Segunda-feira, 23 de junho de 2008, atualizada ?s 16h36

STJ defere pedido de habeas corpus para integrantes da fam?lia Carapinha



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O ministro Napole?o Nunes Maia Filho, do Supremo Tribunal de Justi?a (STJ) concedeu o habeas corpus a Francisco Carapinha e a seus dois filhos, Francisco Jos? de Carvalho Carapinha (Bol?o) e Wanderson Carapinha, na ?ltima sexta-feira, 20 de junho.

Segundo a assessoria do STJ, o advogado Jos? Bernardo de Assis J?nior, que representa os tr?s empres?rios, entrou com o pedido na ?ltima quinta, 19, e ele foi deferido na sexta ?s 18h40. O comunicado seguiu para o Tribunal Regional Federal da 1? regi?o (TRF) no mesmo dia, ?s 20h25.

Os tr?s s? deixaram a pris?o quase 24 horas depois, por volta de 19h do ?ltimo s?bado, 21, segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Eles foram presos durante a Opera??o de Volta Para Pas?rgada, da Pol?cia Federal (PF), que cumpriu cinco mandados de pris?o e outros de busca e apreens?o em Juiz de Fora no ?ltimo dia 12.

Embora estejam em liberdade, o inqu?rito continua correndo no TRF. Segundo o advogado Jos? Bernardo, enquanto estavam cumprindo a pris?o tempor?ria, cada um prestou dois depoimentos e afirmaram o que sabiam. "Eles contribu?ram como podiam", diz. Por?m, n?o entrou em detalhes sobre o conte?do dos depoimentos. "A investiga??o acontece em segredo de justi?a", completa.

Agora, a defesa est? tentando acesso ao inqu?rito da Opera??o Pas?rgada. "A partir dele, vamos nos inteirar dos elementos que a PF e o Minist?rio P?blico investigaram para podermos defend?-los".