Sexta-feira, 27 de abril de 2007, atualizada ?s 17h26

N?mero de apreens?es de carnes impr?prias para consumo diminuiu nos ?ltimos dois anos, em Juiz de Fora

Segundo o Instituto Mineiro de Agropecu?ria (IMA), 50% dos abates de carnes no estado de Minas Gerais s?o clandestinos, sendo a maioria na Zona da Mata Mineira e no norte de Minas.

Em Juiz de Fora, segundo o chefe do Departamento de Informa??o e Promo??o Rural (Dinpru), Ign?cio Casta??n, n?o h? mais registro de abate de carne clandestina na cidade, desde que come?ou a "Opera??o Pratos Limpos".

"A fiscaliza??o ? intensa, mas evidentemente, as apreens?es continuam ocorrendo. Em Juiz de Fora, j? n?o existe mais abate de carne clandestina. O consumo destas carnes s?o oriundas de cidades menores. J? identificamos os pontos de entrada, os hor?rios e fazemos a fiscaliza??o de madrugada", explica Ign?cio.

As apreens?es de carnes impr?prias para o consumo continuam e, de acordo com Ign?cio, o volume diminui a cada ano. Em 2005, foram 4.480kg de carnes apreendidas; em 2006, o n?mero caiu para 2.239kg. De janeiro a abril deste ano, foram 671kg, sendo que 500 kg de carne impr?prias para o consumo foram encontrados em dois restaurantes da cidade, no dia 7 de mar?o. "Se continuar nesse ritmo, n?o chegaremos aos n?meros do ano passado. Tomara que a gente n?o passe disso", comenta.