Sexta-feira, 07 de mar?o de 2008 atualizada ?s 17h23

M?dicos credenciados para atender pelo SUS est?o sem receber sal?rios



Daniele Gruppi
Rep?rter

Os m?dicos credenciados para prestar assist?ncia pelo Sistema ?nico de Sa?de (SUS) reclamam pela falta de recebimento de sal?rios. Segundo o presidente do Sindicato dos M?dicos de Juiz de Fora e da Zona da Mata, Gilson Salom?o, o pagamento referente ao m?s de janeiro deveria ter sido feito no dia 29 de fevereiro e at? agora n?o foi efetuado.

"Queremos que esta situa??o se resolva e que n?o aconte?a mais. Foi alegado erro no sistema. Mas se a pend?ncia n?o for solucionada, vamos convocar uma Assembl?ia Geral Extraordin?ria para discutir o caso", afirma.

Dentre os servi?os prestados e "n?o pagos" destacados est?o as interna?es hospitalares, cirurgias, procedimentos diagn?sticos e terap?uticos, em todas as ?reas de atua??o m?dica.

Outro problema que os m?dicos enfrentam s?o os valores pagos, que s?o considerados aqu?m do mercado, o que estaria provocando perda de motiva??o e o afastamento de muitos profissionais da rede. "Esta ? uma briga nacional", ressalta. Gilson Salom?o, entretanto, afasta, no primeiro momento, a hip?tese de paralisa??o nos atendimentos.

A Secretaria do Estado de Minas Gerais registrou, no ano de 2007, 45 mil e 250 interna?es hospitalares e 7 milh?es, 870 mil e 520 procedimentos ambulatoriais em Juiz de Fora. Em Minas Gerais, os n?meros s?o de 1 milh?o, 142 mil e 967 interna?es hospitalares e 296 milh?es, 905 mil e 671 procedimentos ambulatoriais.