Sexta, 01 de maio de 2007, atualizada ?s 16h19

Mais de dois mil servidores municipais protestam por reajuste salarial no centro de Juiz de Fora


Renata Cristina
R?porter
01/06/2007

Em assembl?ia geral na manh? desta sexta, 01, engenheiros, m?dicos e servidores municipais sa?ram pelas ruas em protesto defendendo o reajuste salarial acima de 3%, proposto pela Prefeitura na ?ltima negocia??o do dia 30 de maio. De acordo com a Pol?cia Militar, cerca de 1.300 manifestantes percorreram a Avenida Rio Branco, Cal?ad?o da Rua Halfeld at? chegar a Pra?a da Esta??o.

"Nossa assembl?ia foi um sucesso e mostra a for?a dos servidores", afirma Cosme Nogueira, presidente do Sindicato dos Servidores P?blicos Municipais (Sinserpu). Conforme informou o ?rg?o, 90% do funcionalismo municipal aderiu a paralisa??o no per?odo da manh?.

Durante a tarde, foram os professores municipais que ganharam as ruas. Em greve desde o dia 28, a classe reivindica 29% de reajuste, referente as perdas acumuladas entre maio de 1997 a abril de 2004. Ap?s assembl?ia na Academia de Com?rcio, 800 representantes do magist?rio municipal desceram a Halfeld em dire??o a pra?a Ant?nio Carlos.

J? no final da tarde, sindicalistas se reuniram com o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos, Renato Garcia. O ?ndice de 3% de reajuste foi mantido, no entanto, alguns itens da pauta de reinvidica?es foram acatados pela Prefeitura. De acordo com o Sinserpu, houve acordo para a volta de f?rias coletivas para os servidores da AMAC, assinatura do plano de cargos da Empav e de um projeto de habita??o para servidores de baixa renda.

Os m?dicos e agentes comunit?rios do programa de Sa?de da Fam?lia ganham um plano de carreira, ainda a ser discutido com o Governo, al?m da permiss?o para criar um grupo de trabalho. Em reuni?o, ficou acordada, ainda, a cria??o de um grupo de estudo da Lei Municipal 8.710, que trata do Estatuto dos Servidores.

Os professores municipais votaram pela continuidade da greve, mesmo com a aprova??o de alguns pedidos da pauta, como efetiva??o de cerca de 150 professores aprovados em concurso, aumento da ajuda de custo para a valoriza??o do magist?rio e da remunera??o para reuni?o pedag?gica. "Consideramos important?ssimo esse primeiro avan?o nas negocia?es", considera Fl?vio Bitarello, coordenador do Sindicato dos Professores (Sinpro).

Atualmente, os professores com n?vel m?dio ganham R$ 552,23 e com n?vel superior R$ 813,93, com uma carga hor?ria de 20 horas semanais. O reajuste previsto pelo Sinpro segue a proposta da Confedera??o Nacional dos Trabalhadores da Educa??o (CNTE).