Sexta-feira, 20 de julho de 2007, atualizada ?s 13h22

Pr?mio "Amigo do Patrim?nio" para estimular preserva??o e valoriza??o de bens culturais


*Guilherme Oliveira
Colabora??o

As inscri?es para a segunda edi??o do pr?mio Amigos do Patrim?nio come?am a partir do dia 23 de julho, segunda-feira, at? o dia 31 de julho. Promovido pela Funda??o Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a premia??o visa estimular atividades de preserva??o de bens culturais tombados pelo munic?pio e de valoriza??o do patrim?nio cultural de Juiz de Fora.

O pr?mio destaca as iniciativas de pessoas f?sicas e jur?dicas, de direito p?blico ou privado que tenham praticado a?es de conserva??o, preserva??o, defesa ou divulga??o do patrim?nio al?m de iniciativas voltadas para a difus?o de conceitos que auxiliem a compreens?o do que ? patrim?nio cultural.

De acordo com a Funalfa, concorrem ao pr?mio iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade; institui?es e entidades civis, e a?es que mesmo desconhecidas do grande p?blico tenham propiciado positivamente para o bem cultural do munic?pio. "N?o precisam ser somente a?es conhecidas do grande p?blico", ressalta a historiadora da Funalfa, Erika Aleixo.

Este ? o segundo ano do pr?mio e a expectativa, segundo ?rika, ? que o n?mero de indicados em 2007 seja maior, j? que a divulga??o est? acontecendo com mais anteced?ncia que ano passado. O pr?mio foi institu?do pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006.

As inscri?es

Para se inscrever, o candidato deve preencher uma ficha espec?fica, disponibilizada gratuitamente, na Divis?o de Patrim?nio Cultural da Funalfa, no per?odo de 23 a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, de 9h ?s 12 h e de 14h ?s 18h (Av. Rio Branco, 2234). Al?m dos nomes do indicado e do indicador, ? preciso apresentar uma descri??o da a??o, com justificativa para indica??o e, de prefer?ncia, com fotos ou outros elementos informativos da iniciativa proposta para a premia??o.

Os selecionados receber?o uma placa de reconhecimento. A premia??o ser? entregue no dia 17 de agosto.

Fonte: Funalfa

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF