Ter?a, 22 de maio de 2007, atualizada ?s 18h28

Depois de tr?s meses em greve, defensores p?blicos retomam as atividades parcialmente


Fernanda Leonel
R?porter
22/05/2007

Depois de 99 dias de paralisa??o, os defensores p?blicos optaram pela suspens?o da greve, at? que o governo do estado apresente novas propostas para a classe. Desde a ?ltima segunda, dia 21 de maio, os 25 defensores p?blicos de Juiz de Fora voltaram ao trabalho parcialmente.

Segundo informou o defensor L?cio Heleno Moreira, o grupo s? vai trabalhar com atividades extra-judicias. Ou seja, atendimentos de penitenci?rias, ?rg?os de deten??o de menores e orienta?es. N?o v?o pegar processos no f?rum ou aceitar novos.

Os defensores voltam parcialmente ao trabalho at? o dia 06 de junho, data que devem entrar em negocia??o mais uma vez com o governo do estado. De acordo com L?cio Heleno, na reuni?o em Belo Horizonte na ?ltima sexta, o governo reconheceu que a proposta enviada por ele n?o atendia ?s reivindica?es do grupo, mas afirmou que s? voltaria a negociar caso eles voltassem ?s atividades.

"Resolvemos dar uma tr?gua ao governo acreditar na sua inten??o, apesar de nossa greve ter rela??o exatamente com uma promessa que ele n?o cumpriu. Vamos esperar at? o dia 06 de junho, que marca exatamente 15 dias de nossa espera, para dar novos rumos ao movimento", afirmou L?cio.

Segundo informa?es da Defensoria, j? nos dois primeiros dias de volta ao trabalho, a classe dos defensores j? enviou ao governo do estado propostas do que esperam do executivo. At? o momento, n?o obtiveram resposta.

Em greve desde 12 de fevereiro deste ano, a categoria reivindica aumento do subs?dio dos funcion?rios e ainda reclamam da estrutura prec?ria de trabalho e do grande volume de processos que cada defensor acompanha.

Em Juiz de Fora, de acordo com informa?es do defensor L?cio Heleno, a sobrecarga de trabalho alcan?a n?meros representativos no estado, j? que a cidade tem, em m?dia, um defensor para cada tr?s varas c?veis - quando o natural seria a l?gica um para um.

"Tem defensor da vara da fam?lia, por exemplo, que faz de oito a nove audi?ncias por dia. Chegam em casa depois das 20h. Isso compromete tamb?m a qualidade do trabalho executado", afirma.