Sexta, 24 de agosto de 2007, atualizada ?s 18h06

UFJF quer transferir Casa de Parto para o CAS


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A proposta de transfer?ncia da Casa de Parto para o Centro de Aten??o ? Sa?de (CAS) existe desde mar?o deste ano e partiu da reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com a professora, enfermeira, obstetra e vice-coordenadora da CP, Maria das Dores de Souza, a id?ia veio como uma forma de reduzir os custos da UFJF, j? que o n?mero de atendimentos ainda ? pequeno. "A reitoria alegou que se a CP estiver pr?xima ao hospital, o n?mero de atendimentos poderia aumentar".

Maria das Dores diz tamb?m que, por enquanto, a coordena??o da CP ? contr?ria ? mudan?a. "N?o h? condi?es para que a transfer?ncia aconte?a enquanto n?o houver a constru??o de uma maternidade e tamb?m da Casa de Parto, acoplada".

A concep??o da casa de parto ? ser independente de uma unidade de sa?de e atender com partos naturais. S? no caso de haver risco no parto ? que a paciente ser? levada para um hospital. O mais pr?ximo fica a cerca de seis minutos da Casa.

A proposta ainda est? sendo discutida entre a reitoria e a coordena??o da Casa de Parto. Maria das Dores v? a proposta como um equ?voco da administra??o da Universidade. "N?o faz sentido ter uma casa de parto dentro de um hospital, vai contra a proposta do nosso trabalho. Principalmente, porque no CAS n?o existe nem maternidade". A enfermeira diz ainda que a UFJF est? aberta ? discuss?o.