Quinta-feira, 17 de abril de 2008, atualizada ?s 16h20

Sindicato dos M?dicos de Juiz de Fora ap?ia manifesta??o a favor da regulamenta??o da EC29



Daniele Gruppi
Rep?rter

M?dicos de Juiz de Fora ap?iam a manifesta??o a favor da Emenda Constitucional 29, chamada Emenda da Sa?de, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 17 de abril, em Bras?lia. Segundo o secret?rio geral do sindicato dos profissionais da cidade, Geraldo Sete, trata-se de uma medida propondo que no Or?amento da Uni?o uma porcentagem fixa seja destinada para a ?rea da sa?de.

"Acreditamos que a medida vai evitar o desvio de recursos do SUS e ainda melhorar a remunera??o dos m?dicos. Atualmente, os profissionais perderam o interesse em trabalhar na sa?de p?blica. O sal?rio est? muito aqu?m do que deveria ser".

A regulamenta??o da EC 29 foi aprovado no Senado por unanimidade, no dia 09 de abril, depois de uma espera de cinco anos. O projeto ? de autoria do senador Augusto Botelho e prop?e a substitui??o ao PLS 121/2003, criado pelo senador Ti?o Viana. Entretanto, falta ainda uma posi??o da C?mara dos Deputados.

"O ato teve como objetivo mostrar aos deputados a import?ncia da emenda e quais os problemas que a n?o aprova??o do financiamento da sa?de provoca, que ? o sucateamento do SUS e a debandada dos m?dicos. Nenhum deputado vai poder alegar desconhecimento da situa??o depois da manifesta??o.