Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 09h50

Chuva impede observa??o do eclipse em Juiz de Fora



Marinella Souza*
Colabora??o
Foto de um eclipse
Em arquivo:

Os moradores de Juiz de Fora foram impedidos de observar o eclipse lunar que aconteceu na noite do dia 20 de fevereiro devido ao mau-tempo.

O meteorologista do 5? Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, Claudemir Azevedo, explica o porqu? de a cidade ter sido privada de observar o fen?meno.

"As nuvens impedem que se veja o eclipse porque recobrem a lua, devido a nebulosidade". Segundo o metereologista, em nenhum ponto da cidade as pessoas conseguiram observar a parte percept?vel do eclipse lunar.

O eclipse come?ou ?s 21h35, mas a parte vis?vel s? aconteceu a partir de 22h42. Nesse hor?rio, a Lua come?ou a ser encoberta pela sombra da Terra. ?s 00h01 iniciou a fase total do fen?meno. Nas cidades onde o c?u estava claro, as pessoas puderam observar que a lua ganhou uma cor avermelhada. As cidades em que o mau-tempo impediu a observa??o ter?o nova oportunidade em 2010, quando ocorrer? novo eclipse lunar.

Entenda o eclipse

O pesquisador da Divis?o de Astrof?sica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Jos? Williams Villas Boas, explica que o eclipse acontece quando a Lua entra na sombra da Terra.

"A Lua ? um astro que n?o recebe luz, seu brilho adv?m da luz recebida pelo Sol. A Terra gira em torno do Sol e quando, em seu percurso, ela se coloca em frente ao astro-rei, provoca uma sombra na parte posterior. O eclipse acontece, justamente, quando a Lua se posiciona nessa sombra. Ela p?ra de receber luz e, por isso, fica escura".

Segundo o pesquisador, o fen?meno p?de ser observado em todas as regi?es do pa?s em que o c?u estava claro. A instabilidade do tempo no Brasil torna dif?cil mapear as regi?es onde o eclipse lunar p?de ser visto.

"Fica dif?cil precisar porque ter?amos que saber como estava o tempo no momento exato do fen?meno. Aqui em S?o Jos? por exemplo, o tempo estava bom, mas na hora ficou encoberto e n?o deu para ver nada", justifica.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF