabo Frio.

    Funda??o Museu Mariano Proc?pio receber? R$ 750 mil de governo estadual
    20/02/06 - Mais uma verba foi anunciada para a revitaliza??o do Museu Mariano Proc?pio - agora j? funcionando como funda??o. O prefeito Alberto Bejani se reuniu com o deputado estadual Sebasti?o Helv?cio (PDT) na manh? desta segunda-feira, dia 20, e informou que o governo estadual vai disponibilizar R$ 750 mil do or?amento exclusivamente para trabalhos no museu. "Estamos atendendo a uma solicita??o do professor Mello Reis [superintendente da funda??o] de incluir o museu na distribui??o de verbas do estado", disse o deputado, que explicou que, a partir de agora, o museu far? parte do projeto de turismo A??o 217, sendo integrado ao roteiro da Estrada Real. "Tenho convic??o de que Juiz de Fora e regi?o sabem da import?ncia desse patrim?nio e da marca fundamental da cidade de se preocupar com sua cultura".

    Tamb?m presente ao an?ncio, Mello Reis se mostrou satisfeito e agradeceu publicamente ao prefeito e ao deputado. O superintendente explicou que os R$ 750 mil, previstos para chegarem ao munic?pio em junho, ser? utilizado para a restaura??o do parque do museu. "Queremos entregar o parque completamente novo at? o final de 2006", disse Mello Reis. "O parque precisa ser renovado o quanto antes. Tenho vergonha de passar ali aos domingos, est? horroroso", reconheceu Bejani. Somado aos R$ 4,5 milh?es prometidos pelo Banco It?u em parceria com o Minist?rio do Turismo, a Funda??o Museu Mariano Proc?pio tem at? o momento mais de R$ 5 milh?es, dos quais um quinto deve ser usado exclusivamete para o parque, e o restante para renova??o do pr?dio principal. Segundo c?lculos preliminares, s?o necess?rios entre R$ 16 milh?es e R$ 18 milh?es para colocar o museu em melhores condi?es e preservar o patrim?nio hist?rico ali guardado.

    O prefeito adiantou que est? em negocia?es para uso do espa?o desativado da Rede Ferrovi?ria Federal em frente ao museu. O objetivo seria transformar a ?rea em local exclusivo de atividades de ?rg?os p?blicos, como estacionamento para o pr?prio museu e salas de setores da prefeituras que ainda funcionam em escrit?rios alugados no Centro da cidade.

    (Assista ao depoimento do deputado Estadual Sebasti?o Helv?cio)