Quinta-feira, 20 de mar?o de 2008 atualizada ?s 18h

Dia Mundial da ?gua ? comemorado neste s?bado, dia 22 de mar?o



Daniele Gruppi
Rep?rter

O dia 22 de mar?o ? dedicado ? comemora??o do Dia Mundial da ?gua. A data foi escolhida pela Organiza??o das Na?es Unidas (ONU), pela import?ncia de se conscientizar a popula??o para o uso racional dos recursos h?dricos. Segundo dados da Ag?ncia Nacional de ?guas (ANA), o Brasil det?m 11,6% da ?gua doce superficial do planeta, e isso siginica uma responsabilidade especial no que diz respeito ? gest?o desses recursos.

Em Juiz de Fora, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) pretende chamar a aten??o das pessoas para que possam iniciar um esfor?o individual no sentido de preservar a ?gua atrav?s de atitudes que diminuam o desperd?cio e a polui??o. O assessor de gest?o ambiental da Cesama, Paulo Valverde J?nior, acredita que a preserva??o do meio ambiente n?o ? uma tarefa exclusiva do poder p?blico e que a sociedade dever ser atuante, revendo conceitos e desenvolvendo novas tecnologias que contribuam para o uso racional da ?gua.

Dicas para conter o desperd?cio de ?gua
  • O banho deve ser r?pido. Cinco minutos s?o suficientes para higienizar o corpo. A economia ? ainda maior se ao ensaboar, o usu?rio fechar o registro. Reduzindo o tempo de banho em um ou dois minutos, a economia pode chegar a 540 litros por m?s.
  • Escovar os dentes com a torneira aberta gasta at? 25 litros de ?gua. Mantenha a torneira fechada durante a escova??o.
  • Uma descarga chega a utilizar 20 litros de ?gua em um ?nico uso. Aperte a descarga apenas o tempo necess?rio.
  • Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. Al?m disso, n?o deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Voc? pode economizar 100 litros de ?gua.
  • Lavar o carro com uma mangueira gasta at? 560 litros de ?gua em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde.
  • Ao lavar a cal?ada, n?o utilize a mangueira como se fosse vassoura.
  • Certificar se todas as torneiras est?o bem fechadas e de que a v?lvula da descarga n?o est? desregulada, soltando mais ?gua que o necess?rio.
  • Informa?es baseadas em release da PJF