Ter?a-feira, 02 de outubro de 2007, atualizada ?s 14h30

N?mero de eletrocutados em Juiz de Fora j? ? maior que no ano passado. Veja as dicas para evitar acidentes


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Desde o in?cio do ano, quatro pessoas foram eletrocutadas em Juiz de Fora. O n?mero ? maior que o de 2006, quando tr?s acidentes envolveram a popula??o da cidade. Os dados s?o da Cemig e foram divulgados pelo t?cnico em seguran?a do trabalho da empresa, Luciano Vieira Soares.

Segundo Luciano, do total de acidentes neste ano, um foi fatal. "O acidente envolveu a equipe de uma empresa de transmiss?o de energia do Rio de Janeiro que trabalhava aqui. Eles estavam lan?ando os cabos sobre a nossa rede, erraram na metodologia e deixaram o cabo deles encostar no nosso. Dos sete trabalhadores que seguravam o cabo, seis tiveram ferimentos leves e um morreu", explica Luciano.

Os outros tr?s acidentes foram residenciais. "? muito comum as pessoas manusearem objetos grandes durante reforma, constru??o ou medi??o de terrenos e sofrerem queimaduras", afirma Luciano.

Em 2006, dos tr?s acidentes, dois foram fatais. "Um profissional usava a Mira de Topografia (vara de alum?nio que o top?grafo usa para fazer medi??o) de sete metros, quando encostou a mira na rede el?trica". O outro acidente fatal aconteceu na constru??o civil informal. "Durante o fim de semana um homem, que estava na laje, tocou uma t?bua de tr?s metros na rede el?trica. O outro acidente n?o teve v?timas fatais e aconteceu na constru??o civil".

De acordo com a assessoria da Cemig, em todo o Estado foram registrados 75 acidentes com a popula??o, sendo 22 fatais, at? 20 de setembro deste ano. Cerca de 24% dos acidentes acontecem na constru??o civil. Em todo o ano de 2006, o total de acidentes foi de 145, sendo 35 na constru??o civil. O total de mortes foi o mesmo destes nove meses de 2007, 22.

Para evitar acidentes e mortes provocadas pelo contato e mau uso da rede el?trica, o t?cnico em seguran?a do trabalho da Cemig d? algumas dicas.

Para se proteger
  • Antes de iniciar qualquer constru??o, deve-se procurar orienta?es por meio do Fale com a Cemig (116) ou na Ag?ncia de Atendimento.
  • A proximidade das constru?es em rela??o ? rede el?trica deve ser observada. As normas de seguran?a estabelecem dist?ncia m?nima de 1,20 metro da rede de m?dia tens?o (13.800 volts) e de um metro da baixa tens?o (200 volts).
  • Andaimes e paredes pr?ximos ? rede representam perigo.
  • ? necess?rio cuidado ao manusear t?buas e objetos met?licos. Evite toc?-los ou aproxim?-los da rede el?trica.
  • Deve-se ter cuidado ao operar caminh?es com ca?amba, guindastes, betoneiras e escavadeiras pr?ximo ? rede el?trica. A proximidade desses equipamentos com os fios pode provocar choque el?trico grave, mesmo sem tocar a rede el?trica.
  • Procure instalar antena de TV longe da rede el?trica. Ela pode tocar os fios e provocar choque el?trico grave.
  • Ao construir cercas, instale isoladores (seccionadores) e aterre os arames. Caso algum fio el?trico caia sobre eles, o aterramento escoar? a energia para o fio terra. Avise imediatamente a Cemig.
  • Em sua casa, antes de qualquer conserto nas instala?es el?tricas internas, desligue a chave geral (disjuntor) e procure um profissional capacitado.
  • Ao instalar trilhos de cortina, evite manuse?-los fora da janela, pois estes poder?o alcan?ar a rede el?trica.
  • Eventuais reparos devem ser feitos com a chave geral desligada, mesmo em caso de falta de energia, pois a eletricidade poder? voltar a qualquer momento.
  • Sempre que ver um cabo rompido na rua, mantenha dist?ncia, porque n?o sabemos se ele est? ligado ou desligado. Entre em contato com a Cemig pelo telefone 116.