Ter?a-feira, 11 de mar?o de 2008 atualizada ?s 17h15

Juiz de Fora participa da campanha da CUT para redu??o da jornada de trabalho sem redu??o de sal?rios



Daniele Gruppi
Rep?rter

O lan?amento da campanha nacional da CUT a favor da redu??o da jornada de trabalho sem redu??o de sal?rios vai acontecer em Juiz de Fora nesta quarta-feira, dia 12 de mar?o, no Sindicato dos Banc?rios, ?s 17h30.

Segundo o presidente da CUT Regional Zona da Mata, P?ricles de Lima (foto), trata-se de um movimento que prop?e a redu??o das 44 horas semanais do trabalhador para 40 horas. "Vamos recolher assinaturas em todo pa?s e depois encaminharemos o projeto de lei para ser aprovado no Congresso".

Para quem acha que a mudan?a na lei trabalhista vai causar preju?zo, P?ricles d? a resposta: "Diminuindo a jornada de trabalho, gera-se mais postos de emprego e, conseq?entemente, aumenta o poder de compra dos consumidores em potencial e movimenta mais as ind?strias do pa?s".

O presidente afirma ainda que a proposta foi baseada no estudo feito pela Dieese e que h? pa?ses com a jornada de 36 horas semanais. "Com o lan?amento, pretendemos intensificar o movimento na regi?o", afirma. No Brasil, a ?ltima redu??o constitucional conquistada pela CUT foi em 1988, quando a jornada foi reduzida de 48 para 44 horas semanais.