Sexta-feira, 28 de mar?o de 2008 atualizada ?s 16h29

Mesmo com o ver?o tendo terminado, as caracter?sticas do outono ainda n?o est?o presentes



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O outono come?ou no dia 20 de mar?o, mas as chuvas de ver?o ainda v?m causando estragos em Juiz de Fora. O meteorologista do 5? Distrito, Alexandre Gadelha, diz que mesmo j? tendo come?ado o outono, as caracter?sticas meteorol?gicas ainda s?o de ver?o. "Estamos em uma ?poca de transi??o entre as duas esta?es", explica.

Por isso, as condi?es do tempo s?o favor?veis para as fortes pancadas de chuva, t?picas da esta??o mais quente do ano. "Em algumas regi?es da Zona da Mata, o tempo est? muito ?mido e o calor do dia provoca as chuvas no fim da tarde", diz. Segundo ele, somente na segunda quinzena de abril ? que as caracter?sticas do outono v?o come?ar a ser percebidas. "A partir de ent?o, o tempo vai come?ar a ficar mais seco e firme", completa.

Para o s?bado, 29 de mar?o, o tempo vai ficar parcialmente nublado durante a manh? e a previs?o ? que ocorra chuvas isoladas no final da tarde. "Em alguns locais pode chover, j? que a umidade est? alta, condi??o favor?vel para as chuvas", enfatiza. A temperatura vai variar entre 15?C e 25?C.

Assim como a chuva de quarta-feira, 26 de mar?o, a desta quinta, dia 27, provocou transtornos pela cidade. A Defesa Civil registrou 20 ocorr?ncias, sendo que as regi?es mais atendidas foram a sul e a sudeste. Entre os bairros que mais tiveram registros est?o o Santa Luzia, Santa Efig?nia, Lourdes e Vila Ideal. Os principais problemas foram escorregamento e amea?a de escorregamento de barranco, cortes de ?rvore e desabamentos.

Um dos desabamentos aconteceu na Rua Augusto Vicente Vieira, no bairro S?o Tarc?sio, e o outro na Rua Jo?o Luiz Alves, no Vila Ideal. Segundo a Defesa Civil, ainda n?o se sabe o motivo do primeiro, j? que a ?rea n?o foi vistoriada por engenheiros. No segundo, uma escada desabou, juntamente com parte de um barranco.

O pluvi?metro da Vila Ideal registrou 24 mil?metros de chuva, enquanto o da Defesa Civil, no centro, registrou 9,5. O aparelho do bairro Floresta atingiu cinco mil?metros e o 5? Distrito de Meteorologia liberou um acumulado de 7,1, entre 9h de quinta e o mesmo hor?rio de sexta, dia 28, j? que a esta??o estava fora do ar at? 17h.

A Cemig de Juiz de Fora informou que foram 145 descargas el?tricas entre 15h e 20h de sexta, n?mero menos que o de quarta, dia 27, quando foram 245. A Companhia tamb?m informou em quais locais e quantos clientes tiveram interrup?es no fornecimento de energia el?trica nesta quinta.

Interrup?es do fornecimento
  • Ruas Dimas Bergo Xisto e Euclides Pezarini, no bairro S?o Pedro. Atingiu 261 clientes por 2h46
  • Ruas Manoel Moreira de Moraes, Joaquim Pav?o, Francisco Henriques, Jer?nimo Rocha, Ant?nio Pinto Miranda, Cel. Viana, H?lio Reis Oliveira, Ant?nio Hespanhol Celeste, Alcides Paiva Campos, Loures Pinto, no bairro Jardim de Al?. Atingiu 1482 clientes por 57 minutos
  • Ruas Jos? Zacarias dos Santos, Luiz Marchini, Ac?cio Paulino Pinto, Acy Gon?alve Oliveira e No?mia Igidia dos Santos, no bairro S?o Benedito. Atingiu 709 clientes por 2h18
  • Ruas Jos? Alberto Castilho e Ant?nio Alves Moraes, no bairro Filgueiras. Atingiu 164 clientes por 1h39
  • Ruas Prof. Carolina Coelho, Pedro A. Ramos, Jos? Rom?o Guedes, no bairro Granbery. Atingiu 244 clientes por 1h44 minutos
  • Ruas Mariana Evangelista e Antonio Dias, no bairro Centro. Atingiu 124 clientes por 1h11