Quarta-feira, 17 de outubro de 2007, atualizada ?s 10h51

Igreja celebra padroeiro dos m?dicos


* Da Reda??o

Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, a Igreja Cat?lica celebra S?o Lucas, o padroeiro dos m?dicos. O santo ser? lembrado em todas as igrejas da arquidiocese da cidade, mas para os profissionais que t?m a vida humana em suas m?os, as comunidades S?o Lucas, do bairro Cidade do Sol, e do bairro Marumbi, realizam uma programa??o especial.

S?o Lucas - Lucas nasceu na Antioquia, S?ria, era m?dico e pintor e foi convertido e batizado por S?o Paulo. O Evangelho de Lucas ? reconhecido como o do amor e da miseric?rdia. Al?m do Evangelho, escreveu os Atos dos Ap?stolos (outro livro que comp?e a B?blia), onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva, relatando os acontecimentos de Jerusal?m, Antioquia e Damasco, deixando o testemunho do Cristo da bondade, da do?ura e da paz.

A tradi??o crist? diz que, depois do mart?rio de S?o Paulo, Lucas continuou a prega??o. Ele teria seguido pela It?lia, G?lias, Dalm?cia e Maced?nia. Segundo registros hist?ricos, ele viveu at? os 84 anos de idade.

Confira a programa??o da festa de S?o Lucas

  • Comunidade S?o Lucas ? Bairro Cidade do Sol
  • No bairro Cidade do Sol, um tr?duo festivo est? sendo celebrado at? esta quarta, dia 17 de outubro, v?spera do dia festivo, sempre ?s 19h. Para o dia 18, quinta-feira, a comunidade preparou uma prociss?o especial com a imagem do santo pelas ruas do bairro. Os fi?is se concentram ?s 19h na parte baixa da Rua Ros?rio Fusco e seguem para a Capela S?o Lucas, onde ser? realizada uma missa especial para os profissionais da ?rea de sa?de, ?s 19h30. As reflex?es do dia do padroeiro dos m?dicos ter?o como tema principal "S?o Lucas, m?dico e mission?rio anunciador do Reino".

    "? importante lembrar que a primeira voca??o de Lucas foi a medicina, antes mesmo de invocar sua f? crist?. E depois de abra?ar a f?, continuou a exercer sua profiss?o, sempre anunciando a palavra de Deus", explica o Pe. Pierre Avonyo. A comunidade fica na Rua Silva Mello, s/n?, Cidade do Sol.

    Comunidade S?o Lucas ? Bairro Marumbi

    No dia 17 de outubro, v?spera do dia do padroeiro dos m?dicos, uma missa ser? celebrada para os doentes. A celebra??o acontece ?s 20h na pr?pria igreja no Bairro Marumbi e contar? com un??o dos enfermos. O dia do padroeiro dos m?dicos, dia 18 de outubro, come?a com uma missa ?s 07h da manh?. Al?m disso, durante todo o dia os fi?is podem acompanhar a b?n??o do sant?ssimo sacramento ?s 10h, 12h, 15h e 18h.

    A maior homenagem ao santo acontece na prociss?o das 19h. Os caminhantes se concentram na pr?pria Igreja S?o Lucas e seguem pelas ruas do bairro com a imagem de S?o Lucas e depois retornam ? igreja para a grande missa festiva ?s 20h. A comunidade fica na Rua Luiz F?vero, 175, Bairro Marumbi.

    *Informa?es enviadas pela Arquidiocese de Juiz de Fora