Quarta-feira, 14 de maio de 2008, atualizada ?s 18h

Pol?cia Rodovi?ria Federal vai fiscalizar com mais rigor, a partir de junho, o porte do IPVA atualizado



Daniele Gruppi
Rep?rter

Segundo o inspetor Wallace Wischnski, a Pol?cia Rodovi?ria Federal vai, a partir de junho, fiscalizar com mais rigor o porte do IPVA atualizado. Quem pagou suas parcelas no prazo j? vai receber o documento. De acordo com o calend?rio do Detran, as placas com final de zero a seis recebem em junho e de 7 a zero, em julho.

Por enquanto, o condutor para estar em conformidade com o C?digo Nacional de Tr?nsito deve andar com o IPVA de 2007 quitado, bem como o comprovante de pagamento de todas as taxas, entre elas seguros e multas, caso o motorista tenha recebido.

O comprovante de pagamento de IPVA ? obrigat?rio e deve ser guardado durante cinco anos. Quem n?o respeitar a lei pode ser autuado com base no artigo 232. "A infra??o ? considerada m?dia e a multa ? de 60 ufir, ou cerca de R$ 80".

Quem n?o efetuou o pagamento do imposto nas datas determinadas est? sujeito a incid?ncia de multa calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% por atraso, quando o pagamento ocorrer at? o trig?simo dia ou de 20% a partir do trig?simo primeiro dia mais juros.