Quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2007, atualizada ?s 18h36

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora, diz que os "assaltos a ag?ncias s?o mais freq?entes na cidade"


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo dados divulgados pelos Correios, foram registrados 1.127 assaltos a carteiros em todo o pa?s, no ano de 2006. As quadrilhas s?o especializadas e buscam correspond?ncias registradas e de valor, como cheques, cart?es de cr?dito, dinheiro e aparelhos eletr?nicos.

Apesar de nenhum registro de assalto a carteiros ter acontecido na cidade entre 2004 e 2007, segundo a Ger?ncia de Seguran?a Patrimonial da Diretoria Regional de Minas Gerais dos Correios, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Juiz de Fora, Josimar Castro, diz que os assaltos a ag?ncias s?o mais freq?entes por aqui.

"No interior, os assaltos a ag?ncias s?o mais freq?entes que a carteiros. N?o existe seguran?a f?sica no interior do estado. Eles acontecem nas ag?ncias postais, porque ? onde trabalhamos com valores. As quadrilhas t?m facilidade de entrar, roubar e agredir os funcion?rios. Eles esperam um momento mais vulner?vel e assaltam com menos de dois minutos", explica Josimar.

O Sindicato luta para que a empresa forne?a seguran?a adequada aos funcion?rios. "Os Correios teriam que investir na seguran?a dos trabalhadores, colocando mecanismos para inibir estes assaltos e ela n?o tem feito isso. Na ag?ncia central da cidade temos apenas um seguran?a. Estamos entrando na justi?a para mostrar que a empresa n?o oferece seguran?a", explica.

A Ger?ncia de Seguran?a Patrimonial tamb?m coloca que, anualmente, ? realizado um treinamento para orientar os funcion?rios. Eles aprendem como reagir em caso de assaltos. A orienta??o ? acionar a Pol?cia Militar e comunicar a ag?ncia. Segundo a Ger?ncia, ? oferecido um atendimento psicol?gico ?s v?timas.