Segunda-feira, 24 de dezembro de 2007, atualizada ?s 09h20

Em janeiro come?a o alistamento militar. Homens maiores de 18 anos t?m que se apresentar no Servi?o Militar


Marinella Souza
Renata Solano*
Colabora??o

Come?a na quarta-feira, dia 02 de janeiro, o alistamento militar e, o prazo para o jovem se alistar ? at? quarta-feira, dia 30 de abril. Os jovens que nasceram entre primeiro de janeiro e 31 de dezembro de 1990 e aqueles que ainda n?o cumpriram com essa obriga??o est?o convocados para o alistamento.

Aqueles que se alistarem nesse per?odo v?o participar da sele??o que acontece entre julho e setembro de 2008. Os que se alistarem a partir de 1? de maio, v?o participar da sele??o de 2009.

A Constitui??o Brasileira prev? que todo braslileiro (nato, naturalizado ou por op??o), do sexo masculino, est? obrigado ? presta??o do Servi?o Militar a partir dos 18 anos e at? os 45 anos. Podem se alistar jovens de at? 30 anos.

Para realizar o Alistamento Militar ? necess?rio apresentar a Certid?o de Nascimento ou C?dula de Identidade e para os cidad?os que n?o s?o naturais da cidade devem levar o comprovante de endere?o. "Quando o Alistamento Militar ocorrer fora do prazo previsto, ser? cobrada uma Multa Militar a ser recolhida em qualquer ag?ncia do Banco do Brasil, Caixa Econ?mica Federal ou Correios, no valor de R$ 1,38", explica o secret?rio da Junta Militar de Juiz de Fora, Carlos Ant?nio Rodrigues.

? importante ressaltar que essa multa ? diferente daquela em que o jovem fez o alistamento, mas n?o compareceu no dia da sele??o. "Essa ? uma multa cumulativa, a cada ano ela acumula, at? que o alistado compare?a ao servi?o militar", orienta Carlos.

? gratuito todo o servi?o prestado pelos ?rg?os de Servi?o Militar aos brasileiros que os procurem, com exce??o da taxa militar e da multa militar (que devem ser recolhidos em qualquer ag?ncia do Banco do Brasil, Caixa Econ?mica Federal ou Correios).

*Marinella Souza e Renata Solano s?o estudantes de Jornalismo da UFJF