Quinta, 17 de maio de 2007, atualizada ?s 15h32

Mais de 500 aposentados de JF e regi?o devem responder ao Censo para garantir manuten??o do benef?cio


Fernanda Leonel
Rep?rter
17/05/2007

Exatos 551 juizforanos e moradores da regi?o foram convocados para responder ao Censo Previdenci?rio. Isso porque nesta quarta-feira, dia 16 de maio, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) lan?ou novo edital para recadastramento de aposentados e pensionistas.

De acordo com o site do INSS, o senso previdenci?rio serve para atualizar as informa?es e evitar fraudes. O processo de recadastramento funciona principalmente para o caso de falecimento do segurado e continuidade do pagamento, pois o sistema do INSS n?o consegue identificar o registro de ?bito.

Os aposentados e pensionistas convocados t?m 30 dias para fazer o censo. Caso contr?rio, o pagamento do benef?cio ser? bloqueado a partir de julho. At? o dia 15 de junho, quando vence o prazo determinado pelo INSS, o segurado poder? fazer a regulariza??o dos dados no banco onde o pagamento ? feito.

Se o censo n?o for feito, o pagamento do aposentado ser? bloqueado durante tr?s meses. Neste per?odo, o segurado ainda poder? desbloquear o pagamento no banco ap?s fazer o recadastramento. Depois de mais tr?s meses, o benef?cio ? cancelado e a reativa??o s? ser? poss?vel no posto do INSS.

Caso o segurado n?o tenha condi?es de ir at? o banco, o recadastramento pode ser feito por meio de procurador ou representante legal. Quando o recadastramento ? feito por procura??o, um funcion?rio do INSS vai at? o endere?o do segurado para fazer a confirma??o dos dados do censo.

Os documentos obrigat?rios para o censo s?o o CPF e um documento de identifica??o, que pode ser carteira de identidade, de trabalho ou de motorista, passaporte ou registro de conselho profissional. O INSS recomenda, tamb?m, que o benefici?rio apresente um comprovante de resid?ncia e o N?mero de Inscri??o do Trabalhador (NIT).