Quarta-feira, 15 de agosto de 2007, atualizada ?s 11h37

Agosto j? registra 84 ocorr?ncias de queimadas em JF


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Juiz de Fora enfrenta uma onda de queimadas por toda a cidade. A m?dia de ocor?ncias chega a seis por dia nessa ?poca de estiagem. S? em agosto, foram notificados 84 focos de inc?ndio nas matas. No acumulado do ano, o n?mero passa para 367.

Segundo o assessor do 4? Batalh?o do Corpo de Bombeiros, capit?o Santiago, os n?meros eram esperados, j? que a regi?o enfrenta um per?odo de seca mais rigoroso do que no ano passado. Mas o alerta continua para que toda a popula??o fique atenta e ligue para o corpo de bombeiros, pelo 193, assim que perceber sinais de fogo nas matas.

"As queimadas est?o ocorrendo em toda a cidade. Ent?o fica dif?cil estabelecer uma ?rea espec?fica onde a popula??o deva ter mais cuidado. Mas a orienta??o ? que n?o se jogue tocos de cigarro em matas e n?o fa?a queimadas descontroladas em terrenos abandonados", alerta o capit?o.

Em todo o estado houve um aumento de 36,6% no n?mero de focos de queimadas entre janeiro e julho deste ano, em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. S? em julho, foram 1.500 focos registrados pela Companhia Energ?tica de Minas Gerais - Cemig.

Julho tamb?m foi respons?vel por 42,3% do total de interrup?es em redes de distribui??o e linhas de transmiss?o de energia provocadas por inc?ndio em Minas Gerais.


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF