Massagem est?tica n?o ? feiti?aria

Rep?rter: Emilene Campos
01/03/2000

Aparato hi-tech ajuda a revitalizar rosto, pernas e bumbum

As mesmas m?os de fada que servem para relaxar podem contribuir para voc? perder medidas e dar um sumi?o no ?efeito casca de laranja? de pernas e bumbuns. Milagre? N?o! S?o as massagens est?ticas oferecidas em sal?es de beleza e cl?nicas da cidade. No tratamento, as massoterapeutas usam um verdadeiro arsenal que se une como m?gica as m?os. M?quinas como ultrassom, termoredutor, estimulador e cremes especiais entram com tudo quando o assunto ? eliminar gordurinhas localizadas e amenizar a celulite.

?Mas de nada adianta toda esta parafern?lia se, logo ap?s a sess?o, a cliente entrar no bar da esquina e deliciar um bom peda?o de torresmo?, ironiza a esteticista Maria Bet?nia Silva de Oliveira. A profissional garante que ? poss?vel perder de dois a quatro cent?metros nas medidas, ap?s 40 minutos no aparelho termoredutor. ?A massagem pode funcionar como um catalisador num processo que envolve disciplina na pr?tica de exerc?cios e cuidados com a alimenta??o?, completa a massoterapeuta Cl?udia Dornelas. ?N?o operamos milagres. Com a massagem, o corpo pode ser modelado, mas se a pessoa n?o mudar seus h?bitos, o efeito ? tempor?rio?, enfatiza.

A dermatologista Cristina Mansur explica que esses resultados s?o poss?veis porque o uso dos aparelhos estimula a circula??o sang??nea e a massagem manual faz a drenagem. ?Quando bem feita, a massagem s? pode fazer bem para a sa?de?, defende Cristina. A massagem manual, por exemplo deve ser feita suavemente de baixo para cima, para facilitar o retorno linf?tico, ou seja, a drenagem dos l?quidos para os abd?men. Medida que previne e serve para atenuar a celulite. ?J? a massagem profunda, realizada com ajuda de aparelhos, al?m de estimular a circula??o sang??nea pode diminuir a flacidez da pele?, garante.

O tempo de tratamento varia de acordo com o grau da celulite, mas o indicado s?o tr?s sess?es por semana. Depois de amenizado o problema, ? importante que sejam realizadas sess?es de manuten??o uma vez por m?s. Nesse caso, orienta Cl?udia Dornelas, o ideal ? que a massagem seja feita uma semana antes da menstrua??o, per?odo em que a mulher ret?m mais l?quidos.

Todas essas vantagens n?o se restringem a coxas e bumbum. At? mesmo o rosto pode ganhar novos ares depois de duas ou tr?s sess?es de massagem. Al?m do efeito rejuvenecedor e do enrijecimento, a massagem facial pode ajudar acelerar a recupera??o de uma cirurgia pl?stica. ?A massagem diminui a reten??o do l?quido, eliminando o incha?o, comum ap?s a cirurgia?, informa a esteticista Dayse Cardoso. Al?m de cremes a base de vitaminas C e E, tamb?m s?o usadas descargas el?tricas de baixa voltagem (corrente far?dica) que estimulam a musculatura do rosto.

Marlise Camilher Gomes j? fez duas sess?es completas de massagem facial e diz que o resultado ? b?rbaro. ?Senti minha pele super hidratada, rejuvenescida. Minha pele ficou t?o lisinha que parecia a de um beb?, comemora.

Leia tamb?m: