Segunda-feira, 23 de julho de 2007, atualizada ?s 18h53

Funcion?rios da Mercedes-Benz mant?m paralisa??o


Thiago Werneck
Colabora??o*

Os funcion?rios da Mercedes-Benz (Daimler) em Juiz de Fora, completaram nessa segunda-feira, dia 23 de julho, o terceiro dia de paralisa??o. O ato est? mantido para esta ter?a-feira, dia 24, e s? ser? interrompido caso a empresa abra negocia??o com o Sindicato dos Metal?rgicos. Ao todo s?o 1100 funcion?rios parados. Eles ficam reunidos, no p?tio da empresa, durante todo expediente de trabalho, das 7h30 ?s 16h30.

Nessa segunda-feira, o presidente do sindicato Geraldo Werneck conversou com dirigentes da empresa em S?o Bernardo dos Campos, S?o Paulo, por telefone. "Eles terem aberto o di?logo foi uma sinaliza??o importante. Eles prometeram enviar um negociador da empresa para conversar com a gente nessa ter?a. Caso haja avan?os na negocia??o, a paralisa??o ser? interrompida", revela.

De acordo com o Sindicato, a atual jornada de trabalho ? de 44 horas semanais e eles reivindicam que ela seja reduzida para 40 horas, para eliminar o trabalho nos s?bados. Eles ainda querem uma participa??o nos lucros, de R$ 4.500 em 2007, R$ 2.700 a mais do que no ano passado. Al?m disso, os sindicalistas pedem sal?rios iguais para os que exer?am os mesmos cargos.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo na UFJF