Mutir?o de combate ? dengue na regi?o leste Casos de dengue em JF de janeiro a abril de 2007 aumentaram em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
30/04/2007

A zona Leste de Juiz de Fora ? a que apresenta o maior n?mero de casos da dengue na cidade, segundo a Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) da Prefeitura. Nesta quarta-feira, dia 02 de maio, o Mutir?o de Combate ? Dengue implantado desde o dia 20 de maio, chega a esta regi?o.

Segundo dados da Secretaria do Estado de Sa?de de Minas Gerais, fornecidos pelo Minist?rio da Sa?de ? equipe de jornalismo do portal ACESSA.com, Juiz de Fora teve 40 casos de dengue notificados em 2007, de janeiro ao dia 15 de abril, quando foi realizado o ?ltimo levantamento. Mais que o triplo em rela??o ao ano passado, que registrou 11 casos no mesmo per?odo.

De acordo com a chefe do departamento de vigil?ncia epidemiol?gica da prefeitura, S?nia Rodrigues, muitos desses casos s?o importados, n?o s?o aut?ctones, ou seja, contra?dos no munic?pio. "Ano passado todos esses casos n?o foram aut?ctones", argumenta S?nia.

J? nesse ano, dos 40 casos, 17 s?o aut?ctones. "N?o existe uma ?nica raz?o para o aumento. O ver?o, muita chuva contribuem. O aumento tamb?m se d? porque pessoas pegam a dengue em outras cidades e trazem para Juiz de Fora. O aumento ? de casos importados", garante S?nia.

Sobre o mutir?o, S?nia diz que o trabalho ? feito durante todo o ano e que toda a popula??o precisa fazer o seu papel. "O trabalho acontece sempre, tanto no combate ao foco como ao mosquito adulto. Os agentes e o carro fumac? - que lan?a insenticidas para eliminar o mosquito adulto - estar?o realizando esse multir?o na regi?o leste. Por?m, o controle do mosquito n?o depende unicamente do setor de sa?de. ? importante que haja integra??o entre os v?rios setores. Todo cidad?o tem que estar atento e fazer a sua parte", alerta.

O Demlurb tamb?m vai trabalhar fazendo a limpeza de vias e terrenos abandonados e a Cesama vai intensificar a limpeza dos c?rregos, com o objetivo de evitar a prolifera??o do mosquito.

O Mutir?o de Combate ? dengue ? formado por representantes da SSSDA, Defesa Civil, Secretaria de Pol?tica Urbana (SPU), Cesama, Secretaria de Planejamento e Gest?o Estrat?gica (SPGE), Secretaria de Comunica??o e Qualidade (SCQ), e do Demlurb, em parceria com a Ger?ncia Regional de Sa?de (GRS) e Funasa. Qualquer d?vida, os moradores podem ligar para o 199, telefone da Defesa Civil.

Dengue no Brasil

O ?ltimo levantamento do Minist?rio da S?ude sobre a situa??o da dengue no Brasil no ano de 2007 verificou que at? o dia 12 de mar?o de 2007 foram notificados 85.018 casos no pa?s, o que representa um aumento de 29,58% quando comparado com o mesmo per?odo de 2006 (resultados preliminares).

Mapa do Brasil com os dados sobre a dengue em algumas regi?es

Metade dos casos ocorreram no estado do Mato Grosso do Sul com 40.187 casos (50,4%). Minas Gerais est? em quinto lugar com 3.704 casos (4,6%).

A Regi?o Sudeste notificou 11.817 casos, com uma redu??o de 46,9%, quando comparado ao mesmo per?odo de 2006. O estado com maior n?mero de notifica?es ? o Rio de Janeiro com 4.196 casos, sendo 802 (19,1%) na capital. O Estado de Minas Gerais notificou 3.704 casos e os munic?pios com maior n?mero de casos s?o: Belo Horizonte - 386 (10,4%) e ?guas Formosas - 330 (8,9%).

Dicas para combater a dengue
Lixo e entulho
  • Joque no lixo todo objeto que possa acumular ?gua, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
  • Coloque o lixo em sacos pl?sticos e mantenha a lixeira bem fechada. N?o joque lixo em terrenos baldios.
  • Mantenha o saco de lixo bem fechado, e fora do alcance de animais, at? o recolhimento pelo Servi?o de Limpeza Urbana.
Plantas e jardins
  • Encha os pratinhos dos vasos de planta de areia, at? a borda. Se voc? n?o colocou areia e acumulou ?gua no pratinho, lave-o com escova, ?gua e sab?o. Fa?a isso uma vez por semana. Se voc? tiver vasos de plantas aqu?ticas, troque a ?gua e lave o vaso com escova, ?gua e sab?o uma vez por semana.
Ton?is e dep?sitos de ?gua
  • Feche bem os ton?is, barris ou jarras d'?gua. Utilize tampa pr?pria ou uma tela. Lave com escova e sab?o os tanques utilizados para armazenar ?gua do lado de fora da casa. Lave com escova e sab?o os utens?lios usados para guardar ?gua em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
Caixas d'?gua, calhas e lajes
  • N?o deixe a ?gua da chuva acumulada sobre a laje da sua casa. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a ?gua de correr pelas calhas de chuva. Mantenha a caixa d'?gua fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desn?veis. Vede com tela a abertura da sa?da do excesso d'?gua.

Fonte: Minist?rio da Sa?de


*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF