Quarta, 12 de setembro de 2007, atualizada ?s 13h38

Farm?cias devem se adequar at? novembro ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Todas as farm?cias e drogarias de Minas Gerais devem se integrar ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) at? o dia 2 de novembro. O software vai capturar e tratar as informa?es sobre produ??o, com?rcio e venda de subst?ncias ou medicamentos controlados, vendidos somente com apresenta??o e reten??o da receita m?dica.

O programa foi desenvolvido pela Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) com o objetivo de tornar a fiscaliza??o dos estabelecimentos mais efetiva, combatendo a venda de rem?dios sem receita. Al?m disso, os governos podem tra?ar pol?ticas de sa?de com base nas informa?es sobre o consumo dos medicamentos.

Atualmente, as informa?es sobre entrada, sa?da e estoque dos rem?dios s?o lan?adas em livros de registro e, a cada tr?s meses, as farm?cias enviam estes dados para a Anvisa. De acordo com a farmac?utica Nancy Guzella Chehuen, todas as receitas s?o recolhidas, numeradas, guardadas e as informa?es passadas para o livro. Os medicamentos ficam guardados em um local trancado e s? o farmac?utico respons?vel tem acesso a eles.

Sobre o novo sistema, Nancy diz que o farmac?utico vai ter benef?cios. "N?o vamos precisar anotar os dados no livro, o que d? mais agilidade e acesso mais f?cil ?s informa?es". Por?m, Nancy tamb?m aponta o lado negativo. "?s vezes, faz?amos alguma conta errada, em fun??o do grande movimento na farm?cia, e t?nhamos a oportunidade de consertar antes de enviar os dados. Agora, isso n?o vai ser poss?vel mais".

Nancy acrescentou que novo sistema n?o vai gerar custos para as farm?cias. "O ?nico problema ? que ele n?o roda em qualquer computador. Aqui, provavelmente teremos que adquirir uma m?quina mais moderna". O cadastro dos estabelecimentos e o download do programa podem ser feitos pela internet, no site da Anvisa e somente os farmac?uticos ter?o a senha de acesso.