::JFHoje
De 11 a 15 de setembro de 2006



Homenagem e mobiliza??o em lei municipal
15/09/06 - Faixas por Juiz de Fora, 20 mil panfletos foram distribu?dos e missa em homenagem a um v?tima de viol?ncia. Esta sexta, 15 de setembro, ? o Dia Municipal de N?o-Viol?ncia Contra ? Mulher. A data foi institu?da na Lei Municipal 11.105 de 19 de abril de 2006, dia em que Aline Aparecida da Silva Salgueiro foi assassinada pelo companheiro na frente da m?e e de seu beb?.

J? foram distribu?dos panfletos por Juiz de Fora e a superintendente da AMAC, Vanessa Lo?asso Bejani, diz que a receptividade e a sensibiliza??o foi boa, inclusive por parte dos homens. "O dia que os homens levantarem a bandeira da n?o-viol?ncia, n?o haver? mais viol?ncia contra a mulher. N?o estamos lutando contra os homens e sim querendo que eles fiquem ao nosso lado".

Missa em a??o
de gra?as a v?tima Aline Faixa sobre o Dia
Municipal de N?o-Viol?ncia Contra a Mulher Missa em a??o
de gra?as a v?tima Aline

A missa foi celebrada pelo padre Geraldo na Igreja S?o Sebasti?o e contou com a presen?a de amigos, familiares e pessoas sensibilizadas com a causa. Uma das primas da v?tima homenageada com a lei municipal, Kelly Cristina de Jesus, acredita que a lei vai ajudar outras mulheres a procurar ajuda e a n?o tentar resolver o problema sozinha. "? importante n?o guardar segredo", aconselha. Para outra prima de Aline, K?tia Aparecida de Jesus Cunha, a lei serve como exemplo e para encorajar outras mulheres. Vanessa ressalta que esta lei n?o ? somente uma homenagem, mas deve servir de exemplo a outros munic?pios para que tenham um dia exclusivo para que a cidade se mobilize e proteste contra a viol?ncia ? mulher.

Anticoncepcionais podem entrar na lista dos gen?ricos
15/09/06 - A Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) pretende incluir na lista dos medicamentos gen?ricos os contraceptivos orais e horm?nios end?genos de uso oral. A inten??o ? reduzir os pre?os dos anticoncepcionais, ampliando o acesso da popula??o a essa classe terap?utica.

A proposta de atualiza??o da resolu??o RDC n? 135/03, relativa ao Regulamento T?cnico para Medicamentos Gen?ricos sugere, ainda, a inclus?o de um Protocolo de Estudo de Biodisponibilidade Relativa para esse tipo de medicamento, de forma a manter a qualidade desses produtos.

Para isso, a Anvisa inseriu em consulta p?blica o projeto e receber? sugest?es at? o dia 28 de outubro, pelo e-mail: gemeg@anvisa.gov.br. Os que prefererirem podem enviar as sugest?es via fax (061) 3448-1213 ou para o endere?o da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria, SEPN 515, Bloco "B", Ed. ?mega, 4? Andar, Sala 1, Asa Norte, Bras?lia (DF), CEP 70.770-502.

Pesquisa mostra varia??o de pre?o demais de 50% em produtos
15/09/06 - Entre os hortifrutigranjeiros, a banana prata teve mais de 100% de varia??o de pre?o nos seis estabelecimentos pesquisados esta semana pela Secretaria de Agropecu?ria e Abastecimento (SAA). J? a cebola amarela ou roxa, a cenoura e os ovos brancos extra n?o apresentaram varia?es al?m do ?ndice determinado. Na parte de higiene, o papel higi?nico de marca mais barata teve grande oscila??o de valores, chegando a 212,12%. Em seguinda, veio o ?lcool, com 123,02%. No total, foram 64 tipos de alimentos, bebidas, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal. O resultado foi que 24 deles tiveram varia?es superiores a 50%.

Parcelamento Especial de d?bitos da Receita at? esta sexta
15/09/06 - Os pedidos de ades?o ao Parcelamento Especial de d?bitos n?o param de chegar at? a Receita Federal. At? quinta, 14 de setembro foram contabilizados mais de 160 mil pedidos. O prazo m?ximo para aderir ao programa ? at? esta sexta, 15 de setembro, ?s 20h, somente pela internet. Se o contribuinte quiser pagar ? vista ou pedir parcelamento em seis meses ? para quem possui d?bitos vencidos at? 28 de fevereiro de 2003. Nestes casos, haver? redu??o de 30% no valor dos juros e 80% no valor das multas. A multa ser? reduzida em 50% para quem optar pelo plano de 130 meses. N?o haver? redu??o de juros ou multa para d?bitos vencidos entre 1? de mar?o de 2003 e 31 de dezembro de 2005, mas estes podem ser parcelados em 120 meses. Clique no site da Receita.

Servidores da Prefeitura v?o ter que mudar f?rias
14/09/06 - Quem trabalha na Prefeitura de Juiz de Fora e estava com as f?rias programadas para os meses de dezembro e janeiro vai que desfazer as malas. A Portaria baixada pelo prefeito Alberto Bejani, suspende as f?rias de funcion?rios direitos e indiretos da atual admisnitra??o.

A justificativa da Portaria d? conta da necessidade de "racionaliza??o de gastos no final do ano, quando ocorre o pagamento do 13? sal?rio que onera, excepcionalmente, os cofres p?blicos". O texto menciona ainda que os meses de dezembro e janeiro "s?o per?odos de ajustes or?ament?rios". Por fim, faz men??o ? obriga??o de se manter dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU), Amarildo Romanezzi diz que recebeu esta not?cia com rep?dio e indigna??o. Segundo o presidente, os servidores foram pegos de supresa, j? que nenhuma reuni?o ou discuss?o do assunto foi proposta antes da tomada da decis?o pelo legislativo.

"Vamos nos reunir, para entendermos a legalidade dessa portaria. Vamos levantar judicialmente a justificativa da prefeitura", declarou. Para Amarildo, a atual administra??o na?a prece dar sinais de que est? com problemas de dinheiro, dando exemplo da cria??o da Guarda-Municipal.

Correios descartam a possibilidade de greve em JF
Imagem do Correio da Rua Marechal Deodoro em Juiz
de Fora 14/09/06 - A amea?a de greve pelos Correios de Juiz de Fora est? descartada. Essa ? a afirma??o do Secret?rio Geral do Sindicato dos Correios da cidade, Josimar de Castro. Segundo suas informa?es, a regi?o de JF decidiu acatar a proposta do Governo Federal de reajustar em 9,18% o sal?rio, dar abono de R$ 800 reais, aumentar o vale alimenta??o e tamb?m o vale cesta.

A decis?o foi tomada em uma assembl?ia que aconteceu na noite da ?ltima quarta-feira, dia 13 de setembro, e que durou mais de duas horas. A reivindica??o inicial dos trabalhadores era aumento de 45%, a ser pago em tr?s parcelas. O percentual inclu?a ganho real de 16%, acrescido de corre??o do ?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA) e reposi??o de perdas salariais acumuladas desde 1992.

Outras regi?es do pais, no entanto, ainda n?o decidiram se v?o entrar em greve ou n?o. No estado de Minas, a regi?o de Belo Horizonte e o Tri?ngulo Mineiro, segundo Josimar, est?o tendendo a paralisa??o. No entanto, nada est? definido.

Possibilidade de transporte coletivo gratuito para eleitores da zona rural
14/09/06 - Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ve?culos que pertencem ao munic?pio, estado e Uni?o - exceto os de uso militar - podem ser solicitados pela Justi?a Eleitoral para que seja feito transporte gratuito de eleitores da zona rural, de acordo com a Lei 6.091/74. Para que isso aconte?a ? preciso que o transporte seja realizado dentro dos limites territoriais do munic?pio e tamb?m quando a dist?ncia for de pelo menos 2 quil?metros entre a zona rural e a se??o eleitoral. Se a procura pelos transportes for maior do que a disponibilidade, a Justi?a Eleitoral poder? alugar o transporte necess?rio.

Cinq?enta dias antes do pleito, ?rg?os e unidades devem informar a quantidade de ve?culos e embarca?es que poder?o ser utilizados. Quarenta dias antes da elei??o, uma Comiss?o Especial de Transporte e Alimenta??o deve ser instalada na sede do munic?pio para colaborar na execu??o dos transportes. Esta comiss?o ser? formada por pessoas indicadas pelos partidos pol?ticos nacionais, que n?o disputem cargo eletivo. Tamb?m existe a possibilidade de refei?es serem custeadas pelo Fundo Partid?rio.

Cal?ad?o j? est? sendo constru?do na Rua Marechal
14/09/06 - As obras de cal?amento no trecho da Rua Marechal Deodoro, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Batista de Oliveira, est?o em andamento. A transforma??o de uma das principais ruas da cidade em um cal?ad?o faz parte do projeto de revitaliza??o do centro de Juiz de Fora.

A primeira parte da rua escolhida para o cal?amento foi a de esquina com a Avenida Rio Branco. Durante toda a tarde, pedestres e ve?culos mostravam-se confusos com o movimento da obra. Nos pr?ximos dias, o cal?amento ser? feito em todo o trecho.

O projeto prev?, ainda, a transfer?ncia do PAM Marechal para o pr?dio do Hospital Bom Pastor e a tamb?m a implanta??o do Shopping Popular na parte baixa da rua Halfeld.

Fim de semana promete continuar quente em JF
14/09/06 - Segundo as previs?es do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Juiz de Fora ter? um fim de semana de calor. Para sexta, 15 de setembro, est? previsto o predom?nio do sol, com temperatura m?xima de 28?C. No s?bado, 16, a temperatura m?xima deve chegar aos 27? C. Apesar do tempo quente, a previs?o de tempo parcialmente nublado. O domingo continua quente, mas com a m?xima em queda, chegando a 25? C e m?nima de 12? C. O c?u deve ficar nublado neste dia.

15 de setembro: Dia Municipal de N?o Viol?ncia ? Mulher
13/09/06 - Juiz de Fora incluiu mais uma data comemorativa no seu calend?rio oficial. Dessa vez, a expectativa ? que a oficializa??o da data do Dia da N?o-Viol?ncia ? mulher traga benef?cios e mais engajamento quanto ? causa.

O dia 15 de setembro, pr?xima sexta-feira, foi o dia escolhido. De acordo com a atual administra??o, a data pretende fazer uma homenagem ? jovem Aline Aparecida da Silva Salgueiro, assassinada pelo ex-companheiro na mesma data em 2005.

Durante todo o dia, ser?o realizadas panfletagens em pontos estrat?gicos de forma a atingir toda a cidade: Centro, bairros Grama, Bandeirantes, Benfica, Vila Esperan?a I e II, Santa Luzia, Ipiranga, S?o Pedro, Furtado de Menezes, Retiro e Floresta, al?m do Demlurb, das creches e do SITT.

A expectativa ? que aproximadamente 20 mil panfletos, com o objetivo de protestar e mobilizar toda a sociedade juizforana no combate a esta pr?tica. No final do dia, ser? celebrada uma missa em A??o de Gra?as, ?s 16h, na Igreja de S?o Sebasti?o.

Capacita??o de entidades e ONGs de Juiz de Fora
13/09/06 - Para entidades e organiza?es n?o governamentais que est?o inscritas no Conselho Municipal de Assist?ncia Social de Juiz de Fora (CMAS/JF) e que possuem o interesse em participar do Pr?mio Crescer, vai acontecer um curso de capacita??o. Este curso ser? no dia 23 de setembro (s?bado) e as incri?es est?o abertas. O objetivo ? capacitar as organiza?es para elaborarem projetos de grande alcance social e assim conscientizar o empresariado local. De acordo com o CMAS/JF, a pr?mio visa ampliar o alcance da pol?tica de assist?ncia social por meio de parcerias com as empresas socialmente respons?veis. Mais informa?es pelo telefone do conselho: (32) 3690-7966.

Mais duas turmas do Projeto Bombeirinho se forma em Juiz de Fora
13/09/06 - No total, 60 alunos foram selecionados para participarem do projeto Bombeirinho - metade deles crian?as e adolescentes selecionados pelo Centro Regional Norte e outra metade maiores de 60 anos inscritos pelo Centro Regional Sul. Eles come?aram a ter aulas sobre preven??o e combate a inc?ndios, acidentes e primeiros socorros no dia 18 de julho (ter?a) e v?o receber o certificado como concluintes do curso no dia 14 de setembro (quinta). A cerim?nia est? marcada para acontecer no anfiteatro da Fiemg (Avenida Garcia Rodrigues Paes 12.395, Bairro Industrial), ?s 17h.

Estas ser?o a s?tima e oitava turmas que se formam em 2006. O projeto foi criado em 1998 e em 2004 come?ou a parceria do Corpo de Bombeiros com os Centros Regionais. At? julho, foram 63 turmas e mais de 1900 pessoas participando.

Eleitores que n?o votarem no 1? turno podem participar do 2?
13/09/06 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os cidad?os para as elei?es 2006. Os que n?o conseguirem votar no 1? turno, marcado para o dia 1? de outubro, t?m o direito de votar no 2? turno, caso nenhum dos candidatos ? presid?ncia ou a governador alcancem a maioria absoluta dos votos v?lidos no primeiro turno.

J? est? dispon?vel no site do TSE o formul?rio para a justificativa de aus?ncia, atrav?s do endere?o: www.tse.gov.br que pode ser entregue nas se?es eleitorais ou nas ag?ncias dos Correios, no dia das elei?es.

O eleitor que deixar de votar por se encontrar ausente de seu domic?lio eleitoral e n?o justificar a falta no dia da elei??o poder? faz?-lo no prazo legal de 60 dias, por meio de requerimento ao juiz da zona eleitoral em que ? inscrito, no entanto a justificativa tamb?m pode ser dirigida a qualquer outro cart?rio eleitoral.

Para os que estiverem no exterior, no dia das elei?es, o TSE determina o prazo de 30 dias, a contar de seu retorno ao Brasil, para justificar a aus?ncia, sem o pagamento de multa.

Prefeito sanciona lei de cria??o da Guarda Municipal
12/09/06 - Na tarde desta ter?a-feira, dia 12 de setembro, o prefeito Alberto Bejani sancionou a lei que cria a Guarda Municipal de Juiz de Fora. O projeto, que agora saiu do papel prev? a cria??o de 150 novos postos de trabalho na cidade.

O edital das provas, conforme divulgado na ACESSA.com deve sair logo ap?s o termino do processo eleitoral. J? as provas, foram confirmadas hoje pelo prefeito que devem acontecer na primeira semana do m?s de dezembro.

O cursinho preparat?rio da Prefeitura vai oferecer aulas gratuitas para interessados nas vagas de guarda. Por esse motivo, quem vai elaborar as provas do concurso ser? uma empresa privada, de nome ainda n?o definido. Vagas e hor?rio das aulas pelo cursinho tamb?m n?o foram divulgadas.

Para concorrer ao novo posto de trabalho da cidade, os interessados devem se encaixar nos seguintes padr?es: estatura m?nima de 1,60m, declara??o de que n?o tenham antecedentes criminais e segundo grau como escolaridade m?nima.

Juizforanos de ambos os sexos podem concorrer, mas 80% das vagas est?o destinadas para "eles". Praticamente isso quer dizer que 120 vagas s?o para homens e 30 devem ser preenchidas por mulheres. "N?o posso adiantar o edital, mas posso dizer que quem queria concorrer ao cargo deve estudar matem?tica, portugu?s e tamb?m hist?ria do turismo local", brincou o prefeito.

A "nova disciplina" para avalia??o no edital - turismo local - faz rela??o com uma outra fun??o da guarda que a administra??o tamb?m pretende alcan?ar: Bejani quer que os novos 150 funcion?rios sejam um apoio para turistas e que eles saibam tamb?m dar indica?es para quem esteja circulando pela cidade.

O sal?rio previsto ? de R$ 1.050. Haver? vagas tamb?m para um ouvidor, quatro supervisores, um chefe de departamento e um subsecret?rio. Estes cargos, no entanto, ser?o preenchidos por livre nomea??o do prefeito.

A nova guarda vai contar com o apoio de 20 viaturas e dez motos, que v?o transportar os causadores de ocorr?ncia assim como fazer vig?lias noturnas pela cidade.

Leia mais

  • Concurso para Guarda Municipal - edital sai depois das elei?es
  • Inscri?es prorrogadas para Festival Primeiro Plano
    12/09/06 - As inscri?es para o Festival Primeiro Plano foram prorrogadas. Agora, quem tiver interesse em divulgar seu trabalho em audiovisual tem at? a pr?xima sexta-feira, dia 15 de setembro, para mandar o seu v?deo para sele??o.

    Os v?deos e curtas devem ser enviados ou entregues na rua Pasteur, 328, no bairro Santa Helena. Para inscri??o e regulamento, clique aqui!

    O Primeiro Plano ? um festival nacional de cinema, voltado exclusivamente para diretores que est?o estreando na fun??o, e de v?deos produzidos na Zona da Mata Mineira. Podem ser inscritos na mostra competitiva de filmes: os primeiros filmes curtas metragens em pel?cula realizados por cineastas estreantes, brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2005, nas bitolas 16mm ou 35 mm, com dura??o m?xima de 30 minutos.

    Na competitiva de v?deos: v?deos curtas metragens realizados por videastas residentes na Zona da Mata Mineira, finalizados a partir de janeiro de 2005, em qualquer formato videogr?fico, com dura??o m?xima de 30 minutos. N?o ser?o aceitas inscri?es de v?deos produzidos para apresentar, divulgar e/ou promover institui?es e/ou empresas.

    Ser?o premiadas as seguintes categorias: Melhor Filme; Dire??o; Roteiro; Fotografia; Som; Montagem; Dire??o Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz e Melhor Filme pelo J?ri Popular. O Melhor V?deo ser? dado ?quele v?deo que mais agradar o J?ri Popular.

    Hemoninas precisa de sangue
    12/09/06 - O hemocentro de Juiz de Fora est? operando em baixa desde a semana passada e pede a aten??o da comunidade para a doa??o de sangue nos pr?ximos dias em especial.

    Segundo a funcion?ria do setor de capta??o do Hemocentro de Juiz de Fora, Ana Elisa Alvim, a maior preocupa??o ? com o estoque de sangue tipo A e O negativo que operam com 50% abaixo do necess?rio.

    Quem pese mais de 50 quilos, tenha entre 18 e 65 anos, boa sa?de, e que n?o estejam com sintomas de gripe, nem tenham contra?do hepatite depois dos 10 anos de idade, e doen?as sexualmente transmiss?veis podem doar sangue. Os interessandos devem comparecer na sede do Hemominas Juiz de Fora, que fica na Bar?o de Cataguases, s/n, pr?ximo ao Pal?cio da Sa?de.

    A?cio, Alckmin e Eliseu confirmados para a pr?xima quinta-feira, dia 14, em Juiz de Fora
    12/09/06 - Na pr?xima quinta-feira, dia 14 de setembro, Juiz de Fora recebe o terceiro presidenci?vel. Geraldo Alckmin, candidato do PSDB. Alckmim vem acompanhado do candidato ? Senador Eliseu Resende (PFL ) e tamb?m do governador de Minas e candidato ? reelei??o, A?cio Neves..

    O governador est? acompanhando o candidato ? faixa de presidente do partido nas visitas no estado. A id?ia ? que a popularidade de A?cio possa aumentar a diferen?a entre Lula e Alckmin. Ainda esta semana, por exemplo, o governador de Minas deve aparecer na propaganda eleitoral gratuita pedindo votos para o presidenci?vel do partido.

    Alckmin, A?cio e Eliseu chegam e Juiz de Fora por volta de 16h, no Aeroporto da Serrinha e devem ser recebidos por Itamar Franco e por Alberto Bejani. O prefeito de Juiz de Fora deve somente fazer as honras da casa, j? que apoia o candidato do PT, e Itamar deve seguir com a carreata que passa pelo centro da cidade.

    O diret?rio local do PSDB informou que aproximadamente 50 autoridades da regi?o devem estar presentes. O trio deve se reunir com mais de 500 empres?rios no Clube S?rio Liban?s e depois fazer com?cio no Tupynamb?s, no Bairro Po?o Rico, a partir de 18h30.

    Infla??o apresenta queda nos primeiros dez dias de setembro
    12/09/06 - Na primeira avalia??o mensal, o ?ndice Geral de Pre?os do Mercado (IGP-M) registrou uma varia??o de 0,21%, de acordo com a divulga??o da Funda??o Get?lio Vargas, nesta ter?a-feira, dia 12 de setembro. O registro representa uma queda na infla??o se comparado ao m?s de agosto, que ficou em 0,37%, nos primeiros dez dias do m?s corrente.

    J? o ?ndice de Pre?os por Atacado (IPA) variou 0,31% , o que significa uma taxa superior 0,14 ao m?s de agosto em que se fixou em 0,17%. O ?ndice de pre?os do Consumidor (IPC) obteve uma ligeira queda de 0,02p.p. Quatro das sete classes de despesa apresentaram redu??o de suas taxas de varia??o.

    Confirma??o de estudantes na 2? fase da OBMEP
    12/09/06 - As escolas p?blicas que possuem alunos que participam da 2? Olimp?ada Brasileira de Matem?tica das Escolas P?blicas (OBMEP) t?m somente at? esta ter?a-feira, 12 de setembro, para enviar lista e cart?es-resposta dos alunos classificados para a 2? fase. Esta etapa ? prova discursiva, diferenciada em tr?s n?veis. Os estudantes devem comparecer ao local das provas com documento de identifica??o e dentro do hor?rio estabelecido. A OBMEP vai premiar alunos, professores, escolas e munic?pios.

    Os estudantes que puderam participar desta Olimp?ada s?o os de 5? a 8? s?rie do Ensino Fundamental das escolas p?blicas municipais, estaduais e federais; do Ensino M?dio das escolas p?blicas municipais, estaduais e federais; e os da Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) das escolas p?blicas, a partir do 2? segmento do Ensino Fundamental (5? a 8? s?rie) e do Ensino M?dio. Um dos objetivos da OBMEP ? estimular o estudo da matem?tica entre alunos das escolas p?blicas.

    Ocupa??o dos estandes do II Fest-Ler de acordo com lances apresentados
    12/09/06 - No dia 20 de setembro (quarta), de 8h ?s 10h, editoras e livrarias podem fazer lances para ocuparem os 35 estandes no II Fest-Ler, no Centro de Forma??o do Professor (Avenida Get?lio Vargas, 200). As propostas devem ser entregues para a comiss?o organizadora do evento. Este ano, s?o 15 estandes a mais que em 2005 em 1000 m? onde ser? contru?da uma tenda coberta no estacionamento do Mercado Municipal. Os professores da rede municipal ter?o um Ticket-livro, no valor de R$ 100. O Festival ser? de 20 e 25 de novembro (segunda a s?bado).

    Semana do Consumidor instrui produtores rurais
    12/09/06 - Produtores rurais da Empresa de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do estado de Minas Gerais (Emater) participam hoje, dia 12 de setembro, do curso de orienta??o realizado pelo procon/JF. O evento faz parte da Semana do Consumidor que tem como tema central o "Cr?dito f?cil". A palestra acontece na Comunidade da Lagoa, localizado no bairro Humait?, e tem como palestrantes a superintendente do Pocon/JF, L?a Ganimi; Paulo Roberto Fellet e Francisco Augusto Manfrini.

    Os produtores receber?o informa?es sobre os direitos do consumidor e deveres do fornecedor. Al?m das orienta?es sobre o C?digo de defesa do consumidor, tamb?m v?o ter dicas de sa?de, seguran?a e instru?es sobre cr?dito f?cil.

    A Semana segue com as suas atividades amanh?, 13 de setembro, com palestra na Escola Municipal Ant?nio Carlos Fagundes, no bairro Francisco Bernadino. O tema ser? sobre o Risco do cr?dito f?cil.

    O evento teve in?cio na ?ltima segunda-feira com atividades para os alunos da Escola Estadual Maria Magalh?es Pinto e do Col?gio Moderno. Eles receberam orienta?es sobre o C?digo de Defesa do Consumidor e depois interagiram com a pe?a teatral "Educa??o para o Consumo". A Semana ainda contou com palestra sobre or?amento familiar e visita a um supermercado onde os alunos receberam dicas de como um consumidor consciente deve realizar suas compras.

    As atividades se encerram na pr?xima ter?a-feira, 19 de setembro, com a palestra sobre cr?dito f?cil e cuidados com empr?stimos no Pr?-Idoso.

    Prefeitura e Caixa firmam conv?nio de mais de R$ 420 mil
    11/09/06 - A Prefeitura de Juiz de Fora e a Caixa Econ?mica Federal firmaram na manh? desta segunda-feira, dia 11 de setembro, o compromisso de um conv?nio de mais de R$ 420 mil reais para financiamentos de projetos na cidade. Dois programas v?o ser beneficiados: Projetos de Desenvolvimento do Setor Agropecu?rio (Prodesa) e Programa de Urbaniza??o, Regulariza??o e Integra??o de Assentamentos Prec?rios.

    Atrav?s do Prodesa v?o ser repassados R$ 97,5 mil pelo Minist?rio de Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (MAPA) e mais R$ 20 mil de contrapartida da Prefeitura, para compras de equipamentos agr?colas. A id?ia ? que com os novos investimentos, o aumento da produ??o agr?cola, ocupa??o produtiva e renda da popula??o rural sejam potencializadas.

    O restante do valor ? destinado para o Programa de Regulariza??o Fundi?ria, para o qual o compromisso de repasse ? de R$ 243.750, que vem do Minist?rio das Cidades. A Prefeitura entra com investimentos que soama mais de R$ 60 mil reais para essa ?rea.

    O compromisso desse investimento pretende promover a regulariza??o fundi?ria dos distritos de Torre?es, Chap?u D'Uvas e Paula Lima, e prev? o beneficiamento de de 1.600 fam?lias. As a?es, que ter?o a participa??o da Emcasa, envolvem estudo do relevo, cadastramento s?cio-econ?mico, projeto urban?stico e despesas de cart?rio.

    Na manh? de hoje a Caixa deu a garantia do finaciamento, sendo que o executivo agora deve enviar os projetos para avalia??o do banco. A verba deve ser liberada logo ap?s o t?rmino do processo eleitoral, em primeiro ou segundo turno.

    Sorte Grande:Mega-Sena acumula de novo
    11/09/06 - Ningu?m acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas no ?ltimo s?bado: 06-12-47-48-52-58. Com isso, o pr?mio a ser pago na pr?xima quarta-feira, dia 13 de setembro, pode chegar a R$ 13 milh?es.

    Sessenta e seis apostadores acertaram cinco dezenas e v?o receber R$ 12.566,42 cada um. J? os 3.447 acertadores da quadra receber?o R$ 239,70.

    As outras loterias da Caixa: Lotamania (com sorteio na quarta-feira) e Dupla Sena e Quina (com sorteio amanh?) tamb?m est?o acumuladas.

    Pesquisa mapeia tabagismo entre estudantes de sa?de da UFJF
    11/09/06 - As professoras Oscarina da Silva Ezequiel, da Faculdade de Medicina e Sandra Helena Cerrato Tibiri??, do Instituto de Ci?ncias Biol?gicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conclu?ram um estudo que mapeia o tabagismo entre os alunos da ?rea de sa?de da universidade.

    As pesquisadoras pretendiam entedender que de forma a tens?o de momentos acad?micos diferentes poderia levar os alunos a fumarem. Um exemplo de pergunta procurada pelas professoras seria o grau de responsabilidade que as inseguran?as do primeiro contato com o mercado de trabalho levariam os alunos a come?ar a fumar. Tentou-se tamb?m medir uma esp?cie de mudan?a de h?bito por parte dos alunos no decorrer da vida acad?mica

    Apesar das pr?prias pesquisadoras n?o terem classificados os n?meros encontrados como altos, elas afirmam que eles s?o preocupantes quando se tem em mente que a mostragem aconteceu com estudantes de ?rea da s?ude, pessoas que entendem os malef?cios desse h?bito.

    Raio -X do tabagismo entre os fumantes da ?rea de sa?de da UFJF:

    Consumo de cigarro Porcentagem
    Nunca fumaram 55%
    J? experimentaram 29%
    Fumam ocasionalmente 10%
    Fumaram e pararam 3%

    Perfil dos Estudantes de sa?de analisados

    Curso Porcentagem
    Medicina 33%
    Bioqu?mica 15%
    Enfermagem 11%
    Fisioterapia 9%
    Biologia 6%
    Odontologia 14%
    Educa??o F?sica 12%

    Entre os fumantes, 87% responderam fumar menos de 10 cigarros por dia. O percentual entre os alunos que disseram fumar de 11 a 20 cigarros e 21 a 30 cigarros por dia foi de 10% e 3%, nessa ordem. Mais da metade dos pesquisados afirmou j? ter tentado parar de fumar.

    Dois question?rios auto-aplic?veis foram respondidos em sigilo pelos alunos dos cursos de Ci?ncias Biol?gicas, Educa??o F?sica, Enfermagem, Farm?cia e Bioqu?mica, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Um deles, assim que ingressavam na Universidade, e outro no momento em que come?avam a ter contato com o mercado de trabalho.

    Inscri?es para o I Simp?sio Regional de Arqueologia e Patrim?nio de Minas Gerais
    11/09/06 - As inscri?es para participar do I Simp?sio Regional de Arqueologia e Patrim?nio de Minas Gerais e II Simp?sio Regional de Arqueologia e Patrim?nio da Zona da Mata Mineira j? est?o abertas e podem ser realizadas at? o dia 15 de outubro. Os interessados devem preencher a ficha dispon?vel no site www.maea.ufjf.br. O valor da taxa de inscri??o ? de R$ 30 e o pagamento deve ser feito atrav?s de dep?sito ou transfer?ncia banc?ria (Banco do Brasil / ag?ncia: 2995-5 / conta 26088-6). O Simp?sio acontece entre os dias 3 e 5 de novembro.

    Pol?cia Militar Feminina comemora 20 anos de atua??o na cidade
    11/09/06 - Para comemorar duas d?cadas de atua??o da pol?cia militar feminina em Juiz de Fora, a 4? Regi?o da Pol?cia Militar vai promover palestras e festas de confraterniza??o. O primeiro concurso foi realizado em 1986, hoje a corpora??o conta com quase 3 mil policiais femininas.

    Justi?a Eleitoral pune propagandas irregulares no estado
    11/09/06 - Mesmo com todos os procedimentos estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral os candidatos ainda sofrendo san?es por propaganda eleitoral irregular. De acordo com a Comiss?o de Fiscaliza??o da Propaganda Eleitoral (CFPE), alguns itens do artigo 4? da Resolu??o 22.261/2006 do TSE est?o sendo descumpridos.

    Entre eles, constam as infra?es de propagandas em locais p?blicos, como cinemas, bares; a falta da identifica??o de todas as legendas partid?rias que integram as coliga?es para cargos majorit?rios, al?m da propaganda em bem particular sem autoriza??o e da inscri??o em muro p?blico.

    S? em Belo Horizonte, no per?odo de um m?s, foram registradas 372 constata?es de propaganda irregular. Destas, 115 foram autuadas pela CFPE. Os recordistas em san?es foram os candidatos a deputado federal (com 37 autua?es) e a candidatos a deputado estadual (com 27 autua?es). Em seguida, os a presidente da Rep?blica (23 autua?es), al?m dos candidatos ao governo estadual (21 autua?es); candidatos a vice-governador (3 autua?es) e a senador (apenas 1).

    Receita libera consulta ao 4? lote de restitui??o do IR.
    11/09/06 - A consulta ao quarto lote de restitui?es do Imposto de Renda da Pessoa F?sica 2006 (ano-base 2005) foi liberada pela Receita Federal na ?ltima sexta-feira, dia 08, e j? est? dispon?vel no site da Receita pelo endere?o: www.receita.fazenda.gov.br. Os que n?o t?m acesso ? internet podem fazer a consulta atrav?s do telefone 0300-789-0300.

    Para ter acesso aos dados, ? necess?rio informar o n?mero do CPF (Cadastro da Pessoa F?sica). O dinheiro da restitui??o ser? creditado no dia 15 de setembro, sexta-feira, e vir? corrigido em 5,89%, referentes a Selic acumulada entre maio e agosto e 1% de setembro.

    Os que n?o informaram a conta corrente para cr?dito da restitui??o podem procurar qualquer ag?ncia do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais cidades e pedir a transfer?ncia dos recursos para qualquer banco em que seja correntista.

    De acordo com dados da Receita, nesse lote foram liberadas cerca de 1.400 milh?o de declara?es, das quais 1.380 milh?o com imposto a restituir, no valor total de R$ 1.289.999.954,79. A Receita apurou ainda que 51.896 pessoas tiveram imposto a pagar, no valor de R$ 63.285.283,05. Outros 57.106 contribuintes tiveram saldo zero de imposto.