Ter?a-feira, 10 de julho de 2007, atualizada ?s 17h37

Servidores da UFJF e defensores p?blicos mant?m greve


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiram em assembl?ia, realizada nesta ter?a, 10 de julho, manter a greve, iniciada em 28 de maio. Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf), Paulo Dimas, as negocia?es, em Bras?lia, n?o tiveram avan?os em rela??o ? semana passada.

Na quinta-feira, 12 de julho, os servidores da UFJF participam, em S?o Jo?o del-Rei, de um ato p?blico junto com trabalhadores t?cnico-administrativos das universidades federais de Lavras, Vi?osa, Ouro Preto e S?o Jo?o del-Rei. Eles prometem compor a manifesta??o com ironia, fazendo o "enterro da corrup??o", o "desfile do presidente que traiu os trabalhadores", al?m de apita?o e panfletagem.

A pr?xima assembl?ia dos servidores da UFJF foi marcada para o dia 16 de julho, ?s 15h, no Hospital Universit?rio do centro. Nessa reuni?o os trabalhadores decidem se participar?o da caravana que vai para Bras?lia, na semana que vem, refor?ar o movimento de greve dos servidores de outras universidades pelo Brasil.

Entre as reinvidica?es dos profissionais est?o o reajuste salarial, a retirada do Projeto de Lei Complementar 01/07 do Congresso Nacional e a perman?ncia do direito de greve entre os funcion?rios p?blicos.

Defensores p?blicos

J? os defensores p?blicos de Juiz de Fora, em greve desde o dia 12 de fevereiro, est?o com as atividades parcialmente paradas. Segundo uma das 25 defensoras p?blicas da cidade, Denise Magaldi Valverde, apenas os casos de emerg?ncia s?o atendidos. A pr?xima assembl?ia da categoria est? agendada para o dia 18 de julho, em Belo Horizonte.

O objetivo da classe ? a equipara??o salarial com outros cargos do meio jur?dico, como os promotores. A categoria reclama, ainda, da estrutura prec?ria de trabalho, al?m do grande volume de processos para acompanhamento.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF