S?bado, 05 de janeiro de 2008, atualizada ?s 13h37

Folia de Reis toma conta do centro de Juiz de Fora


Thiago Werneck
Rep?rter

A Folia de Reis tomou conta do Parque Halfeld e de algumas das principais ruas de Juiz de Fora, neste s?bado, dia 5 de janeiro. V?rios grupos se reuniram no centro da cidade para pagar promessas e homenagear os Santos Reis. Dia de fantasias das mais variadas cores, m?scaras e com m?sicos que fizeram a festa.

Ao todo s?o 13 grupos que recebem apoio da Funalfa para arcar com as despesas das fantasias. O l?der de um deles, Leandro Justino, diz que as roupas sempre t?m alguma novidade. "N?s trocamos o figurino todo ano e a verba que a gente recebe usa mais para viajar e fazer apresenta?es em outras cidades da regi?o, como Coronel Pacheco".

O grupo se formou a partir de uma brincadeira de crian?a com o primo. A divers?o se tornou coisa s?ria e h? seis anos, os 19 amigos pagam a promessa para os Santos dos Reis. "? uma folia, mas ? coisa s?ria. ? uma promessa que fizemos para o Santo e temos que cumprir para ele poder nos ajudar", afirma Leandro.

Foto de bonecos Foto de bonecos Foto de bonecos
Foto de bonecos Foto de bonecos Foto de bonecos

Essa ? das manifesta?es da cultura popular que fazem parte das tradi?es mais antigas do pa?s. Desde o ?ltimo dia 24 de dezembro, os grupos de Folia de Reis realizam longas caminhadas por Juiz de Fora e regi?o, seguindo as tradi?es ao visitar as casas tocando m?sicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo.

Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, viol?o e outros instrumentos, os foli?es seguem pela noite adentro em peregrina?es, levam a bandeira, com estandarte enfeitado com fitas e quadros religiosos (foto acima no canto esquerdo parte baixa). Cada grupo tem seu aparato pelos quais os devotos guardam profundo respeito. A Folia segue sob a lideran?a de mestre e contra-mestre, que puxam o canto, conhecido como toada.

Foto de bonecos Foto de bonecos Foto de bonecos
Foto de bonecos Foto de bonecos Foto de bonecos