Novo C?digo de Posturas Aprova??o do hor?rio livre do com?rcio, com a ressalva de acordo entre patr?es, empregados e sindicato, gera pol?mica na C?mara

Renata Cristina
Colabora??o
13/07/2006
Ao lado, entrevista com o presidente do Sindicom?rcio/JF, Oddone Villar Turolla; com o presidente do Sindicato dos Empregados no Com?rcio de JF, Silas Batista; e o vereador Jos? Emanuel Esteves de Oliveira (PMN)

Ou?a! Ou?a! Ou?a!


Depois de uma longa discuss?o na C?mara, ? aprovado o novo C?digo de Posturas do Munic?pio. A reuni?o na tarde de 12 de julho (quarta), deu fim a vota??o de pontos determinantes para a moderniza??o da cidade, j? que o antigo era de 1978 (leia a mat?ria). Apesar das decis?es, ainda permanece a pol?mica em rela??o a um dos itens do novo C?digo, o hor?rio livre do com?rcio.

A aprova??o da emenda que prev? um hor?rio flex?vel para o com?rcio, mediante um acordo pr?vio com os Sindicatos dos patr?es e empregados, desagradou alguns representantes da categoria.

Odonne Turolla Vandir Domingos

Segundo o Presidente do Sindicato do Com?rcio Varejista de Juiz de Fora (Sincom?rcio/JF), Odonne Turolla, a medida foi imprecisa. "O que questionamos ? um hor?rio livre que deve passar pelos sindicatos. Que liberdade ? essa? Nos propusemos em aumentar o hor?rio de funcionamento das empresas, n?o dos empregados. Conhecemos todos os direitos trabalhistas", enfatiza. O Presidente da C?mara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Vandir Domingos, tamb?m contesta a decis?o. "Tudo continua como antes, n?o houve mudan?a alguma. Os interesses pessoais foram maiores que os interesses do conjunto, da cidade".

Segundo o vereador Isauro Calais (PMN), autor da emenda em conjunto com o vereador Jos? Emanuel (PMN), a proposta ? equilibrada e favorece tanto aos lojistas quanto aos comerci?rios. "N?o podemos impor que 25 mil fam?lias de comerciantes tenham que trabalhar no domingo. Acredito que um acordo entre patr?o e empregado possa resolver o problema. N?s, do Legislativo, n?o podemos interferir nessa rela??o", destaca.

Isauro Calais Jos? Emanuel Silas Batista

O vereador Jos? Emanuel acredita que n?o h? motivo para questionamentos. "N?o temos o direito de retirar a legitimidade dos trabalhadores. A emenda ? moderna e atende a Juiz de Fora, um grande p?lo", diz.

Quem comemora a decis?o ? o presidente do Sindicato dos Empregados no Com?rcio de Juiz de Fora (SEC/JF), Silas Batista. "Acho que houve um grande avan?o em todos os sentidos. Ganharam os patr?es, ganharam os empregados", comenta.

Patr?es e empregados
A propriet?ria de uma loja de roupas no centro da cidade, Margareth Ignacchitti (foto ao lado), ? a favor do hor?rio livre do com?rcio, por?m contesta a interven??o o sindicato. "O comerci?rio de Juiz de Fora ? bem esclarecido, conhece seus direitos e n?o ser? explorado", defende. A lojista ir? aderir aos hor?rios alternativos, assim que a medida for aprovada. "Primeiro, quero saber como ser? a participa??o do sindicato", diz. Margareth prev?, ainda, a possibilidade de contrata??o de mais funcion?rios para a sua loja.

Ainda sem saber o que acontecer? com o seu hor?rio de trabalho, a comerci?ria Lidiane de Melo Nascimento n?o est? safisteita com a mudan?a. "N?o adianta trabalhar no domingo, n?o tem movimento. Ganhamos comiss?o e vamos sair no preju?zo". A colega de trabalho Maria L?cia Silva Ribeiro tamb?m lamenta a decis?o. "O domingo ? o ?nico dia que posso almo?ar com meus filhos e marido, n?o sei como vou fazer. Acho que seria bom se s? os shoppings ficassem abertos", sugere.

O Prefeito Alberto Bejani (PTB) tem 120 dias para regulamentar o novo C?digo.

Sua opini?o

Voc? ? a favor do com?rcio funcionar em hor?rio livre?
    Sim. Mas sem precisar de passar pelo Sindicato dos Empregados no Com?rcio de JF
    Sim. Mas desde que haja um acordo com o Sindicato dos Empregados no Com?rcio de JF
    N?o. De forma alguma
   


ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do ACESSA.com.

Leia mais

  • A novela do C?digo de Posturas
  • Com?rcio discute o novo C?digo de Posturas