Segunda-feira, dia 26 de novembro de 2007, atualizada ?s 16h15

Centros Regionais j? receberam mais de tr?s mil pedidos declara??o de isento do IR


Thiago Werneck
Rep?rter

As pessoas que podem se declarar isentos do Imposto de Renda (IR) t?m at? essa sexta-feira, dia 30 de novembro, para terem o servi?o gratuito pela internet. A conex?o com a rede mundial de computadores ? oferecida de forma gratuita pelos Centros Regionais de Juiz de Fora que, em dois meses, realizou mais de tr?s mil declara?es de isento.

O servi?o ? oferecido como forma de beneficiar a parcela da popula??o que n?o t?m acesso gratuito a internet. Somente no Centro Regional Nordeste, que fica no bairro Grama, mais de 500 declara?es foram entregues. ? necess?ria a apresenta??o da carteira de identidade, CPF e t?tulo de eleitor.

Quem estiver obrigado ? Declara??o Anual de Isento e n?o a fizer no prazo, que ? at? o dia 30 de novembro, dever?, ap?s o per?odo (entre dezembro e agosto), solicitar a regulariza??o do CPF. O custo, neste caso, ? de R$ 5,50. Caso a declara??o n?o seja entregue no primeiro ano, coloca o CPF do declarante como "pendente de regulariza??o" e no segundo ano consecutivo, o CPF fica suspenso.

As pessoas f?sicas com CPF suspensos, enquanto n?o regularizarem a sua situa??o, n?o podem abrir contas ou poupan?as em bancos, tomar empr?stimos, participar de concursos p?blicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual pr?mio de loteria, em suma, ter?o sua vida financeira complicada.