Juiz de Fora - MG

Terça-feira, 29 de abril de 2008, atualizada às 17h35

Mutirão para combate à dengue recolhe mais de 30 toneladas de lixo em sete bairros da cidade



Priscila Magalhães
Repórter

Durante o mês de abril, uma parceria entre o Demlurb, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Política Urbana contribuiu para retirar mais de 30 toneladas de lixo dos bairros Manoel Honório, Santa Luzia, Jóquei Clube I, II e III, Vitorino Braga e Progresso. O mutirão nos bairros Manoel Honório e Santa Luzia foi realizado no início de abril

A ação faz parte do combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e foi avaliada como positiva pelo diretor de transporte e logística do Demlurb, Tito Menezes. "Recolhemos 30,5 toneladas de lixo e esse número é muito bom". A colaboração dos moradores foi fundamental, pois eles colocaram o lixo da dengue na calçada e permitiram a entrada dos responsáveis para pegar outros mais pesados de dentro de casa.

"A população está preocupada em pegar a doença e, além disso, eles foram avisados que faríamos a coleta, o que contribuiu para o resultado positivo". Móveis velhos, pneus e estruturas de máquinas de lavar e geladeiras foram os lixos mais recolhidos pelo Demlurb. Eles foram levados para o aterro sanitário e enterrados como a coleta normal. Os pneus inservíveis foram levados para o Ecoponto (leia matéria sobre pneus inutitlizados).

Segundo Menezes, os próximos bairros atendidos vão ser o Santa Cândida, São Bernardo, Industrial, e algumas regiões da Zona rural, como Torreões, Igrejinha e Humaitá (veja os mapas). A coleta acontece de 7h às 17h.

Conteúdo Recomendado