Juiz de Fora vai ganhar "Casa dos Artistas" Na apresenta??o do trof?u para o 2? Festival Nacional de Teatro, prefeito oficializa doa??o de terreno para constru??o do Abrigo


Renata Solano
*Colabora??o
03/09/2007

A exemplo da Casa dos Artistas localizada no Rio de Janeiro (clique para conhecer), o prefeito Alberto Bejani assinou nesta segunda-feira, dia 03 de setembro, um decreto para a doa??o de um terreno, com uma ?rea de 3.454 metros quadrados, localizado pr?ximo ao bairro Milho Branco para a constru??o da "Casa dos Artistas de Juiz de Fora". O objetivo do novo espa?o, segundo a superintendente da Funalfa, Marluce Ara?jo Ferreira ? "cuidar dos artistas e divulgar a cultura do nosso munic?pio".

O terreno j? foi doado, mas ainda n?o se sabe a data que as obras v?o come?ar. Para a presidente da Associa??o dos Produtores de Artes C?nicas de Juiz de Fora (APAC), Sandra Em?lia, a id?ia ? v?lida, mas ela n?o acredita que haja ncessidade de um espa?o s? para este fim. "Nossa realidade ? diferente dos grandes centros. Felizmente, n?o existe em Juiz de Fora, artistas passando dificuldades ao ponto de ir para um abrigo. Acredito que a id?ia ? interessante se al?m desse prop?sito, outras propostas estiverem agregadas ao espa?o", comenta.

Festival Nacional de Teatro

o desenhista 
Luciano Sales ao lado da superintendente da Funalfa, Marluce Ferreira Na ocasi?o, foi apresentado tamb?m o trof?u escolhido para ser entregue ? pe?a vencedora do Festival Nacional de Teatro, que acontece entre os dias 06 e 09 de setembro, em Juiz de Fora (veja a lista com as datas das apresenta?es).

O desenhista, Luciano de Oliveira Sales (foto), vencedor do trof?u escolhido explica que sempre trabalha em suas cria?es com a figura humana e que, para este projeto, pensou em um rosto. Por ser um trof?u de teatro, ele idealizou o sorriso e a l?grima para compor a arte. "Mais feliz que eu, s? a minha m?e", resumiu ao falar da felicidade por ter seu trabalho escolhido.

A proposta vencedora ? uma escultura prateada de a?o retorcido, em formato de rosto humano com uma l?grima, confeccionada com espessura de dois mil?metros. A pe?a ? afixada em uma base de madeira maci?a, na cor preta, com 30 cent?metros de comprimento. Na mesma base, ao lado da escultura, ? afixada uma plaqueta de a?o com a inscri??o e as logomarcas do 2? Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, na cor preta com impress?o em prateado (veja na foto acima na abertura da mat?ria).

Resultado

A entrega do trof?u aos vencedores acontecer? no pr?ximo domingo, dia 09 de setembro, no Cine Theatro Central (Pra?a Jo?o Pessoa, s/n?) A entrega ser? feita por Elizabeth Savalla escolhida para fazer a premia??o por representar, segundo Bejani, a fam?lia dos artistas da cidade. "Ela destina parte de sua renda para dar suporte aos artistas necessitados", comenta o prefeito.

Em sua segunda edi??o, o Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora recebeu 53 inscri?es de espet?culos de diversos estados do Brasil. Doze produ?es de rua e de palco, nas categorias adulto e infantil, foram selecionadas para a competi??o.

Os espet?culos ser?o apresentados no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) (Avenida Get?lio Vargas, s/n?), no Centro Cultural Pr?-M?sica (Avenida Rio Branco, 2329) e no Parque Halfeld. Os ingressos para assistir ?s pe?as ser?o trocados na Funalfa por um quilo de alimento n?o-perec?vel (exceto sal e fub?).

Segundo Bejani a id?ia ? transformar o Festival, no pr?ximo ano, para um evento sul-americano de Teatro com a participa??o de outros pa?ses.

*Renata Solano ? estudante de jornalismo da UFJF