Quarta, 11 de abril de 2007, atualizada ?s 18h20

Defensores p?blicos fazem manifesta??o no jogo do Tupi

A pr?xima manifesta??o dos defensores p?blicos de Juiz de Fora, em greve h? dois meses, ir? acontecer no jogo entre Tupi e Cruzeiro, neste s?bado, ?s 16h, no Est?dio Municipal. A categoria ir? aproveitar a partida para informar a popula??o sobre os motivos da greve.

O objetivo da classe ? equipara??o salarial com outros cargos do meio jur?dico, como os promotores. A categoria reclama, ainda, da estrutura prec?ria de trabalho, al?m do grande volume de processos para acompanhamento.

As condi?es de trabalho tamb?m s?o discutidas pela defensoria p?blica. "Vivemos um problema social. O preju?zo maior ? do povo, j? que 80% dos processos no judici?rio s?o atendidos pela defensoria. N?o h? l?gica na discrep?ncia salarial entre promotores e defensores. Est? havendo um ex?do da carreira, j? que as condi?es de trabalho est?o cada vez piores", afirma a defensora p?blica Gl?ria Mour?o.

A paralisa??o acontece entre os aproximadamente 450 profissionais da ?rea em todo o estado de Minas Gerais. Em Juiz de Fora, s?o cerca de tr?s mil atendimentos mensais que deixam de ser realizados, j? que os 25 defensores trabalham em regime de revezamento.

O grupo espera a posse do novo defensor geral do Estado, Leopoldo Portella, que assume o cargo no dia 10, em Belo Horizonte. "Acreditamos que as negocia?es possam avan?ar, com um representante direto", afirma o defensor juizforano L?cio Heleno Moreira. A categoria pretende marcar uma reuni?o com a Secretaria de Planejamento do Estado ainda esta semana.