Ter?a-feira, 29 de abril de 2008, atualizada ?s 17h35

Mutir?o para combate ? dengue recolhe mais de 30 toneladas de lixo em sete bairros da cidade



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Durante o m?s de abril, uma parceria entre o Demlurb, a Secretaria de Sa?de e a Secretaria de Pol?tica Urbana contribuiu para retirar mais de 30 toneladas de lixo dos bairros Manoel Hon?rio, Santa Luzia, J?quei Clube I, II e III, Vitorino Braga e Progresso. O mutir?o nos bairros Manoel Hon?rio e Santa Luzia foi realizado no in?cio de abril

A a??o faz parte do combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e foi avaliada como positiva pelo diretor de transporte e log?stica do Demlurb, Tito Menezes. "Recolhemos 30,5 toneladas de lixo e esse n?mero ? muito bom". A colabora??o dos moradores foi fundamental, pois eles colocaram o lixo da dengue na cal?ada e permitiram a entrada dos respons?veis para pegar outros mais pesados de dentro de casa.

"A popula??o est? preocupada em pegar a doen?a e, al?m disso, eles foram avisados que far?amos a coleta, o que contribuiu para o resultado positivo". M?veis velhos, pneus e estruturas de m?quinas de lavar e geladeiras foram os lixos mais recolhidos pelo Demlurb. Eles foram levados para o aterro sanit?rio e enterrados como a coleta normal. Os pneus inserv?veis foram levados para o Ecoponto (leia mat?ria sobre pneus inutitlizados).

Segundo Menezes, os pr?ximos bairros atendidos v?o ser o Santa C?ndida, S?o Bernardo, Industrial, e algumas regi?es da Zona rural, como Torre?es, Igrejinha e Humait? (veja os mapas). A coleta acontece de 7h ?s 17h.