Quinta, 19 de abril de 2007, atualizada ?s 15h21

Secretaria de Sa?de do Estado fiscaliza medicamentos em Juiz de Fora

Os medicamentos e cosm?ticos mais consumidos pela popula??o juizforana come?am a ser analisados, nesta semana, pela Vigil?ncia Sanit?ria da Ger?ncia Regional de Sa?de em parceria com a prefeitura. De acordo com a Secretaria de Estado de Sa?de, os produtos coletados devem ser encaminhados aos laborat?rios da Funda??o Ezequiel Dias (Funed) para an?lise.

A fiscaliza??o ? realizada anualmente e serve para avaliar a qualidade dos medicamentos em todo estado. Em 2006, mais da metade dos fabricantes avaliados obteve laudos insatisfat?rios. O pior resultado foi para a dipirona s?dica. J? os xampus e protetores solares foram as maiores ocorr?ncias de resultados abaixo do esperado na categoria dos cosm?ticos.

Cremes alisantes, sabonetes em barra, xampus e condicionadores infantis, protetores e bloqueadores solares est?o na lista dos cosm?ticos que ser?o avaliados. Entre os medicamentos, est?o comprimidos ? base de Glibendamida, Cloridrato de Ranitidina e o antiinflamat?rio Nimesulida, em gotas e comprimidos.