Segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2007, atualizada ?s 18h15

Termina o sistema de parceria de agentes de tr?nsito e policiais militares que funcionava na fiscaliza??o do tr?fego


Thiago Werneck
Rep?rter

O Siat - Sistema Integrado de Atendimento ao Tr?nsito - durou seis meses e parou de funcionar nessa segunda-feira, dia 10 de dezembro. Agentes de tr?nsito da Gettran, que trabalhavam em conjunto com a Pol?cia Militar voltam a atuar de forma separada na fiscaliza??o do tr?nsito na cidade.

O que motivou o fim do sistema foi um pedido dos agentes de tr?nsito por seguran?a no trabalho. O Secret?rio de Seguran?a P?blica e Defesa Social de Juiz de Fora, Ciro Rodrigues de Oliveira Junior, explica a posi??o dos trabalhadores. "Eles n?o t?m armas, nem coletes e n?o est?o preparados para uma eventual situa??o que possa acontecer como, por exemplo, se um dos policiais tiver que cobrir uma ocorr?ncia de emerg?ncia", conta.

Mesmo com o fim do Siat, 30 policiais militares mant?m a atua??o no tr?nsito podendo aplicar multas e registar boletins de ocorr?ncia. Paralelo ao trabalho da pol?cia, os 43 agentes v?o trabalhar sozinhos, exercendo as mesmas fun?es. "Na pr?tica, continua o que era antes do Siat e o trabalho de fiscaliza??o n?o vai ser prejudicado", garante Ciro.

O que muda agora ? que os casos sem v?timas devem ser registrados no pr?dio da PM da Rua Bar?o de Santa Helena, 481 , no Granbery, ou atendidos apenas pelos agentes da Gettran no local do fato.