Confirmada a morte de Jo?o Jos? Vasconcellos Restos mortais do engenheiro juizforano, desaparecido em 2005, foram encontrados e ser?o sepultados no Parque da Saudade

Fernanda Leonel
Rep?rter
14/06/2007

J? est?o sendo velados os restos mortais do engenheiro juizforano, Jo?o Vasconcellos, no Cemit?rio Parque da Saudade, em Juiz de Fora. O enterro est? marcado para ?s 16h. O prefeito Alberto Bejani decretou luto oficial de tr?s dias na cidade.

O Itamaraty confirmou, na quinta-feira, dia 14 de junho, a morte do engenheiro, funcion?rio da construtora Norberto Odebrecht, desaparecido desde 19 de janeiro de 2005.

Por meio de nota oficial, o Minist?rio das Rela?es Exteriores informou que os restos mortais do brasileiro foram encontrados. A identidade foi confirmada em exame realizado por peritos forenses com o apoio da Embaixada do Brasil no Kuait.

Os restos mortais chegaram em S?o Paulo no in?cio da manh? desta quinta-feira. O translado segue para Juiz de Fora, para enterro na tarde desta sexta-feira, dia 15, no Cemit?rio Parque da Saudade. A repatria??o j? foi providenciada.

A irm? do Jo?o Vasconcellos, Isabel Cristina Vasconcellos Elkhouri, afirma que a confirma??o da morte do irm?o, representa de certa forma, o fim de uma expectativa para a fam?lia. "N?o ter not?cias ? uma coisa muito ruim. O desaparecimento que no come?o significava esperan?a, se transformou em uma tristeza profunda com o passar do tempo. O que era sinal de vida, virou um sinal de morte", analisa.

Para ela, a informa??o fecha um ciclo na vida de todos que de certa forma j? esperavam a informa??o. "Depois de dois anos e meio, fica dif?cil n?o pensar que n?o teria sido isso o acontecido. Pai e m?e sempre acreditam, mas n?s os irm?os, j? est?vamos esperando. Infelizmente."

No entanto, Isabel foi enf?tica em dizer que o fato de n?o se ter not?cias de como tudo aconteceu, "faz da fam?lia pessoas mais tristes e mais indignadas". At? o fechamento dessa mat?ria, a irm? do engenheiro n?o tinha a informa??o sobre onde os restos mortais de Jo?o foram encontrados.

Posicionamentos

Foto de Jo?o Vasconcellos Em nota oficial, a construtora Odebrecht diz que desde o desaparecimento de Jo?o Vasconcellos, quando houve o ataque ao comboio em que ele viajava de Baiji para Bagd?, foram feitos in?meros contatos, liderados pelo Itamaraty, com autoridades estrangeiras e organiza?es n?o-governamentais.

O engenheiro juizforano trabalhava h? mais de 20 anos na empresa, e estava no Iraque para a constru??o de uma usina el?trica pela construtora.

O Itamaraty se pronunciou, tamb?m por nota oficial. O Minist?rio tamb?m fez quest?o de ressaltar a procura intensa nos ?ltimos dois anos e meio:

"Como se recorda, desde o desaparecimento do cidad?o brasileiro, foram realizados in?meros contatos, inclusive no mais alto n?vel, junto a governos estrangeiros e entidades n?o-governamentais.

Personalidades pol?ticas, esportivas e religiosas fizeram apelos humanit?rios, e familiares do engenheiro gravaram mensagens, veiculadas na imprensa escrita e em cadeias de televis?o dos pa?ses ?rabes. Membros das comunidades ?rabe e isl?mica no Brasil tamb?m cooperaram na busca de informa?es.

Ao lamentar a morte do engenheiro Jo?o Jos? Vasconcellos J?nior, o Governo brasileiro apresenta a sua fam?lia e amigos as express?es do mais profundo pesar"

, diz a nota oficial