PJF negocia o Terminal do Sitt com a Faculdade Doctum Prefeitura est? negociando o espa?o h? cerca de 20 dias


Mat?ria enviada pelos internautas Ana Paula Rivello e Fabricio Ferrarez, estudantes de
Comunica??o da UFJF, atrav?s do link SUA NOT?CIA. Se quiser participar, clique aqui


O Terminal Romeu Vianna do Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (Sitt) est? desativado desde o dia 24 de setembro de 2006. A assessoria de Comunica??o da Prefeitura informou, por telefone, que o im?vel pode virar um campus da Faculdade Doctum.

A negocia??o est? sendo feita h? cerca de 20 dias e se tudo der certo, o prefeito Alberto Bejani s? vai se pronunciar sobre o assunto em entrevista coletiva. O diretor da unidade de ensino em Juiz de Fora, Deo Pimenta Dutra, confirmou a negocia??o, mas se negou a dar mais detalhes sobre o assunto.

? f?cil entender porque a prefeitura trata o tema com tanta discri??o. Mesmo ap?s um ano de sistema desativado, a popula??o n?o esqueceu a quantia de dinheiro "desperdi?ada" para a constru??o do Terminal. A implementa??o do Sitt consumiu R$ 47 milh?es, pagos com o dinheiro das passagens de ?nibus. Somente o terreno para a constru??o do terminal, no bairro Santa L?cia, custou R$ 1,4 milh?o.

V?rias informa?es sobre a poss?vel constru??o de outras obras foram dadas pela prefeitura, entre elas de que o local seria o novo hospital da Zona Norte (releia a mat?ria), mas que depois foi transferido para Benfica (recorde esta informa??o). A not?cia mais recente era de que o Terminal do Sitt poderia abrigar centro de intelig?ncia das pol?cias civil e militar.

O presidente da Astransp, Fernando Goretti, disse que ainda n?o foi informado sobre a negocia??o com a Faculdade Doctum. "Acho um absurdo o funcionamento de uma faculdade l?", afirmou. Goretti entende que deveriam ser feitos acertos para que o Sitt funcionasse plenamente. O presidente da Astransp explica que o Sistema Integrado de Transporte ? uma tend?ncia nos grandes centros para minimizar o efeito do excesso de ve?culos circulando nas cidades. "O investimento no Sitt foi feito para trazer melhorias no tr?nsito e baratear o transporte p?blico em Juiz de Fora".

Segundo o professor da faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wagner Campos, a prefeitura pode fazer um acordo para que uma empresa privada use o terminal. Mas, no caso da venda do im?vel, seria necess?ria a aprova??o de uma lei municipal, pela C?mara de Vereadores.

Veja a opini?o de quem mora na Zona Norte
"Gostaria que fosse uma faculdade p?blica. Podia at? ser particular, mas com pre?os populares, mais baratos que as faculdades do centro da cidade. A Zona Norte n?o possui faculdade e pagar ?nibus para estudar no centro acaba saindo mais caro."

?ngela das Gra?as dos Santos, 43 anos, servi?os gerais, Bairro Benfica



"Acho que deveria ser uma faculdade. Beneficiaria a popula??o por ainda n?o ter nenhuma aqui. Ou talvez um pronto-atendimento, j? que a popula??o precisa de um atendimento devidamente equipado e preparado para atender as diversas enfermidades e principalmente traumas. No modelo do HPS seria o ideal."

Deusdeth Martins, 28 anos, bombeiro militar, Bairro S?o Judas Tadeu



"Um Gin?sio Poliesportivo, pois o desporto em Juiz de Fora anda muito abandonado. N?o possu?mos nenhuma equipe de ponta para disputar campeonatos. O gin?sio que est? sendo constru?do do lado do est?dio beneficia somente um lado da cidade. Existem diversas quadras nas pra?as aqui na Zona Norte, mas n?o possu?mos profissionais adequados para ensinar os esportes ? popula??o."

Lu?s Filipe Alvim, 23 anos, estudante de educa??o f?sica, Bairro Benfica



"Deveria ser transformado em um centro cultural, para atender as pessoas carentes da regi?o. Tamb?m para as crian?as desenvolverem atividades, descobrirem uma voca??o art?stica , trabalharem tamb?m o h?bito pela leitura."

Cintia Moreira, 31 anos, professora de biologia , moradora do Vitorino Braga (trabalha na regi?o)



"? importante lembrar, que hoje ali funciona um centro regional, que ? uma proposta inovadora no sentido de voc? descentralizar as atividades que a comunidade encontra que s?o os servi?os do poder publico, voc? pode encontrar mais perto do bairro. Seria legal se o espa?o fosse usado para amplia??o desses servi?os."

Vanderlei Tom?s, 43 anos, presidente da Associa??o de moradores do Bairro Ara?jo, Bairro Ara?jo

O fim do Sitt
O Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (SITT) foi um projeto criado e iniciado na gest?o do ex-prefeito Tarc?sio Delgado. O objetivo era desafogar o tr?nsito do centro da cidade e tornar o transporte p?blico mais barato e ?gil. Com o custo de apenas uma passagem, a popula??o poderia pegar um ?nibus de sua casa at? um terminal, e de l? escolher outra linha para seguir, assim como acontece em Curitiba. A constru??o de um terminal na Zona Norte era a primeira etapa do projeto. A obra foi conclu?da na administra??o do Prefeito Alberto Bejani e come?ou a funcionar dia 15 de janeiro de 2005.

O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) previa a constru??o de tr?s terminais. A Prefeitura alegou que n?o tinha verba para mais obras. Com o in?cio do funcionamento do ?nico terminal constru?do, vieram muitas reclama?es. Os usu?rios estavam insatisfeitos com a superlota??o dos ?nibus e com a demora para chegar ao destino final. O prefeito Bejani decretou o fim do SITT no dia 24 de setembro de 2006. Ele argumentou que a popula??o estava contrariada e o projeto tinha sido mal formulado.

Sua opini?o

A quest?o do Terminal do SITT deve desembocar num processo de cess?o por tempo determinado, atrav?s de um acordo celebrado entre a Prefeitura e a Institui??o de Ensino Superior. N?o pode ? aquele im?vel ficar sem utiliza??o por parte da popula??o.

As Universidades P?blicas Estatais n?o t?m mais como ampliar o n?mero de vagas diante dos recursos que recebem do Governo Federal, que s?o insufici?ncias para sua pr?pria manuten??o. No contexto do ensino superior brasileiro, tem surgido no nosso pa?s, com destaque maior para a regi?o sul, as Universidades Comunit?rias, tamb?m conhecidas como P?blicas n?o-Estatais. Podem receber recursos p?blicos, desde que comprovem sua aplica??o exclusiva nas suas atividades fins (ensino, pesquisa e extens?o) e, com isso, cobrar mensalidades condizentes com a condi??o de vida das comunidades de seu entorno, n?o ter finalidades lucrativas, submeter-se a auditoria do poder p?blico, manter representa??o da comunidade nos seus ?rg?os de representa??o e com isso e oferecer ensino de qualidade e voltado para os reais interesses da comunidade.

Isto j? est? previsto no Art. 213 da Constitui??o e na LDB. Seguindo esta orienta??o estabelecida, acreditamos que Prefeitura e IES estariam oferecendo ? Comunidade da Zona Norte a possibilidade de buscar melhores condi?es de vida atrav?s do aperfei?oamento profissional e buscando uma utiliza??o vi?vel para o im?vel, que continuaria sendo p?blico.

Misael Camargo
Prof. Aposentado da UFJF

Enquete
O que voc? acha sobre a poss?vel constru??o de uma faculdade particular no local onde funcionou o Sitt ?
      Sou contra
      Sou a favor
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com