Quarta-feira, dia 21 de novembro de 2007, atualizada ?s 18h45

Presidente do Clube do Pedal de JF j? pensa na possibilidade de entrar com uma a??o judicial contra munic?pio por n?o colocar em pr?tica C?digo de Tr?nsito


S?lvia Zoche
Subeditora

Entre as v?rias apreens?es feitas pelo Departamento de Fiscaliza??o da Secretaria de Pol?tica Urbana (SPU), na ter?a, 20 de novembro, estavam 18 bicicletas. A limpeza das ruas foi realizada para cumprir o que determina o C?digo de Posturas da cidade.

Para o presidente do Clube do Pedal de Juiz de Fora, Luiz Fernando Cigani, diz que a cidade deveria ter um biciclet?rio e comenta que s?o poucas as pessoas que conhecem o C?digo de Posturas e lembra que o C?digo de Tr?nsito Brasileiro regulamenta o uso das bicicletas.

"Estimular o uso da bicicleta ? dever e segundo o C?digo de Tr?nsito Brasileiro em seu artigo 21, compete aos ?rg?os e entidades executivos dos munic?pios, no ?mbito de sua circunscri??o, planejar, projetar, regulamentar e operar o tr?nsito, promovendo o desenvolvimento da circula??o e seguran?a dos ciclistas".

Al?m dos biciclet?rios, pedidos de ciclofaixas j? foram realizados mais de uma vez, segundo Cigani (leia mat?ria). "Eles sabem cobrar a lei, mas n?o cumprem a que est? no C?digo de Tr?nsito. Onde est? a coer?ncia?". cigani se indignou com a declara??o da assessoria de imprensa da Gettran, publicada em um jornal da cidade, sobre o est?mulo de tr?nsito de ve?culos em duas rodas, como algo que n?o ? seguro. Para Cigani, a solu??o pode ser entrar com uma a??o judicial. "Mas quero conhecer pessoas do meio judici?rio para promover esta a??o p?blica", comenta.

A equipe de jornalismo da ACESSA.com entrou em contato v?rias vezes com a Gettran, mas as liga?es n?o foram atendidas pelos respons?veis at? o fechamento desta edi??o.