Quarta-feira, 14 de maio de 2008, atualizada às 13h

Juiz de Fora tem as temperaturas mais baixas dos últimos dez anos



Renata Solano
*Colaboração

Segundo informações do 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, o inverno deste ano vai ser mais rigoroso que o dos últimos dez. Segundo o meteorologista Cléber Souza, já podemos perceber temperaturas mais frias no mês de maio. "O inverno começa mesmo em 21 de junho, mas já obtivemos uma mínima de 10º, sendo que a média doa anos anteriores era de 15,4º, ou seja, mais de cinco pontos a menos", afirma.

Souza diz que as temperaturas são influenciadas pelas massas de ar frio provenientes do pólo sul do planeta. "Durante todo o ano essas massas existem, mas nas estações de outono e inverno elas prejudicam mais porque o gradiente de temperatura já é mais baixo mesmo. Essa última massa atuou por 48 horas, por isso hoje já começa a amenizar um pouco as baixas temperaturas", comenta.

Para o meteorologista, as temperaturas nos próximos meses vão ser bem baixas e podem atingir menos de 10º nas madrugadas. "Essas massas de ar estão associadas, também, à umidade relativa do ar, por isso, a sensação de frio é maior em Juiz de Fora que tem previsão de temperaturas variando entre 10º e 15º durante o inverno", declara.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.