"Fica Vivo" ser? implementado em JF Projeto prev? preven??o da criminalidade em ?reas de risco em todo o Estado

Renata Cristina
Rep?rter
11/06/2007

Mat?rias relacionadas:

Com o objetivo conter o crescimento da viol?ncia, reduzir os ?ndices de criminalidade e fornecer mais seguran?a ? popula??o, ? que Juiz de Fora passa a contar, a partir de agosto deste ano, com o projeto Fica Vivo, programa de controle de homic?dios, do n?cleo de Preven??o ? Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Entre os fatores que impulsionaram a cria??o de um trabalho voltado especificamente para a cidade, est? o aumento de 44% no n?mero de homic?dios, segundo diagn?stico divulgado pela Funda??o Jo?o Pinheiro, com base nos anos de 2005/2006.

"Em termos absolutos ? um n?mero bastante razo?vel, se compararmos a outras cidades do pa?s e at? da Am?rica Latina. A nossa expectativa ? intervir antes que o crime aconte?a", afirma M?rcia Cristina Alves, superintendente de Preven??o ? Criminalidade da Seds.

O projeto tem perspectiva de atuar em duas frentes: uma de interven??o estrat?gica e outra de prote??o social. A primeira trabalha em parceria com o Minist?rio P?blico, Poder Judici?rio, Pol?cia Civil, Pol?cia Militar e Secretaria de Defesa Social para investigar as principais causas dos homic?dios. "Este grupo n?o prev? a?es de ocupa??o ou imediatistas, mas a m?dio, longo prazo e que tenham natureza permanente", explica M?rcia.

A outra frente ? direcionada aos jovens de 14 a 24 anos, com a?es preventivas, atrav?s de um n?cleo de refer?ncia dentro da pr?pria comunidade. Os grupos comunit?rios levam oficinas educativas, culturais e profissionalizantes as ?reas de risco. Contam, ainda, com o patrulhamento ostensivo feito pelo Grupamento Especializado de ?reas de Risco (Gepar) da Pol?cia Militar de Minas Gerais.

O projeto j? est? sendo desenvolvido em 19 cidades de Minas, onde foi constatada a redu??o de 50% da criminalidade. Para o in?cio das atividades, o N?cleo de Estudos Estrat?gicos da Universidade Federal de Juiz de Fora vai realizar um um diagn?stico qualitativo da viol?ncia na regi?o. A previs?o ? que o primeiro relat?rio seja divulgado em agosto.