Quinta-feira, 20 de mar?o de 2008 atualizada ?s 11h50

Mais de 1,5 mil conselheiros de sa?de v?o atuar para combate ? dengue em Juiz de Fora, a partir da pr?xima semana



*Da Reda??o

A partir da pr?xima semana, mais de mil conselheiros de sa?de v?o atuar nos bairros de Juiz de Fora para prevenir e alerta ? popula??o sobre a dengue. Segundo dados divulgados ? equipe do Portal ACESSA.com, pela Secretaria do Estado da Sa?de, desde o in?cio deste ano, a cidade j? registrou 85 casos da doen?a, destes 21 foram registrados s? no m?s de janeiro. O gerente regional da sa?de de Juiz de Fora Jos? Laerte Barbosa acredita que o n?mero ? considerado alto e pode aumentar, j? que a combina??o chuva e altas temperaturas cria um ambiente favor?vel para o desenvolvimento do mosquito.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Sa?de divulga que em mar?o do ano passado o ?ndice de infesta??o do mosquito, medido pelo Levantamento de ?ndice R?pido do Aedes aegypti (LIRA), foi de 3,9%. No mesmo per?odo deste ano, o ?ndice foi de 3,63%. Segundo Viviane Carneiro, chefe do Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica, o ?ndice pode ser ainda menor, se a popula??o colaborar com a preven??o do mosquito.

Como ser? o combate ao mosquito

A nova estrat?gia envolve o Conselho Municipal de Sa?de que mobilizar? os conselheiros regionais e locais. O objetivo ? chegar cada vez mais perto das resid?ncias para eliminar, com maior rapidez, o Aedes aegypti. Viviane Carneiro explica que as Sociedades Pr?-Melhoramentos dos bairros tamb?m v?o participar das a?es comunit?rias, sensibilizando os moradores para a necessidade de agirem dentro de suas resid?ncias e no local de trabalho, evitado a forma??o de criadouros do mosquito.

Uma outra frente de trabalho no combate ? dengue envolve a Assessoria Jur?dica. Est? sendo apresentada ? Justi?a uma a??o para autorizar a entrada dos Agentes de Controle de Endemias em im?veis abandonados que representem risco ? sociedade. Esses locais, na maioria dos casos, est?o repletos de focos do mosquito transmissor da dengue e os propriet?rios n?o tomam as provid?ncias necess?rias para mant?-los limpos.

* Informa?es divulgadas com base no release da Prefeitura de Juiz de Fora