Segunda-feira, 09 de julho de 2007, atualizada ?s 17h38

JF inicia campanha de vacina??o anti-r?bica


Thiago Werneck
*Colabora??o

C?es e gatos da zona rural de Juiz de Fora come?aram a ser vacinados nessa segunda-feira, dia 9 de julho, na Campanha de Vacina??o Anti-r?bica. A expectativa ? de que quase quatro mil animais recebam a vacina em dez dias da primeira etapa da campanha que termina dia 20 de julho.

Ser?o atendidas as localidades de Sarandira, Caet?, Igrejinha, Monte Verde, Toledos, Valadares, Penido, Humait?, Paula Lima, Chap?u D'Uvas, Dias Tavares, Ros?rio de Minas, Torre?es, Pirapetinga e Linhares. Em cada dia, as duas equipes da vacina??o passam em at? quatro desses locais.

Ao todo s?o 50 postos recebendo os animais. Segundo o veterin?rio do setor de zoonoses da prefeitura, Jos? Geraldo de Castro J?nior, o principal objetivo ? prevenir a doen?a entre as pessoas. "A raiva ? uma doen?a 100% letal e 100% evit?vel, basta a preven??o. O apelo na Zona rural ? maior porque h? a presen?a de mais morcegos, que depois de gato e cachorro ? o principal transmissor da raiva", alerta.

Outros mam?feros como boi, cabritos, porcos, ovelhas n?o est?o livres da doen?a, mas ficam de fora da campanha de vacina??o. Jos? Eduardo ressalta que nesse caso a responsabilidade ? do propriet?rio dos animais. " Esses animais tamb?m devem ser imunizados, porque a raiva ? uma doen?a perigosa. Desde 1998 n?o registramos um caso em Juiz de Fora, gra?as ao sucesso das constantes campanhas de vacina??o", avalia.

A raiva ? transmitida pela saliva ou secre??o do animal raivoso e ainda n?o h? cura para doen?a, por isso ? t?o importante a preven??o. Na zona urbana, a primeira etapa da vacina??o vai acontecer no dia 22 de setembro. Ao todo, a campanha deve envolver cerca de 1,2 mil pessoas, entre profissionais da sa?de e volunt?rios, como Ex?rcito, escoteiros e escolas de enfermagem e de veterin?ria. A segunda e ?ltima etapa da campanha na zona rural acontece em agosto.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF